Uma pesquisa recente da McKinsey, empresa de consultoria empresarial norte-americana, descobriu que menos de 30% dos líderes empresariais se sentem confiantes de que estão preparados para grandes mudanças futuras. A maioria não se sente à altura do desafio de lidar com as mudanças que chegam cada vez mais. E a pandemia, combinada com uma profunda recessão global e uma turbulência social sem precedentes nos Estados Unidos são enormes distrações, para dizer o mínimo.
Mas a boa notícia é que novidades melhores estão a caminho. Uma vacina para a Covid-19 estará pronta no primeiro trimestre de 2021, e especialistas preveem que a pandemia sairá do status de crise no terceiro trimestre de 2021.
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Aqui está meu conselho como consultor de líderes em todo o mundo: não deixe esses momentos de crise irem para o lixo. É hora de usar suas habilidades como um inovador e se concentrar em moldar o futuro pós-pandêmico a seu favor. À medida que as mudanças continuam chegando até nós –sociais, tecnológicas, demográficas, climáticas, políticas e outras– a sua mentalidade, o seu conjunto de habilidades e suas ferramentas podem não mais ser o suficiente para o ambiente pós-pandemia.
É hora de se concentrar em um conjunto de habilidades que muitas vezes negligenciadas. Eu as chamo de habilidades de inovação. Como um auto-proclamado futurista e coach de inovação para mais de 200 empresas da Fortune 500, conduzi workshops de treinamento de habilidades de inovação em 54 países e vi com meus próprios olhos que essas habilidades são desenvolvidas, não inatas. Você vai ficar melhor com a prática. E, avançando neste ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, afiar e atualizar essas competências provará ser a decisão de carreira mais inteligente que você fará.
O melhor lugar para começar é avaliando suas habilidades de inovação atuais, para que você reconheça onde está.
Na galeria a seguir, veja três passos para começar focar no futuro e nas suas habilidades de inovação:
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Thomas Barwick/ Getty Images 1. Concentre-se nos futuros próximo e distante simultaneamente
Uma pesquisa da empresa de consultoria BCG com 7.000 CEOs descobriu que uma das maiores características distintivas dos bem-sucedidos é que eles permanecem focados no futuro. Eles não se permitem ficar sobrecarregados e distraídos com os problemas atuais. “Você não pode simplesmente apagar incêndios. Em algum momento, você terá que iniciá-los”, confessou um executivo do estudo. Exemplo: um CEO do setor de serviços de TI me disse que sua empresa de 50 funcionários está realizando sessões estratégicas duas vezes por ano durante a crise porque as coisas estão mudando muito rapidamente. E um líder de empresa no setor de call center relata que ela e sua equipe de liderança agora estão gastando 20% de seu tempo focados no futuro próximo de três a cinco anos.
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Bloom Productions/ Getty Images 2. Domine novos métodos de previsão estratégica
A previsão estratégica é o ato de identificar e rastrear tendências, examinar cenários de futuros possíveis, acertar suposições e prever o que acontecerá e o que será necessário para o futuro. Com base no melhor consumo de informações e nas habilidades de observação, tento ensinar executivos a desenvolver sua própria anteninha e não depender totalmente de dados externos ou internos. Perguntas são melhores do que respostas nesta importante arena. Por exemplo: como as mudanças climáticas afetarão nossa indústria e o que precisamos fazer para nos preparar? Como as impressoras em 3D inovaram nosso negócio? Como a mudança demográfica afetará nossa capacidade de atrair e reter talentos?
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FG Trade/ Getty Images 3. Trabalhe continuamente para melhorar seu processo de inovação
Certa vez, perguntei a Simon Spencer, o primeiro executivo de inovação da BorgWarner Corporation, o que levou a sua empresa a reformular completamente a forma como abordam a inovação, ele disse: “Simplesmente olhamos ao redor e observamos que tínhamos um processo para tudo, mas que não tínhamos um processo de inovação?” E isso foi como um tiro ouvido de todos. Hoje em dia, mesmo as pequenas e médias empresas estão prestando atenção em como parecem, pensam e agem à frente da curva. “Construímos uma equipe interna que está constantemente varrendo o horizonte em busca de novas tecnologias e que sejam benéficas para nossos clientes, bem como para nossa equipe”, disse Jeff Miller, da Interstates Control Systems, empresa de engenharia dos EUA.
1. Concentre-se nos futuros próximo e distante simultaneamente
Uma pesquisa da empresa de consultoria BCG com 7.000 CEOs descobriu que uma das maiores características distintivas dos bem-sucedidos é que eles permanecem focados no futuro. Eles não se permitem ficar sobrecarregados e distraídos com os problemas atuais. “Você não pode simplesmente apagar incêndios. Em algum momento, você terá que iniciá-los”, confessou um executivo do estudo. Exemplo: um CEO do setor de serviços de TI me disse que sua empresa de 50 funcionários está realizando sessões estratégicas duas vezes por ano durante a crise porque as coisas estão mudando muito rapidamente. E um líder de empresa no setor de call center relata que ela e sua equipe de liderança agora estão gastando 20% de seu tempo focados no futuro próximo de três a cinco anos.
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