Resumo:
- Ao estabelecer grandes objetivos, corre-se o risco da procrastinação, uma vez que metas significativas podem parecer dificílimas de serem alcançadas;
- A técnica do “corte pela metade” consiste na suposição mais precisa possível do prazo no qual a meta será concluída e sua redução em períodos com a metade do tempo a fim de criar etapas claramente identificáveis;
- Esta estratégia monitora e o mantém no caminho certo para atingir seu grande objetivo, mostra exatamente onde e como começar a persegui-lo, e evidencia que todos os dias precisam conter alguma atividade desta busca.
Parabéns por estabelecer uma grande meta para 2020, pois a maioria das pessoas traça objetivos que são fáceis demais. Um dos meus estudos, chamado “Are SMART Goals Dumb?” (Metas inteligentes são burras?, em tradução livre), revelou que apenas 15% dos funcionários acreditam que seus propósitos os ajudarão a alcançar grandes feitos e apenas 13% acreditam que eles os ajudarão a maximizar todo o seu potencial.
Mas, com grandes objetivos, corre-se o risco da procrastinação: a maioria de nós já proferiu uma versão de “vou começar amanhã” ou “esse tipo de objetivo levará alguns dias ou semanas para me preparar”. As metas significativas podem parecer esmagadoras e levar rapidamente ao ato de procrastinar. E, mesmo sem propósitos deste tamanho, algumas estimativas indicam que 20% da população adulta pode ser classificada como “cronicamente procrastinadora”.
VEJA MAIS: 5 dicas para interromper o ciclo da procrastinação
Por outro lado, nossa pesquisa da HARD Goals descobriu que sentir um intenso senso de urgência para concluir sua meta (basicamente o oposto da procrastinação) está fortemente associado ao sucesso do objetivo. Aqueles que têm esse sentimento apresentam 1,3 a 1,4 vezes mais chances de alcançar seus propósitos do que os que não o sentem.
Como evitar a procrastinação e alcançar seu grande objetivo? Com uma estratégia eu chamo de “técnica de corte pela metade”.
O intuito deste exercício é triplo: em primeiro lugar, mostra exatamente onde e como começar a perseguir seu grande propósito. Embora estabelecer metas grandes, difíceis e audaciosas seja ótimo, às vezes elas podem parecer um pouco esmagadoras; e quando um objetivo tem essa aparência, geralmente é difícil saber por onde começar. Todavia, quando você o divide em pedaços, que podem ser iniciados imediatamente, a jornada se torna mais fácil.
Em segundo lugar, ele monitora e o mantém no caminho certo para atingir seu objetivo (e intensifica seus esforços quando necessário). Se você tem uma grande meta para o ano inteiro, pode ser difícil saber se está no caminho certo ou se perdendo (é possível levar meses para perceber que está atrasado). Contudo, dividir sua meta em pedaços mostra, a qualquer momento, se está para trás ou adiantado.
E em terceiro lugar, este exercício mostra que todos os dias precisam conter alguma atividade na busca de seus objetivos. Não importa o tamanho da sua meta, se você realmente está disposto a atingi-la, existem atividades que deve ser iniciadas hoje.
Esse processo não é uma substituição para o seu grande propósito. De fato, a única maneira de realizar as tarefas de hoje, do próximo mês, e de todo o resto, é ser motivado mentalmente por um objetivo poderoso. Este processo está aqui apenas para ajudá-lo a priorizar seus primeiros passos. As grandes metas podem parecer esmagadoras e, portanto, levar à procrastinação, mas a “técnica do corte pela metade” divide-as, não em etapas fáceis, mas claramente identificáveis.
Veja na galeria abaixo como seguir as etapas do método:
-
Getty Images /Thomas Barwick Etapa 1: a primeira etapa é ter uma visão longa e objetiva da sua grande meta e aproximar a data de término. Alguns objetivos têm uma relação com o tempo mais natural do que outras, entretanto, com a maior precisão possível, estime o prazo no qual você terá cumprido sua meta. A fim de simplificar as coisas neste exemplo, vou fingir que seu propósito levará um ano para ser concluído (mas o “corte pela metade” funciona com metas de qualquer duração).
-
Getty Images / Obradovic Etapa 2: reduza esse período pela metade (6 meses neste exemplo) e responda a esta pergunta: o que devo ter feito quando este prazo terminar para saber que estou no caminho certo a fim de realizar completamente o objetivo?
Vamos imaginar que a meta é correr uma maratona de 42 km, em 1 ano. O que é preciso ter concluído aos 6 meses para estar no caminho da prova completa em 1 ano? Digamos que seja necessário ter atingido uma corrida longa de 21 quilômetros, traçando quatro corridas por semana e aprendido a “abastecer” durante um longo percurso.
-
Getty Images / Nastasic Etapa 3: em seguida, corte pela metade o prazo de seis meses (ou seja, três meses) e responda a esta pergunta: o que devo ter feito na marca de três meses para saber que estou no caminho certo a fim de alcançar todas as minhas metas do semestre?
Talvez você precise fazer longas corridas de 8 km, saber como usar um monitor de batimentos cardíacos, vestir shorts de tamanho médio ou ser capaz de correr enquanto seus filhos andam de bicicleta ao seu lado por 6 km na trilha local.
-
Getty Images / Geber 86 Etapa 4: claro, você sabe o que está por vir. Corte pela metade o prazo de três meses e responda: o que devo fazer na marca de seis semanas para saber que estou no caminho certo a fim de alcançar todas as minhas metas do trimestre? (você também pode usar um período de 1 mês em vez de seis semanas).
-
Anúncio publicitário -
Getty Images / Westend61 Etapa 5: faça o mesmo processo novamente: o que devo ter feito na marca de três semanas para saber que estou no caminho certo a fim de alcançar todas as minhas metas de seis semanas?
-
Getty Images /Tais Policanti Etapa 6: agora, depois de chegar a um prazo inferior a um mês, faça este exercício mais duas vezes. Pergunte a si mesmo: o que devo realizar nesta próxima semana para saber que estou no caminho certo a fim de alcançar todas as metas de três semanas? E então,se questione: o que devo ter feito hoje para saber que estou a caminho de alcançar todos os meus objetivos de uma semana?
Etapa 1: a primeira etapa é ter uma visão longa e objetiva da sua grande meta e aproximar a data de término. Alguns objetivos têm uma relação com o tempo mais natural do que outras, entretanto, com a maior precisão possível, estime o prazo no qual você terá cumprido sua meta. A fim de simplificar as coisas neste exemplo, vou fingir que seu propósito levará um ano para ser concluído (mas o “corte pela metade” funciona com metas de qualquer duração).
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.