Ao entrarmos na reta final de um ano como nenhum outro na história recente, muitos estão refletindo sobre o futuro de suas carreiras.
Agora é o momento perfeito para refletir e avaliar quão pronto você está para o que vem a seguir. Há coisas em sua vida profissional de que não vai precisar mais? Há algo que pode atrasá-lo em relação a outros ou impedi-lo de progredir?
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Veja na galeria abaixo alguns passos para remover a desordem em sua mente e abrir espaço para o que está por vir em sua carreira:
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Westend61/ Getty Images Mantenha o foco no que você quer
O primeiro passo na preparação de seus planos de carreira futuros é identificar o que você quer, mesmo (e principalmente) que seja algo muito diferente do seu desejo anterior. Quando você se decidir, tudo fica mais fácil. As pessoas entendem você, o que você oferece, seu valor, o que o diferencia, como você pode ajudá-las e como elas podem ajudá-lo. Portanto, ter clareza permite alinhar seus objetivos com um plano para alcançá-los, conectar com as pessoas certas e ficar longe de coisas que podem atrapalhar.
Mas eis o que você precisa ter em mente sobre clareza: ela exige especificidade e não há espaço para uma resposta insatisfatória. Você não pode progredir se quiser “mais ou menos” alguma coisa. Quanto mais focado você puder estar no que é mais importante para você, melhor.
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Luis Alvarez/ Getty Images Diga “não” agora, para poder dizer “sim” depois
Para sermos sempre agradáveis e complacentes, podemos nos prender inadvertidamente a um reino do sim, sempre concordando com coisas que gostaríamos de não fazer, desnecessárias e que acabam com nosso precioso tempo. Um grande erro.
Líderes como Warren Buffet ou Steve Jobs abraçaram o poder do “não” para dominar a tomada de decisões e o gerenciamento de tempo, o que os ajudou muito no caminho para o sucesso. Devemos dizer com intenção os nossos “sims” e “nãos”. Tudo se resume a simplificar, priorizar e focar nossa atenção no que é mais importante.
Se você deseja desenvolver sua carreira, precisa aprender a dizer “não” agora, para poder dizer “sim” mais tarde.
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MoMo Productions/ Getty Images Livre-se da bagagem desnecessária
Você ainda se apega aos planos que fez para si mesmo há uma década? Ou talvez se sinta preso à expectativa que outra pessoa –um professor, um pai ou um antigo chefe– colocou sobre você? Talvez esteja acumulando experiências anteriores de carreira que não têm nada a ver com a forma como deseja que os outros o vejam agora ou nutrindo ciúme de alguns colegas.
Dê a si mesmo permissão para se libertar de quaisquer noções desatualizadas de sucesso, remova experiências irrelevantes de seu currículo ou perfil do LinkedIn e abandone qualquer comparação prejudicial e inveja. Quando você libera essa bagagem desnecessária, está criando espaço para algo melhor.
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shapecharge/ Getty Images Dê um sermão a si mesmo
Não há dúvida de que uma mudança de carreira –mesmo uma que seja desejada– pode ser assustadora. E é muito fácil permitir que esse medo o convença a não ir atrás do que quer. As histórias e coisas que falamos a nós mesmos são as palavras mais importantes, pois elas se repetem em nossas cabeças, formando nossos pensamentos cotidianos. Quando você enche sua cabeça com uma conversa interna negativa, por exemplo: “Eu não sou bom o suficiente para isso. Não estou pronto. Sou apenas um (o que quer que você seja agora), não um (o que você gostaria de ser), você evita abraçar a possibilidade de um futuro novo e melhor.
Em vez disso, use um pouco de compaixão consigo mesmo e trate você mesmo como um amigo querido. As palavras têm poder, especialmente aquelas que você diz, ou não diz, para si mesmo. Ao substituir a conversa de auto-sabotagem por uma de incentivo e de auto-afirmação, você abandonará as crenças limitantes e adotará uma mentalidade focada no crescimento.
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Stephen Zeigler/ Getty Images Mude seu ambiente
Seu ambiente, que inclui amigos, colegas de trabalho ou estudo, localização, hábitos e estilo de vida, afeta você muito mais –para melhor ou para pior– do que você imagina; ele sempre prevalece. Você provavelmente cresceu e evoluiu, e o que antes funcionava para você provavelmente mudou. Você não pode fazer uma mudança significativa e duradoura sem alterar alguns elementos do seu ambiente.
Torne-se mais criterioso com o seu tempo, perguntando-se se o que você está prestes a fazer, ajuda ou não a alcançar o que você deseja. E isso não se aplica apenas às tarefas do dia a dia; considere com quem você está gastando seu tempo –será que eles são “vampiros de energia” que o colocam para baixo ou o tempo com eles o deixa com uma sensação elevada e satisfatória? Alinhe-se a pessoas e coisas que sustentam seu destino, não sua história passada. Ao remover o que está atrapalhando sua carreira, você abre caminho para o progresso profissional.
Mantenha o foco no que você quer
O primeiro passo na preparação de seus planos de carreira futuros é identificar o que você quer, mesmo (e principalmente) que seja algo muito diferente do seu desejo anterior. Quando você se decidir, tudo fica mais fácil. As pessoas entendem você, o que você oferece, seu valor, o que o diferencia, como você pode ajudá-las e como elas podem ajudá-lo. Portanto, ter clareza permite alinhar seus objetivos com um plano para alcançá-los, conectar com as pessoas certas e ficar longe de coisas que podem atrapalhar.
Mas eis o que você precisa ter em mente sobre clareza: ela exige especificidade e não há espaço para uma resposta insatisfatória. Você não pode progredir se quiser “mais ou menos” alguma coisa. Quanto mais focado você puder estar no que é mais importante para você, melhor.
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