Estar aberto a uma nova oportunidade profissional é, muitas vezes, uma tarefa delicada, que demanda consenso entre as necessidades do empregador e as expectativas do candidato. Afinal, uma contratação não é uma via de mão única.
VEJA TAMBÉM: 3 ações diárias para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Respeito, maleabilidade e clareza de informações são essenciais durante o processo seletivo, para que o candidato se sinta seguro e não precise abandonar suas atividades para comparecer a uma entrevista de última hora, por exemplo.
De acordo com a especialista em carreiras norte-americana Liz Ryan, um dos maiores erros de quem procura uma recolocação é implorar por uma oportunidade de trabalho. É preciso ponderar. “Sacrificar-se demais para conseguir um emprego passa, para o empregador, a mensagem de que o candidato está disponível para fazer qualquer coisa que ele pedir.”
Veja, a seguir, 10 motivos para você recusar uma oferta de trabalho e não colocar em risco o seu bem-estar profissional:
-
1. Recuse a oferta caso a proposta não esteja clara. Em alguns casos, o recrutador pede ao candidato que aguarde uma oferta da empresa em vez de revelar o salário, de forma que o profissional fica sem saber se a remuneração atende ou não às suas expectativas.
-
2. Recuse se não respeitarem o seu tempo – cancelar entrevistas em cima da hora ou não ser recebido quando chega para uma são alguns exemplos. Fuja se demonstrarem que esperam que você largue o que estiver fazendo a qualquer momento para atendê-los.
-
3. Recuse se não conseguir respostas diretas a perguntas simples, como sobre a carga horário de trabalho, horas extras e plano de carreira.
-
4. Recuse se tiver a impressão de que ninguém sabe qual o escopo de trabalho da posição em aberto e a quem o candidato deverá se reportar.
-
Anúncio publicitário -
5. Recuse se quiserem saber sua remuneração atual ou o seu histórico salarial. Essas coisas não são da conta de ninguém. Servem apenas para que a empresa possa fazer uma oferta com base no que você ganhava anteriormente. Além de não ser justa, essa é uma prática ilegal em muitos países.
-
6. Recuse se não quiserem mostrar a você o local de trabalho e os possíveis colegas.
-
7. Recuse se não quiserem mostrar uma cópia do manual do funcionário, pois este é o documento que guiará o seu dia a dia.
-
8. Recuse se o deixarem esperando semanas por um posicionamento sobre o processo, sem nenhum tipo de comunicação.
-
9. Recuse se esperarem que você pule quando eles disserem “pule, principalmente se sugerirem que você trabalhe de graça durante o processo de seleção.
-
10. E, finalmente, recuse se a sua intuição disser que não é uma boa oportunidade. Ela não o deixará na mão.
1. Recuse a oferta caso a proposta não esteja clara. Em alguns casos, o recrutador pede ao candidato que aguarde uma oferta da empresa em vez de revelar o salário, de forma que o profissional fica sem saber se a remuneração atende ou não às suas expectativas.