Figuras públicas de enorme sucesso, como Oprah Winfrey, Bill Clinton, Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman e Bill Gates, trabalham extensivamente com coaches de vida. Mas por quê?
Na minha experiência, existem seis fatores que trazem indivíduos de alto desempenho para o coaching. Em uma entrevista à revista “Fortune”, Eric Schmidt, presidente da Alphabet (ex-CEO do Google), disse: “Todo mundo precisa de um coach”.
VEJA MAIS: Tudo sobre coaching: como não errar na escolha de um bom profissional
Eu não concordo, pois embora possa haver vários fatores que levam pessoas bem-sucedidas a este serviço, também existem boas razões pelas quais certas pessoas não devem contratar um profissional desta área.
Veja na galeria de imagens a seguir razões para contratar e para não contratar um coach de vida:
-
Getty Images / Westend61 Por que não contratar um coach:
-
Getty Images / track5 1. Querer que alguém conserte o que há de errado na própria vida
O coach certo fará perguntas, ouvirá e refletirá sobre o que foi contado. Ele o desafiará a pensar de maneiras novas e mais engenhosas, mas não “resolverá” nada para você.
Manter o equilíbrio em sua vida exige um enorme compromisso de sua parte. O profissional pode trazer ótimas ferramentas e recursos para o sucesso, mas isso não é suficiente. Se você não está preparado para se comprometer a fazer o necessário, nem mesmo o melhor coach pode ajudá-lo.
-
Getty Images / Tom Merton 2. Precisar de ajuda com questões psicológicas profundas
A maioria dos coaches não é terapeuta. Um profissional dessa área se concentrará principalmente em olhar para o seu futuro, de modo a encontrar novas maneiras de agir e pensar, em vez de lidar muito com o seu passado. Se você está enfrentando questões como depressão, ansiedade ou outro distúrbio psicológico, precisa de um terapeuta qualificado.
-
Getty Images / Cavan Images 3. Querer um amigo sábio
Família e amigos têm as melhores intenções, mas não são imparciais. Estar muito próximo da sua situação pode limitar a visão deles para ver as áreas nas quais você precisa melhorar. Portanto, um bom coach não é seu amigo. Se você procura apenas conspirações e afirmações, o coaching pode não ser a melhor escolha.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images / mihailomilovanovic Por que contratar um coach:
-
Getty Images /F.J.-Jiménez As empresas que contratam mais
Fundos de private equity, assets, meios de pagamentos, bancos de investimentos e fintechs. Já as vagas com maior procura são executivos de riscos e compliance, finanças, crédito e cobrança.
-
Getty Images /Dermot Conlan 5. Algo terrível aconteceu
Se você foi demitido, seu negócio fracassou, seus filhos saíram de casa ou está passando pela menopausa, a maioria de nós deseja evitar o sofrimento a todo custo e tentar forçar o caminho a seguir nesses tempos, o que resulta na vivência de uma longa fase de ressentimento e depressão.
Reservar um período para sofrer mudanças traumáticas em sua vida pode diminuir a quantidade de tempo que você passa em desespero. Um coach qualificado pode fornecer um local compassivo e seguro para viver um luto.
Se você estiver passando por uma desestrutura familiar, no casamento ou na carreira, este profissional pode ajudá-lo a aprender com sua luta para evoluir e seguir em frente.
-
Getty Images /10000Hours 6. Nada está acontecendo
“Coisas ruins acontecem com todo mundo. Mas se você contar a si mesmo a história de que esse tipo de coisa o define, isso continuará sendo verdade. Mas não precisa ser assim”, disse o ator Hugh Jackman.
Talvez você esteja tentando melhorar sua situação e nada parece funcionar.
Para alcançar os resultados desejados, é necessário alterar suas atitudes ou crenças subjacentes. O início de um novo relacionamento de coaching é o momento ideal para retirar as camadas acumuladas de identidade.
O medo de fracassar é o maior assassino de planos e ideias. Mais do que falta de conhecimento, habilidade, estratégia ou plano de ação claro, o maior obstáculo no caminho do progresso é a paralisia causada pela apreensão de falhar.
Poucas pessoas estão dispostas a arriscar conscientemente o fracasso. No entanto, falhar em qualquer ação, até mesmo em não agir, é uma rica oportunidade de aprendizado.
Quando você se sente paralisado, o coach certo o ajudará a dissolver padrões e crenças autolimitantes, romper com suposições autodestrutivas e reorganizar os impulsos competitivos que o prendem.
-
Getty Images / JGITomGrill 7. Querer fazer acontecer
“Todo mundo precisa de um coach. Todos nós precisamos de pessoas que nos dêem feedback. É assim que melhoramos”, falou Bill Gates.
Há algo em sua vida que você deseja desesperadamente, mas está paralisado pela enormidade e implicações de fazer uma mudança tão monumental.
Pode parecer que está agarrado à beira de um penhasco, onde parece impossível se segurar ou pular. Muitas vezes, o comportamento autolimitado se mostra mais forte exatamente quando é necessário ter coragem para correr riscos por causa da transformação.
Um ótimo coach pode trabalhar com você para permanecer no caminho certo e superar ações que sabotam seus desejos, planos e sonhos. Ele o apoiará durante o medo, a resistência e o pânico que podem surgir quando criar algo interessante e novo, especialmente ao se tratar de seus principais relacionamentos.
-
Getty Images /Igor-Ustynskyy 8. Estar estagnado
“O coaching o ajuda a interromper a conversa maluca na sua mente que diz o tempo todo que você não é bom o suficiente”, afirmou Oprah Winfrey.
É possível se ver bloqueado, em uma encruzilhada, sem opções, se sentir derrotado, resignado ou confuso, e seu ponto de vista geralmente é o principal fator que contribui para o sentimento de bloqueio ou paralisia.
Aprender a identificar e dissolver crenças dolorosas que ocorrem em segundo plano pode o livrar do desamparo e esclarecer muita confusão.
Um coach qualificado trabalhará com você para esclarecer o que seria a realização em sua concepção. De modo geral, a satisfação é viver uma vida valorizada, com propósito, e o equilíbrio se trata de escolher uma viver em ação, de modo alinhado com uma visão convincente.
-
Getty Images / JGIJamie-Grill 9. Precisar de ajuda para descobrir “o que vem a seguir?”
Talvez você tenha acabado de sair do emprego errado ou encerrado um relacionamento ruim. Parabéns. Embora possa não ter descoberto o que vem a seguir, deixar de lado o orgulho e definir o que não quer é o primeiro passo.
Um coach especialista liderará o processo de descoberta e o ajudará a se reorganizar em torno de um senso maior de si enquanto se prepara para uma nova passagem de sua vida.
Como o profissional está ao seu lado nessa exploração, ele pode fazer perguntas poderosas que quebram suas antigas defesas. Quando você aprender a ser curioso sobre sua vida, ficará mais disposto a olhar para os lugares escuros e enfrentar desafios que antes pareciam assustadores.
Por que não contratar um coach:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.