Não existe um jeito certo de liderar. Cada um tem seu próprio estilo e métodos para motivar sua equipe, e isso resume o que é melhor para você e seu time.
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Se você ainda está descobrindo a sua maneira de liderar ou acha que precisa implementar algumas mudanças na forma como vem fazendo isso, a recomendação é considerar uma abordagem de liderança a partir da mentalidade de um coach. As principais habilidades dos coachings – empatia, curiosidade e compreensão – estão obrigatoriamente presentes em um bom líder, por isso o estilo tende a ser muito eficiente.
Veja, na galeria abaixo, as dicas de 10 integrantes do FORBES Coaches Council para que profissionais liderem como um coach:
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1. Replique os treinamentos
Ensinar e treinar são coisas paralelas, mas, muitas vezes, o treinamento vem de fora. Interrompa esse ciclo e peça aos líderes da sua companhia que compartilhem o que aprenderam fora por meio de um fórum. Explorar as melhores práticas de seus principais líderes por meio de um ensino mais formal é um recurso muito valioso para as organizações. – John M. O’Connor, da Career Pro
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2. Seja curioso
Curiosidade é a chave. Um líder que não é curioso não está lendo nas entrelinhas e avaliando a moral do time. Cogite o que não foi dito. Mostre interesse sobre a vida pessoal dos seus funcionários e como ela afeta o desempenho deles. Faço bom proveito da genuína curiosidade e seus subordinados se sentirão vistos por você. – Indira Jerez, da Indira Jerez
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3. Crie segurança emocional
Quando as pessoas estão preocupadas com retribuições, políticas e punições, elas tendem a minimizar outros problemas. Acabam trabalhando em um terreno onde impera o medo, e isso pode deixar um líder no escuro sobre condições importantes. Empregadores que desejam resultados melhores precisam demonstrar abertura, disposição para ouvir e tolerância às imperfeições. Seja um ser humano com sua equipe. – Stacey Staaterman, da Stacey Staaterman Coaching & Consulting
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4. Faça perguntas que empoderem o funcionário
Os chefes, às vezes, são tentados a dizer aos funcionários o que fazer. Em vez disso, fazer perguntas pode orientá-los por meio da descoberta por conta própria. O que aconteceria se você fizesse isso? Quando veríamos resultados? Por que essa é a melhor solução? Esse processo permite que os funcionários se apropriem de suas ideias e pensem nos resultados. – Barbara OMalley, da Exec Advance LLC
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5. Ouça a sua equipe com atenção
Uma das competências mais negligenciadas pelo líder treinado profissionalmente é a capacidade de ficar focado em outra pessoa e não deixar o seu cérebro voltar a pensar em si mesmo. Como gerente ou outra função de liderança, você pode praticar essa habilidade simplesmente ficando quieto e permitindo que seu funcionário fale sem interrupções. Resista a preencher um silêncio constrangedor – é aí que pode estar uma boa ideia. – Darcy Eikenberg, da Red Cape Revolution
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6. Eduque-se sobre sua equipe e, então, capacite-os
Grandes líderes estudam os pontos fortes e fracos de suas equipes. Esse conhecimento se transforma no poder que eles precisam para alinhar estrategicamente seu time de uma maneira que ele preencha as lacunas. Em seguida, esses líderes capacitam seus funcionários a assumir responsabilidades e resolver problemas sob sua orientação, concentrando-se em trabalhar junto a uma equipe de alto desempenho. – Tameka Williamson, da Celestial & Associates Consulting
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7. Modele o comportamento que você espera
Para liderar os outros de forma eficiente, é preciso modelar o comportamento que você espera ver nos outros. As pessoas fazem o que vêem. Suas ações determinam as prioridades de sua equipe e sua credibilidade será prejudicada se suas iniciativas e expectativas não corresponderem. Para liderar sua equipe de maneira eficaz, você deve se tornar o exemplo – Erin Urban, da UPP Solutions
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8. Priorize o sucesso da sua equipe
Como coach, é minha prioridade garantir o sucesso de cada cliente, por isso estou constantemente pensando na melhor maneira de fazer as coisas acontecerem. Meu sucesso é baseado no sucesso deles. Chefes eficazes devem seguir a mesma abordagem com cada um de seus funcionários. – Donald Hatter, da Donald Hatter
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9. Faça check-ins diários da equipe
Dedique cinco minutos para realizar check-ins diários com sua equipe. Peça para cada funcionário responder a essas perguntas em uma frase: “O que está acontecendo com você agora? O que está indo bem e o que não está? O que está aprendendo sobre você? Qual é o próximo passo? O que posso fazer para prepará-lo para o sucesso?”. – Frances McIntosh, da Intentional Coaching
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10. Realize reuniões ativas
Alguns gerentes acreditam no método de reuniões “sit-down” (todos sentados) ou no escritório. Eu tenho uma abordagem diferente. Quando eu treino alguém, especialmente em um ambiente corporativo, sempre planejo algo ativo: uma caminhada, um passeio, a execução de determinada tarefa ou algo em que nós dois estejamos envolvidos. O movimento tira a agitação e cria um ambiente menos tenso, o que permite um melhor fluxo de conversa. – Stephynie Malik, da Chique Speak
1. Replique os treinamentos
Ensinar e treinar são coisas paralelas, mas, muitas vezes, o treinamento vem de fora. Interrompa esse ciclo e peça aos líderes da sua companhia que compartilhem o que aprenderam fora por meio de um fórum. Explorar as melhores práticas de seus principais líderes por meio de um ensino mais formal é um recurso muito valioso para as organizações. – John M. O’Connor, da Career Pro