Quando se tem uma ideia para apresentar, há apenas uma chance de causar uma ótima impressão em sua audiência. A preparação é muito importante, mas é apenas parte de uma apresentação bem-sucedida. Saber como entregar o seu conteúdo para causar o máximo de impacto vai colocá-lo no caminho da vitória.
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A sua apresentação precisa ser o mais clara e concisa possível. Pratique-a por inteiro antes da hora. Se você estiver nervoso, treine algumas vezes até que você se sinta confiante. Então vá, e apresente com convicção.
Veja, na galeria de fotos, 5 dicas para que a sua próxima apresentação seja a melhor que você já fez:
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iStock Conte uma história
Apresentar bem uma ideia é muito mais importante do que apenas listar os motivos pelos quais ela é boa. Dê às pessoas algo passional para que elas se envolvam e para mostrar que você também é passional em relação ao seu conceito. Leve o seu público por uma jornada que mostre como a sua ideia vai ajudá-lo a ir do ponto A ao ponto B.
Quando você estiver elaborando essa ideia, crie uma imagem de como exatamente ela pode beneficiar a plateia. Se você tiver dados como valores ou porcentagens, assegure-se de destacá-los. Uma informação específica é muito impactante, e é algo de que a audiência vai se lembrar.
Comece com um resumo da sua ideia para que o público saiba o que esperar de sua apresentação. Siga com a maior quantidade possível de fatos que apoiem aquilo que você idealizou, assim como uma noção de quais seriam os prejuízos de não implementá-lo. Termine com uma declaração sólida que inclua um dado específico. Por exemplo: “Ao implementar o novo programa de treinamento, nós podemos reduzir a rotatividade em 40%”.
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iStock Conheça o seu público
Você vai apresentar a sua ideia em uma sala cheia de pessoas? Em uma sessão de brainstorming? Para apenas um indivíduo? Adapte o seu estilo de comunicação para combinar com a sua plateia. Quanto mais customizada for a sua apresentação, maiores são as chances de ter sucesso em fazer com que a sua ideia seja ouvida e implementada.
Se você estiver se apresentando para um grupo maior, assegure-se de ter materiais de apoio suficientes para abordar as necessidades de todos os principais tomadores de decisão. Caso você esteja falando diante de apenas uma pessoa, customize a apresentação para as necessidades específicas dela. Se você for participar de uma sessão de brainstorming, leve o maior número de ideias possível.
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iStock Veja as coisas de outra perspectiva
Imagine resultados diversos e tente ver as coisas da perspectiva da sua audiência. Tente antecipar qualquer resistência a sua ideia. Ensaie os melhores e piores cenários. Quanto mais preparado você estiver, mais fortemente você defenderá seu ponto de vista.
Isso permite que você complete melhor a sua apresentação com materiais, fatos e dados relevantes. E também o ajuda a se conectar com seu público ao mostrar a ele que você não está apenas empurrando a sua ideia, mas levando seus interesses em consideração também. Isso aumenta o engajamento e a adesão da plateia.
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iStock Faça perguntas
Reserve tempo suficiente para uma sessão de perguntas e respostas. Dar ao seu público espaço para essa interação ajuda a esclarecer qualquer questão e permite que ele invista mais profundamente em sua ideia. Isso também o ajuda a ter certeza de que você e sua plateia estão na mesma página.
Esteja preparado para fazer algumas perguntas às pessoas que estão assistindo para checar se elas o compreenderam. Pergunte sobre o cronograma de implementação ou peça um feedback de um item específico. Preste atenção se, em algum momento durante a apresentação, o público pareceu confuso ou estava tomando muitas notas. Essas são oportunidades perfeitas para você fazer perguntas esclarecedoras, e pode impulsionar sua plateia a fazer o mesmo.
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iStock Lide com as interrupções
Se você for constantemente interrompido durante a apresentação, avise que haverá tempo para perguntas no final. Tente algo como: “Não se preocupe, nós teremos muito tempo para perguntas” ou “Essa é uma ótima pergunta, eu falarei sobre ela em alguns minutos”. Se as pessoas continuarem a interrompê-lo com questionamentos e você não conseguir desviá-los, responda e, então, siga com a apresentação.
Conte uma história
Apresentar bem uma ideia é muito mais importante do que apenas listar os motivos pelos quais ela é boa. Dê às pessoas algo passional para que elas se envolvam e para mostrar que você também é passional em relação ao seu conceito. Leve o seu público por uma jornada que mostre como a sua ideia vai ajudá-lo a ir do ponto A ao ponto B.
Quando você estiver elaborando essa ideia, crie uma imagem de como exatamente ela pode beneficiar a plateia. Se você tiver dados como valores ou porcentagens, assegure-se de destacá-los. Uma informação específica é muito impactante, e é algo de que a audiência vai se lembrar.
Comece com um resumo da sua ideia para que o público saiba o que esperar de sua apresentação. Siga com a maior quantidade possível de fatos que apoiem aquilo que você idealizou, assim como uma noção de quais seriam os prejuízos de não implementá-lo. Termine com uma declaração sólida que inclua um dado específico. Por exemplo: “Ao implementar o novo programa de treinamento, nós podemos reduzir a rotatividade em 40%”.