Nesta segunda edição, o C-Suite – coluna quinzenal que reúne as movimentações dos executivos C-level do Brasil e do mundo – traz novas mudanças no alto escalão da BASF. Com forte atuação na América do Sul partir do Brasil, a gigante alemã aposta num time de vice-presidentes formado apenas por mulheres.
Já na IBM, Tonny Martins – que está na companhia há 28 anos e tinha função restrita ao território nacional – foi alçado ao cargo de gerente geral para América Latina, com a responsabilidade de acelerar a transformação digital das empresas latino-americanas, com foco em duas áreas críticas: open hybrid cloud e inteligência artificial.
LEIA MAIS: Empresas brasileiras continuam doando para mitigar os efeitos da Covid-19
O KAYAK, parte da Booking Holdings e um dos principais mecanismos de busca de viagens do mundo, com mais de 6 bilhões de consultas por ano, também anunciou nova estrutura com enfoque no Brasil e na América Latina, com duas movimentações: Carolina Montenegro assume como diretora geral LATAM e Eduardo Fleury passa a ocupar a diretoria de AD Sales para a região.
A última quinzena também trouxe novos ares à BB Seguridade, braço de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil. O então presidente Bernardo Rothe, que assumiu o cargo em janeiro de 2019, renunciou em 15 de outubro para se tornar vice-presidente de negócios no atacado do Banco do Brasil. Para substituí-lo, a empresa nomeu Reinaldo Kazufumi Yokoyama, diretor comercial e de marketing, como diretor-presidente interino até a eleição e posse do novo titular do cargo. Yokoyama passa a acumular as duas funções. No dia 23 de outubro, o Conselho de Administração elegeu Marcio Ferreira para a função de presidente. Ele vai finalizar o mandato até 2021.
Na onda da renovação do time executivo, a L’Oréal também anunciou uma nova governança e um plano de sucessão, com a escolha de Nicolas Hieronimus para substituir o CEO Jean-Paul Agon, de 65 anos, a partir de maio de 2021.
Nesta edição, conversamos com Priscila Camara, que assumiu a vice-presidência de care chemicals para a América do Sul da BASF, em substituição à Tatiana Kalman, nova vice-presidente sênior de químicos de performance para as Américas da empresa.
Priscila iniciou sua trajetória na BASF como trainee há mais de 22 anos e trabalhou durante três anos e meio na sede da companhia em Ludwigshafen, na Alemanha. Como vice-presidente na divisão de care chemicals, que reúne produtos cosméticos e insumos para a indústria de limpeza e de tecnologia de formulação, a executiva pretende reforçar a marca na região latino-americana. “Os negócios de care chemicals têm tido uma relevância maior por conta do aumento dos cuidados com a limpeza doméstica e industrial. Estamos atentos a novos desafios e oportunidades, contando com uma equipe coesa e inovadora”, diz.
Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista com Priscila Camara:
CONFIRA: 20 setores que transformarão a economia global no pós-pandemia
Forbes Brasil: Você assume a vice-presidência de care chemicals em um contexto de boom de produtos de cuidado pessoal e limpeza. Qual estratégia para que essa tendência de consumo permaneça e até aumente, mesmo com o fim do distanciamento social?
Priscila Camara: Realmente houve um aumento expressivo, tanto para produtos de limpeza doméstica, como os de higiene pessoal, que fazem parte da rotina de cuidados no enfrentamento da crise. Continuaremos com a plataforma digital We Care, que disponibiliza formulações e matérias-primas essenciais para o combate ao coronavírus, permitindo o acesso aos pequenos e médios fabricantes em todo o país. A simplificação e a digitalização, que já havíamos iniciado há anos na BASF, garantiu a agilidade que precisávamos para adaptar e manter a operação sem perder a capacidade de inovar.
O caminho da digitalização, inovação, cocriação e sustentabilidade são pilares da nossa estratégia. Temos, em São Paulo, o Centro de Experiências Científicas e Digitais, que promove um ambiente colaborativo onde funcionam os laboratórios de aplicação e desenvolvimento dos negócios de cuidados pessoais e de limpeza doméstica, institucional e industrial da BASF. A estrutura está equipada para desenvolver soluções e realizar testes de performance, ampliando as oportunidades de cocriação e oferecendo parcerias exclusivas no desenvolvimento de soluções inovadoras. Compartilhamos tendências de mercado, sempre alinhados às necessidades dos consumidores da região, permitindo o sucesso dos nossos clientes.
Atualmente, somos a maior fornecedora de matérias-primas para cuidados pessoais aprovadas para os produtos cosméticos naturais, veganos e orgânicos, conforme os padrões das normas internacionais, e oferecemos uma plataforma de produtos que atendem a demanda por produtos de limpeza com formulações mais naturais, de origem vegetal e que permitem o uso do selo ecolabel – atendendo a tendência da busca por produtos que causam menos impacto no meio ambiente e que garantam qualidade de vida.
FB: De que forma as novas prioridades de consumo mudam a liderança e o modelo de gestão com o cliente?
PC: Elas reforçam a importância de participar ativamente de iniciativas colaborativas, de criar ecossistema de inovação, conectando empresas, startups e entidades parceiras, identificando demandas, tendências e potenciais soluções. Temos a oportunidade para inovar, estabelecer novos padrões de desenvolvimento sustentável e colaborar com a sociedade. Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. A partir dessa visão é possível entender que, somente juntos, criaremos um futuro mais sustentável. Nós chamamos de Jeito E, que nos inspira a sermos mais produtivos e sustentáveis.
VEJA TAMBÉM: Nubank publica compromisso antirracista
FB: Qual é a sua principal meta como vice-presidente?
PC: Continuar crescendo na região, reforçando os propósitos da BASF de contribuir para um mundo mais sustentável e promovendo um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. Quero trabalhar conectada com os nossos clientes e as equipes para continuar promovendo a diversidade em um ambiente de trabalho inspirador, cuidando de pessoas e antecipando demandas de mercado para seguir inovando de forma assertiva para inspirar e oferecer as melhores soluções.
Veja, na galeria a seguir, outros 23 executivos C-Level que assumiram novos desafios na última quinzena:
-
Divulgação Analigia Martins é a primeira diretora de marketing do Duolingo no Brasil
O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas com 300 milhões de usuários em todo o mundo, está iniciando suas operações no Brasil com Analigia Martins à frente da diretoria de marketing, com a missão de liderar a expansão do aplicativo no país. Com 20 anos de experiência em empresas online e de serviços, especialmente na área de educação no Brasil e nos Estados Unidos, a executiva passou a última década colaborando para o crescimento e a construção da EF English Live, um dos principais cursos de inglês online do mundo. No função atual, será responsável pelo crescimento e fortalecimento do relacionamento com os alunos brasileiros. “O propósito do Duolingo é levar educação gratuita e de qualidade para todos. Apesar de o Brasil já ser o nosso segundo maior mercado, vemos um imenso potencial para crescer e impactar a vida de ainda mais brasileiros”, afirma a nova diretora.
-
André Moreira é nomeado diretor-presidente da Taesa
A empresa de transmissão de energia Taesa elegeu André Moreira como novo diretor-presidente da empresa, com posse prevista para 16 de novembro, informou a companhia em fato relevante. Moreira, ex-diretor executivo de distribuição da Neoenergia, substituirá Marco Antônio Resende Faria, que ocupava a posição interinamente desde maio, após a saída de Raul Lycurgo Leite da companhia.
-
Divulgação EDP Brasil anuncia Andrea Salinas como nova diretora de inovação e venture capital
Com 20 anos de experiência profissional, Andrea Salinas assume a diretoria de inovação e venture capital da EDP Brasil. A executiva, que já passou por empresas como The Walt Disney Company, Discovery Networks, JCDecaux, Grupo Pão de Açúcar/Casino, Globopar e Citibank, trará para a elétrica sua visão de negócios nos mercados B2B e B2C e a sólida experiência na gestão de projetos de grande porte, no Brasil e no exterior. “É um grande privilégio liderar as operações de inovação e venture capital, áreas que aproximam cada vez mais a EDP Brasil do ecossistema de inovação. Vamos seguir trabalhando com base nos pilares de relacionamento com os empreendedores e satisfação dos clientes”, diz.
-
Divulgação Barbara Lavernos será nomeada vice-CEO da L’Oréal em maio de 2021
Com 29 anos de experiência na L’Oréal, Barbara Lavernos será nomeada vice-CEO em 1º de maio de 2021. A engenheira de formação administra, atualmente, toda a cadeia de valor, desde o design da embalagem e fabricação até a rede de suprimentos mundial, tendo sido inclusive diretora da fábrica de Rambouillet, na França. Barbara também lidera a estratégia de TI global do grupo como parte do projeto de transformação Beauty Tech. A executiva ocupava a diretoria de operações da empresa desde 2014, quando o CEO, Jean-Paul Agon, a nomeou. Em fevereiro de 2021, ela passará a acumular a função de vice-CEO com a presidência de pesquisa, inovação e tecnologia.
-
Anúncio publicitário -
Forbes Brasil Bruno Castro assume como novo CEO da XP Asset Management
A XP Asset Management anunciou a contratação do economista Bruno Castro como CEO da empresa. Com 19 anos de experiência no mercado financeiro, o executivo trabalhou os últimos 12 no Itaú Unibanco. Castro assume o novo cargo com o objetivo de transformar a companhia em uma gestora referência na indústria brasileira, com foco em performance, produtos inovadores e clientes.
-
Divulgação Carolina Montenegro assume como diretora geral LATAM do KAYAK
Carolina Montenegro deixa a liderança de marketing no KAYAK para assumir a posição de diretora geral Latam, mantendo a atuação na área criativa mas passando também a responder pelo time comercial da região. A executiva começou sua carreira na empresa em 2016 como gerente de marketing e relações públicas, com foco no crescimento agressivo da audiência e brand awareness.
-
Phillip Faraone/Getty Images Channing Dungey será a nova presidente da Warner Bros TV
A ex-executiva da rede ABC assumirá a presidência da Warner Bros TV em substituição a Peter Roth, que deixará o cargo em 2021, informou a unidade da AT&T. Em 2016, Channing foi promovida a presidente de entretenimento da ABC, tornando-se a primeira pessoa negra a se ocupar da grade desse tipo de conteúdo na emissora norte-americana. Atualmente, a executiva é vice-presidente de séries originais da Netflix. Ela estreará na nova função no início do ano que vem respondendo diretamente a Ann Sarnoff, executiva-chefe da Warner Media Studios e Networks Group.
-
Divulgação Daniel Demicheli inicia como novo diretor financeiro do Grupo Buritipar
O atual CFO da Buritama Mineração, Daniel Demicheli, assumirá a área financeira do Grupo Buritipar, holding da Buritirama.
-
Divulgação Eduardo Fleury assume como diretor de AD Sales para Latam do KAYAK
Eduardo Fleury, que ocupou o cargo de country manager do KAYAK por quase quatro anos, agora assume como diretor de Ad Sales para América Latina, que inclui tanto o contato com empresas e agências do Brasil como de países hispânicos. Fleury terá o desafio de ampliar o alcance das soluções de negócios do KAYAK na região toda, tanto com projetos especiais para marcas como difundindo reports proprietários. Baseados na plataforma de insights do KAYAK, os relatórios trazem dados relevantes sobre o comportamento do viajante na América Latina.
-
Forbes Brasil Erik Breyer assumirá a diretoria financeira e de relação com investidores da Taesa
A Taesa anunciou a escolha de Erik Breyer para a diretoria financeira e de relação com investidores, com posse prevista para 16 de novembro. O executivo atuava como diretor de finanças, relações com investidores e gestão das participações na BB Seguridade.
-
Forbes Brasil Fábio Fernandes será o novo diretor de negócios e gestão de participações da Taesa
Na Taesa desde 2007, Fábio Fernandes ocupava interinamente a diretoria financeira desde maio. Com posse prevista para 16 de novembro, o executivo agora passará a ocupar a diretoria de negócios e gestão de participações da empresa.
-
Divulgação Fabrício Soto é o novo diretor de químicos de performance para a América do Sul da BASF
O engenheiro químico Fabrício Soto assume a diretoria de químicos de performance para a América do Sul da BASF após quatro anos atuando como diretor de negócios de home care & industrial formulators. O executivo foi líder de projetos inovadores, como o trabalho com conceitos inaugurado pelo Cleannovation (cleaning + innovation), o lançamento da linha de home care de formulações semiprontas SolupratTM (solução + praticidade) e a implementação da linha LonateTM, que atende ao mercado industrial de etanol. Soto soma a experiência de quase 20 anos na BASF, incluindo um período de três anos em Frankfurt, Alemanha.
-
Divulgação Henrique Costa assume como novo CEO da Accell
Henrique Costa é o novo CEO do grupo Accell, multinacional especializada na distribuição de medidores de água, luz e gás. O executivo ocupava o cargo de diretor de transição desde que a empresa adquiriu a filial latino-americana da Itron. Costa é formado pela Universidade de Harvard e possui mais de 17 anos de experiência como gestor.
-
Divulgação João Chueiri é o novo CMO do QuintoAndar
O QuintoAndar, plataforma imobiliária digital com mais de R$ 30 bilhões de ativos sob gestão, anunciou João Chueiri como novo CMO. No cargo, o executivo será responsável por comandar as estruturas de branding & content, performance, insights, comms & PR e product marketing. Chueiri trabalhou nos últimos seis anos como vice-presidente sênior de marketing na AB-Inbev e, com experiência em marcas globais, chega para contribuir com a evolução da marca e ajudar a companhia a potencializar seu impacto positivo. A nova aquisição está em linha com a estratégia do QuintoAndar de buscar talentos de nível global para continuar acelerando o ritmo de introdução de produtos e serviços que beneficiem clientes e o mercado imobiliário brasileiro.
-
Divulgação Kevin Vasconi é o novo diretor de informações da Wendy’s
Em setembro, Kevin Vasconi anunciou sua saída da Domino’s Pizza e afirmou que sua aposentadoria entraria vigor a partir de outubro. No entanto, a Wendy’s Company anunciou que Vasconi se juntará ao time como seu novo diretor de informação. O executivo será responsável por todos os aspectos das atividades de tecnologia da rede de fast food, incluindo suas ofertas digitais voltadas para o consumidor, sua tecnologia de restaurante, segurança da informação e a arquitetura corporativa subjacente que suporta tudo isso, e se reportará ao CEO, Todd Penegor. Durante seu mandato de oito anos na Domino’s, Vasconi liderou um ambicioso esforço de transformação digital que possibilitou uma ampla gama de plataformas de pedidos digitais e novas ofertas amigáveis à Covid, como o “serviço de entrega de veículos” da Domino’s. Agora, a Wendy’s espera que Vasconi possa ajudar a aumentar suas próprias vendas digitais, que responderam por apenas 5% de sua receita total no segundo trimestre de 2020.
-
Divulgação Everis tem Leylah Macluf como nova diretora de talent transformation para as Américas
A everis, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, acaba de criar a área de talent transformation como um segmento dedicado a auxiliar pessoas envolvidas na evolução digital corporativa. Para dirigir a área, a empresa contratou Leylah Macluf, executiva com mais de 15 anos de experiência em recursos humanos em empresas como Coca-Cola Femsa, Bbold, Archer Daniels Midland, McDonalds e Deloitte, além de ter atuado também nos Estados Unidos e Canadá. Leylah diz que seu objetivo é contribuir para que os projetos da everis considerem o impacto humano nas novas tecnologias implementadas. “Assim poderemos gerir eventuais gaps, minimizar riscos e conscientizar e engajar os talentos na transformação, destacando os benefícios das mudanças para o dia a dia profissional e para o incremento dos negócios”, afirma a nova diretora.
-
Divulgação Nicolas Hieronimus assumirá como CEO da L’Oréal a partir de maio de 2021
O Conselho de Administração da L’Oréal dissociou as funções de presidente e CEO da empresa. Nesse contexto, Nicolas Hieronimus foi nomeado como CEO pelo Conselho de Administração da L’Oréal no lugar de Jean-Paul Agon. Como os estatutos da companhia não preveem nenhuma exceção à idade legal de aposentadoria, o atual CEO, aos 65 anos, deve transferir suas funções até julho de 2021. Hieronimus ingressou na L’Oréal há 33 anos e, desde 2017, era vice-CEO responsável pelas divisões. Segundo Agon, “Hieronimus é um líder inspirador que possui todas as qualidades necessárias para ser o CEO da L’Oréal, com grande sensibilidade às necessidades e expectativas dos consumidores, perfeito entendimento do espírito da época, experiência de marketing de beleza em todos os canais, países e categorias, conhecimento íntimo das marcas do grupo e capacidade de unir e engajar equipes”.
-
Divulgação Márcia Costa assume como advisor e investidora na Levee
Márcia Costa, ex-vice-presidente de RH da C&A, reforça o time de advisors da Levee, startup de inteligência artificial para recursos humanos que tem entre seus clientes dezenas de grandes e médias empresas das áreas de varejo e serviços. A executiva, que agora também é investidora na Levee, atuará estrategicamente para a ampliação das soluções da empresa para gestão de pessoas.
-
Divulgação Marcio Ferreira é o novo como diretor-presidente da BB Seguridade
A BB Seguridade elegeu Marcio Ferreira para ocupar o cargo de diretor-presidente. O executivo assume a nova posição após a renúncia de Bernardo Rothe, e será responsável por completar o mandado 2019-2021. Desde janeiro de 2020, o Ferreira ocupava o cargo de diretor-presidente da Brasilprev, empresa investida da BB Seguridade.
-
Divulgação Pedro Kurtz assume como novo diretor de conteúdo da Deezer
Pedro Kurtz chega à Deezer para liderar o time de conteúdo, relacionamento com indústria, festivais, entre outras parcerias que impulsionam o crescimento do streaming de áudio no país. Com dez anos de carreira, o profissional deixa a produtora Taquetá após três e acumula experiência de relacionamento com artistas, análise de dados, marketing, curadoria de música e liderança multifuncional. A nova contratação promete trazer à Deezer e ao mercado de streaming um novo olhar, mais dinâmico e criativo.
-
Divulgação Rolf Andersen assume como CFO da Buritama Mineração
A maior produtora de manganês do país aposta na contratação de Rolf Andersen como novo CFO para expandir e consolidar sua atuação como uma empresa de excelência no setor mineral. Com mais de 20 anos de atuação como CEO, CFO e vice-presidente sênior, Andersen vem de importantes setores da economia, como transporte, logística e TI, e chega à empresa após quase um ano na Trilogy. Seu perfil, voltado para o alto crescimento e capacidade de transformar o patamar das companhias, otimizando resultados financeiros e criando estratégias para melhorias contínuas de processo, está alinhado ao objetivo da companhia de avançar.
-
Divulgação Tatiana Kalman é a nova vice-presidente sênior de químicos de performance para as Américas da BASF
A economista Tatiana Kalman ocupa nova posição na BASF com o intuito de inovar em conjunto com os clientes e intensificar a jornada de sustentabilidade já traçada pela empresa. Seu cargo anterior era de vice-presidente de care chemicals para a América do Sul, função agora ocupada por Priscila Camara. Tatiana iniciou sua trajetória na BASF como trainee há quase 20 anos, e assume o negócio de químicos de performance para as Américas, comandando dos Estados Unidos a divisão que inclui as unidades de negócios de aditivos para combustíveis e lubrificantes, mineração, aditivos para plásticos e soluções para petróleo.
-
Forbes Brasil IBM nomeia Tonny Martins como gerente geral para a América Latina
Tonny Martins foi nomeado como novo gerente geral da IBM América Latina e será responsável pelo desenvolvimento da estratégia da companhia na região, ajudando a acelerar a transformação digital das empresas latino-americanas, com foco nas áreas de open hybrid cloud e inteligência artificial. Nos últimos anos, Martins foi gerente geral da IBM Brasil, responsável por projetos estratégicos que contribuíram para acelerar a transformação digital das empresas no país. Além disso, o executivo também foi presidente da IBM México, e passou por uma designação em Xangai como vice-presidente de serviços de aplicativos. Com mais de 28 anos de experiência, Martins trará sua experiência internacional em consultoria e transformação de negócios para apoiar o desenvolvimento do ecossistema de TI e encontrar novas oportunidades em toda a região na era da economia digital. “Vou manter o foco no desenvolvimento dos nossos talentos profissionais e nas melhores soluções que atenderão os clientes, o mercado e a sociedade como um todo, para que possamos construir juntos um futuro melhor”, afirma o novo gerente geral.
Analigia Martins é a primeira diretora de marketing do Duolingo no Brasil
O Duolingo, plataforma de aprendizado de idiomas com 300 milhões de usuários em todo o mundo, está iniciando suas operações no Brasil com Analigia Martins à frente da diretoria de marketing, com a missão de liderar a expansão do aplicativo no país. Com 20 anos de experiência em empresas online e de serviços, especialmente na área de educação no Brasil e nos Estados Unidos, a executiva passou a última década colaborando para o crescimento e a construção da EF English Live, um dos principais cursos de inglês online do mundo. No função atual, será responsável pelo crescimento e fortalecimento do relacionamento com os alunos brasileiros. “O propósito do Duolingo é levar educação gratuita e de qualidade para todos. Apesar de o Brasil já ser o nosso segundo maior mercado, vemos um imenso potencial para crescer e impactar a vida de ainda mais brasileiros”, afirma a nova diretora.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.