Muitas pessoas consideram que ter cargos de gestão e passar pelas posições de um plano de carreira é uma medida de sucesso –um reflexo positivo no crescimento profissional. Se você gerencia uma equipe ou uma pessoa que seja, na verdade, você concordou em ter mais responsabilidade, reconhecimento e dinheiro, mas também em compartilhar a responsabilidade pelas esperanças e sonhos dos outros.
A última parte do acordo estava nas entrelinhas, e a maioria de nós não as leu ou as entendeu totalmente. Como funcionários em tempo integral, a maior parte do nosso tempo é gasta trabalhando, pensando e gerenciando o trabalho. Guiar os funcionários por tudo isso é como uma perseguição desafiadora, mas valiosa.
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Quando você aceitou essa responsabilidade de gerenciamento, não conseguia entender o nível de frustração e inadequação que poderia sentir devido aos desafios que viriam: conflitos de personalidade, prazos perdidos, crises familiares, insatisfação com as decisões de liderança etc..
Se você já foi gerente por algum tempo, conhece esses desafios. O retorno do seu investimento e o que mede o seu sucesso como gestor é o grau em que você encontra a recompensa em liderar os outros. Encontrar e manter essa sensação de realização não é tarefa fácil, mas é, na verdade, uma das vitórias mais gratificantes que você pode experimentar.
Veja na galeria de imagens a seguir como melhorar sua performance como gestor:
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Getty Images 1. Entenda sua complexidade
Referimo-nos à nossa vida profissional e pessoal como se estivessem separadas, quando, na verdade, estão mescladas. Apesar disso, gestores muitas vezes esperam que os funcionários deixem suas vidas pessoais na metafórica porta do escritório. Quer tenhamos essa intenção ou não, trazemos todo o nosso ser conosco aonde quer que formos. Em vez de tentar compartimentar, abrace todas as suas essências e dê o melhor de si, não importa o lugar. Quando damos o nosso melhor, criamos espaço para que os outros dêem o melhor de si, e essa é a chave para abrir a porta para a grandeza. Seus funcionários reconhecerão isso e responderão da mesma maneira, com seu máximo potencial. Só então você obterá o melhor deles.
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Getty Images 2. Crie espaço
Como supervisor, você não pode fazer com que os outros queiram, façam ou sintam que possam realizar qualquer coisa. Você não controla seus pensamentos, sentimentos, escolhas ou ações. Quanto mais você tentar, pior a situação ficará. Seu segredo para o sucesso é criar um ambiente para que os outros tenham sucesso, permitindo que seus funcionários sejam o que são de verdade, lidando com a realidade deles ao invés de focar em como eles deveriam ser. Muito tempo e energia são desperdiçados focando no que consideramos das pessoas, situações e de resultados ideais. Quando nos concentramos em algo que existe e criamos o espaço para o que poderia ser, sem apego ao resultado, permitimos o melhor cenário possível. Viver assim exige coragem. Evolua. Você consegue.
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Getty Images 3. Esteja presente
Agora que você entende isso, vá gerenciar e ter sucesso. Sabemos que não é assim fácil, mas não se preocupe. Avalie cada momento. Esteja presente e aberto. Se você parar e ouvir com o coração, o próximo passo certo virá. Mesmo que não seja imediato, ele virá. Pode não ser o que você espera. Pode não parecer como você pensou. Pode parecer loucura. Mas, vai chegar na hora certa, da maneira certa.
Não vou dar uma fórmula para guiá-lo por meio de coaching eficaz para resolução de conflitos ou melhoria de desempenho. Aquilo a que me refiro funciona em todos os cenários, sempre. Funcionamos no piloto automático na maior parte do tempo, e isso é intencional. Mas quando você não tiver certeza de qual é o próximo passo certo, respire fundo. Faça uma pausa. Escolha conscientemente quem você quer ser no momento. Seja autêntico em sua resposta. Se você ainda não sabe o que é isso, espere. Nem todo pensamento ou situação requer ação imediata. Quando permitimos que a situação flua, podemos colher os frutos.
Grandes lideranças têm suas raízes na autenticidade. Para incorporar totalmente essa grandeza, ancore-se no momento. Plante suas raízes profundamente para extrair todos os recursos disponíveis para você. Divirta-se e conecte-se sinceramente com aqueles ao seu redor. Compartilhe sua beleza e força. Deixe de lado o que realmente não importa. Viva no momento, assustador e bonito, frustrante e gratificante, e dê aos outros permissão para fazer o mesmo. Pare de esperar pelo amanhã ou pelo próximo passo. Tudo que você tem é agora. O momento é agora.
1. Entenda sua complexidade
Referimo-nos à nossa vida profissional e pessoal como se estivessem separadas, quando, na verdade, estão mescladas. Apesar disso, gestores muitas vezes esperam que os funcionários deixem suas vidas pessoais na metafórica porta do escritório. Quer tenhamos essa intenção ou não, trazemos todo o nosso ser conosco aonde quer que formos. Em vez de tentar compartimentar, abrace todas as suas essências e dê o melhor de si, não importa o lugar. Quando damos o nosso melhor, criamos espaço para que os outros dêem o melhor de si, e essa é a chave para abrir a porta para a grandeza. Seus funcionários reconhecerão isso e responderão da mesma maneira, com seu máximo potencial. Só então você obterá o melhor deles.
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