Pode se dizer que, ultimamente, as primeiras impressões já não são mais formadas pessoalmente. Elas começam na internet, mais especificamente ao dar um “Google” no nome da pessoa. E como sabemos que as primeiras impressões são as que ficam, gerenciar de maneira proativa sua identidade no site de busca é fundamental na construção de bons relacionamentos.
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Como vivemos em uma espécie de relacionamentos “econômicos”, a capacidade de moldar contatos fortes e autênticos a partir de interações iniciais é essencial para alcançar seus objetivos. Vamos compartilhar algumas maneiras de avaliação para sua identidade on-line e atitudes que você pode tomar para aprimorá-la.
Mas, antes de chegarmos a isso, precisamos cuidar de uma coisa importante: ser real no mundo virtual. Combine sua marca on-line com quem você é de verdade. Gerenciar sua marca virtual não significa criar uma excelente presença on-line. Trata-se de ser autêntico, relevante e atraente, alinhado com o seu verdadeiro eu.
Agora sim você está pronto. Para entender como sua marca virtual atual se parece, pesquise você mesmo. Isso é chamado de “egosurfing” ou “narcissurfing”, uma ação importante que você deve realizar regularmente – pelo menos uma vez ao mês. Enquanto você “egosurfa”, coloque o seu nome na janela de pesquisa do Google entre aspas, com o sobrenome. Em seguida, avalie seus resultados com base nas cinco medidas da marca on-line:
1. Volume: quantos resultados o Google exibiu? Se houver muitos resultados, você claramente tem algo a dizer;
2. Relevância: dê uma olhada nas três primeiras páginas de resultados e faça a si mesmo as seguintes perguntas: “Os resultados são consistentes com quem eu sou? E esses resultados ajudam a me posicionar para onde eu quero ir? ”(Lembre-se, a marca pessoal é sobre autenticidade combinada com a aspiração.);
3. Pureza: a pessoa que está realizando a pesquisa consegue determinar qual conteúdo é sobre você e outros que, com outras bases, pronunciaram o seu nome? Se você tem um nome comum, a busca pode se tornar muito confuda;
4. Diversidade: graças à Pesquisa Universal, seus resultados não estão mais restritos ao conteúdos baseados em texto. Analise seus resultados na primeira página para ver se há imagens e vídeos também;
5. Validação: dê uma olhada nas primeiras três páginas de resultados novamente e faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Todos os resultados são sobre você falando de você mesmo ou há depoimentos, citações em publicações ou outros tipos de validação externa?”.
A partir das respostas às perguntas acima, você pode priorizar o que precisa fazer para levar seu perfil de onde ele está para onde você precisa que ele chegue.
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Uma ferramenta que pode ajudá-lo com todas as cinco medidas é o LinkedIn. Você provavelmente percebeu que seu perfil na rede social apareceu no topo da pesquisa. Para a maioria das pessoas, ele aparece em um dos três principais lugares – e isso é uma ótima notícia.
Sabemos que quando as pessoas estão tentando obter informações suas do ponto de vista profissional, elas geralmente começam pelo LinkedIn. E isso é valioso, uma vez que o seu perfil na plataforma fornece uma das melhores maneiras de exibir sua marca em bits e bytes. Mas, mesmo que as pessoas comecem com o Google, elas provavelmente acabarão no seu perfil do LinkedIn, devido à proximidade com o topo do ranking nos resultados.
Portanto, a melhor notícia é que, se você se concentrar no seu perfil do LinkedIn, provavelmente causará um grande impacto naqueles que estão fazendo procurando conhecer você. A seguir, veja as coisas mais importantes para se concentrar:
1. Tenha uma foto profissional com o seu rosto ocupando a maior parte do enquadramento;
2. Faça uma boa legenda ou um bom título. Vá além de apenas listar seu cargo e empresa – adicione algo que o torne interessante – como os resultados que você já obteve ou como você exerce seu trabalho. Use o limite máximo de 120 caracteres;
3. Use o “resumo” para contar sua história – não para refazer o conteúdo que você pode produzir na área da experiência. Esse resumo faz com que as pessoas se conectem com você em um nível emocional – então inclua coisas como seus valores, paixões e pontos fortes. E preste muita atenção às três primeiras linhas. Isso é tudo no qual as pessoas costumam se concentrar quando estão analisando você. Faça das suas palavras algo tão convincente a ponto de fazer com elas cliquem em “ver mais”;
4. Use o recurso de endosso para mostrar relevância. Certifique-se de que as três principais habilidades a receberem aval são aquelas pelas quais você deseja ser conhecido. Isso é o que todos vêem quando olham para o seu perfil. Eles precisam clicar em “ver mais” para obter a lista completa;
5. Certifique-se de que você tenha recomendações. Elas ajudam com a medida de validação. Esforce-se para obter pelo menos duas em sua função atual, e uma para todos os outros papéis que você listou na área de experiência;
6. Use a seção de experiência para se mostrar relevante. Certifique-se de usar as palavras-chave pelas quais você quer ser conhecido e aquelas relacionadas à função que você deseja exercer.
Sua marca on-line se tornou sua primeira impressão. É uma oportunidade de se conectar com os outros e começar um relacionamento positivo.