Kathy Simmons, coach de desenvolvimento de liderança e diretora executiva do BlueSteps Executive Career Services e integrante do FORBES Coaches Council, lida constantemente com profissionais que estão em busca dos cobiçados cargos da C-suite – os cargos mais altos nas áreas mais estratégicas da companhia, como CEO (presidente), COO (operações), CFO (finanças), CTO (tecnologia) e CMO (marketing). Muitos deles tiveram carreiras de sucesso como diretores e vice-presidentes, mas, por alguma razão, têm dificuldade de atingir o próximo passo. Isso, obviamente, pode ser frustrante, especialmente para indivíduos produtivos e realizados profissionalmente, que trabalharam durante toda a carreira com o objetivo de chegar ao topo.
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A ironia é que, à medida que o profissional avança na carreira e torna-se um candidato mais provável aos cargos executivos, graças à sua experiência e conhecimento do setor, o número de oportunidades disponíveis diminui. Há menos posições no topo, por isso nem todos as alcançam, independentemente do quão duro eles trabalhem ou sejam bem-sucedidos. Mesmo assim, executivos talentosos sempre são bem-vindos e é um desafio para as empresas encontrar as pessoas certas para preencher essas vagas.
Veja, na galeria de fotos a seguir, como um profissional pode se tornar um forte candidato a uma posição da C-suite:
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iStock 1) Mostre suas habilidades, especialmente as incomuns ou muito procuradas pela empresa
Essas posições requerem talentos altamente especializados, capazes de solucionar desafios organizacionais muito específicos, conhecimentos aprofundados de determinados mercados e indústrias e apresentação de resultados. Como diretor ou vice-presidente, você já é um líder, mas o que é necessário para liderar do topo?
Executivos nas posições C-suite pela primeira vez percebem rapidamente que a dinâmica desses cargos é diferente da que tinham anteriormente. Observe de perto os executivos das posições que você gostaria de ocupar – qual é o estilo de liderança deles que contribuiu para o sucesso? Quais habilidades, cursos e experiências profissionais os levaram a essa posição?
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iStock 2) Trabalhe proativamente para preencher as lacunas de habilidades e competências de liderança que existem no seu perfil
Se você acha que não tem as habilidades específicas ou as competências necessárias para essas posições, encontre uma forma de adquiri-las. Que projeto, na sua atual posição, você pode assumir para obter novos conhecimentos e, no processo, demonstrar sua aprendizagem? Existem oportunidades colaborativas com outras equipes ou departamentos que podem ajudá-lo a obter conhecimentos e informações funcionais que você atualmente não possui? Participar do conselho ou da direção de uma organização sem fins lucrativos ajudaria você a alcançar novas competências de liderança? A maioria das escolas de negócios oferecem cursos com certificados como parte da programação. Se você precisar melhorar sua aptidão digital, por exemplo, encontre um curso com essa finalidade.
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iStock 3) Empodere o seu time
Enquanto o trabalho duro foi essencial para você chegar ao cargo que ocupa agora, ele, sozinho, não o levará tão longe à medida que você avança na carreira. Fazer parte da C-suite tem mais a ver com empregar sua estratégia por meio da sua equipe e alavancar as habilidades daqueles que você gerencia. Isso exige ser altamente deliberado sobre quem você nomeia, de diretores e gerentes seniores a assistentes e agências, pois todos eles contribuirão para o seu próprio sucesso.
Recrutar o talento certo para o seu time é só o começo. Como líder, você deverá mantê-lo motivado, focado nos objetivos e nas missões organizacionais. E mais: você terá que, constantemente, desenvolver e capacitar a equipe para tomar decisões e assumir responsabilidades crescentes, de forma que o sucesso conquistado por ela se torne o seu sucesso e o da sua empresa. Como diretor ou vice-presidente, você já está gerenciando outras pessoas, portanto, encontre oportunidades para demonstrar seu estilo e habilidades de liderança logo cedo.
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iStock 4) Conheça sua marca pessoal e combine com a cultura organizacional
Assim como as organizações buscam líderes com habilidades específicas, elas também procuram pessoas alinhadas com a cultura organizacional. Para entender os tipos de culturas nos quais você poderá se sobressair como líder, é necessário entender sua marca pessoal, pois ela é tudo o que você traz para a empresa. Isso inclui suas habilidades e valores, assim como o modo como você adiciona valor em qualquer situação.
A maioria dos profissionais de nível executivo tem uma vaga noção sobre sua marca. Muitos deles, no entanto, não sabem como melhorar a apresentação de uma marca pessoal consistente para obter vantagens competitivas de carreira. Isso se torna crítico para ganhar cargos superiores.
1) Mostre suas habilidades, especialmente as incomuns ou muito procuradas pela empresa
Essas posições requerem talentos altamente especializados, capazes de solucionar desafios organizacionais muito específicos, conhecimentos aprofundados de determinados mercados e indústrias e apresentação de resultados. Como diretor ou vice-presidente, você já é um líder, mas o que é necessário para liderar do topo?
Executivos nas posições C-suite pela primeira vez percebem rapidamente que a dinâmica desses cargos é diferente da que tinham anteriormente. Observe de perto os executivos das posições que você gostaria de ocupar – qual é o estilo de liderança deles que contribuiu para o sucesso? Quais habilidades, cursos e experiências profissionais os levaram a essa posição?
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