Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Saiba que tipo de pessoa que não deve estar na empresa

Como identificar um funcionário que não deveria estar na empresa

David Novak, ex-CEO de um dos maiores conglomerados de restaurantes do mundo, descreve o tipo de pessoa que não deveria fazer parte da companhia

Redação
29/11/2017 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Ao falar sobre liderança, David Novak, o ex-CEO de uma das maiores empresas de restaurante do mundo, compartilhou um conselho que pode parecer inusitado: “Eu vou contar a vocês o segredo para uma ótima liderança”, disse. “É nunca ter um determinado tipo de pessoa trabalhando para a sua empresa.”

VEJA TAMBÉM: 3 capacidades que todo líder deve ter

No início, um comentário como este pode ser um pouco inquietante – especialmente vindo de alguém com as credenciais de Novak. A Yum! Brands, Inc., empresa que o executivo comandava, tem mais de 43 mil restaurantes em cerca de 130 países e territórios – como Taco Bell, Pizza Hut e KFC.

Como líder, Novak foi considerado o “CEO do Ano” em 2012 pela revista “Chief Executive”, um dos “30 melhores CEOs do mundo” pela “Barron’s” e um dos “100 CEOs do mundo com melhor performance” pela “Harvard Business Review”. Ele é um especialista mundialmente famoso por suas capacidade de reconhecimento, fundador da oGoLead, plataforma digital criada para ajudar a construir líderes fortes, e autor de dois livros best-sellers.

“Algumas pessoas nunca deveriam ter sido contratadas pela sua empresa”, diz. “No meu caso, era um homem chamado Bob”.

A reação inicial a esta afirmação pode ser de choque. Afinal, funcionários, recrutadores e gestores lutam para encontrar as melhores pessoas, desenvolver os melhores times e evitar erros no momento da contratação.

“Mas é sua culpa se você tem gente como o Bob. E não dele”, explica o executivo. E continua: “Eu estava trabalhando em operações para a PepsiCo. Fazia mesas redondas com equipes em várias plantas. Meu trabalho era falar com as linhas de frente. Então, um dia eu estava em St. Louis conversando sobre merchandising. Eu perguntei ao time o que ele estava vendo e aprendendo. Todos começaram a delirar falando de um homem chamado Bob. Uma pessoa mencionou que Bob os ensinou mais em quatro horas do que eles aprenderam em quatro anos. Outro descreveu como Bob mostrou a eles tudo o que eles sabiam sobre um bom atendimento ao cliente. Todos estavam encantados com Bob.”

LEIA: 10 motivos para demitir seu novo funcionário no primeiro dia de trabalho

Ainda assim, Novak afirma que Bob não é alguém que você quer ter em sua empresa. “Como todo mundo estava compartilhando sua história favorita sobre Bob, eu olhei para a ponta da mesa. Lá estava Bob, chorando. Eu perguntei o porquê, e foi aí que eu percebi que eu nunca queria que alguém como Bob trabalhasse para mim de novo.”

Aparentemente, em meio a lágrimas, Bob respondeu à pergunta de David. “Bob me disse que ele trabalhava para a empresa há 47 anos e, durante aquela reunião, foi a primeira vez que ele soube como seus colegas se sentiam em relação a ele. Foi a primeira vez que ele se sentiu valorizado. Então não, eu não quero que alguém como Bob se sinta dessa maneira de novo. Foi aí que eu percebi que nós precisávamos focar de verdade no poder do reconhecimento. Isso me fez pensar que não importava o que eu fizesse e aonde eu fosse, em qualquer empresa ou time que eu liderasse o reconhecimento estaria no topo de nossos valores. Ninguém deveria se sentir como Bob.”

Desde aquele dia, David Novak fez do reconhecimento um ponto focal de sua liderança. “Percebi que você não pode fazer nada sozinho”, disse. “E aprendi a construir e apoiar equipes fortes. Entendi que o reconhecimento é um dos grandes responsáveis pelo fato de alguns times serem tão bem-sucedidos e outros não.”

Veja, na galeria de fotos, 3 ocasiões para demonstrar a seus funcionários que você os valoriza:

  • Quando alguém der o melhor de si

O trabalho que fazemos nem sempre cria os resultados que esperamos alcançar. Entretanto, quando os funcionários estão dando a você seu esforço e energia, eles merecem ser reconhecidos.
    iStock

    Quando alguém der o melhor de si

    O trabalho que fazemos nem sempre cria os resultados que esperamos alcançar. Entretanto, quando os funcionários estão dando a você seu esforço e energia, eles merecem ser reconhecidos.

  • Quando alguém conquista um objetivo

Os resultados vêm em todos os formatos e tamanhos. E, grandes ou pequenos, esses resultados merecem ser recompensados. Então, observe funcionários que estejam atingindo seus objetivos - diários, mensais ou até de longo prazo - e recompense-os com algo que mostre a sua gratidão por suas conquistas.
    iStock

    Quando alguém conquista um objetivo

    Os resultados vêm em todos os formatos e tamanhos. E, grandes ou pequenos, esses resultados merecem ser recompensados. Então, observe funcionários que estejam atingindo seus objetivos – diários, mensais ou até de longo prazo – e recompense-os com algo que mostre a sua gratidão por suas conquistas.

  • Quando alguém celebra um marco

As pessoas comprometem uma grande parte de suas vidas com a empresa em que trabalham. Então, cada marco que elas celebram é também uma comemoração da sua conexão com o time e com a empresa. Comemore os marcos das pessoas com elas. Mostre-as o quanto você valoriza o seu comprometimento.

Sim, é verdade, há pessoas que você não quer que trabalhem em sua empresa - como aqueles que se sentem desvalorizados e não reconhecidos - porque não há nada pior do que sentir que seu trabalho não importa.
    iStock

    Quando alguém celebra um marco

    As pessoas comprometem uma grande parte de suas vidas com a empresa em que trabalham. Então, cada marco que elas celebram é também uma comemoração da sua conexão com o time e com a empresa. Comemore os marcos das pessoas com elas. Mostre-as o quanto você valoriza o seu comprometimento.

    Sim, é verdade, há pessoas que você não quer que trabalhem em sua empresa – como aqueles que se sentem desvalorizados e não reconhecidos – porque não há nada pior do que sentir que seu trabalho não importa.

    iStock

    Quando alguém der o melhor de si

    O trabalho que fazemos nem sempre cria os resultados que esperamos alcançar. Entretanto, quando os funcionários estão dando a você seu esforço e energia, eles merecem ser reconhecidos.

    Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carreira
    • dicas

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.