O ano começou agitado para a indústria global do entretenimento. A WarnerMedia, divisão da AT&T Inc, anunciou que Luis Duran será o novo gerente-geral da HBO Max Latin America, enquanto Roberto Rios, vice-presidente corporativo de produção original da HBO Latin America, deixará a empresa no próximo mês. Além disso, a unidade regional do conglomerado de mídia anunciou uma nova equipe de liderança e a estrutura da área de general entertainment (GE) após a integração das propriedades regionais da Turner e da HBO.
Por aqui, a principal movimentação ocorreu na segunda-feira (25), quando Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras, anunciou sua renúncia ao cargo alegando motivos pessoais. Ele deixará a elétrica após cerca de quatro anos na posição e, em seguida, assumirá a liderança na BR Distribuidora.
LEIA TAMBÉM: Como Reed Hastings, o criador da Netflix, reescreveu o script de Hollywood
A indústria automotiva também viveu mudanças, com o anúncio de Anna Westerberg como presidente da Volvo Buses e membro do Volvo Group Management.
Nesta edição do C-Suite, a Forbes Brasil conversou com Guilherme Almeida, novo diretor de e-commerce da Nivea no Brasil. A diretoria encarregada do comércio eletrônico do grupo de beleza no país foi criada recentemente para aumentar a capilaridade da companhia nos canais online dos parceiros e ampliar sua presença no mercado.
O executivo foi responsável pelos projetos de e-commerce da Nescafé Dolce Gusto no país. À frente da Nivea, ele afirma que um dos primeiros projetos da diretoria é desenvolver a categoria de cuidados pessoais nas diferentes frentes que o canal online oferece.
Leia a seguir a entrevista completa:
Forbes Brasil: Quais serão as estratégias da nova diretoria de e-commerce para aumentar a presença da marca no ambiente digital?
Guilherme Almeida: O fortalecimento das compras online no ano passado trouxe alguns ensinamentos e novos direcionamentos para a Nivea. Mesmo diante de um momento incerto, crescemos triplo dígito nas vendas pelos canais digitais em 2020, e queremos ir além. Para isso, ampliaremos nossa parceria com os clientes onde já atuamos e expandiremos nossos canais de atuação para estar em todos os pontos de contato nos quais o consumidor queira interagir com os nossos produtos. Nosso desejo é garantir que a experiência em cada um desses pontos digitais seja diferenciada para os consumidores.
FB: Que resultados a diretoria espera obter com essa expansão?
GA: A venda nos pontos físicos sempre foi o forte da Nivea e nos proporcionou resultados surpreendentes ao longo dos anos. Agora, pretendemos fortalecer os meios digitais com uma maior proximidade, disponibilidade, rapidez e conforto para nossos consumidores. Com isso, iremos multiplicar em algumas vezes a participação das vendas online, fazendo deste o principal motor de crescimento da companhia para os próximos anos no país.
VEJA TAMBÉM: Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo
FB: Quais os principais desafios e oportunidades para o setor de e-commerce da Nivea no Brasil?
GA: A Nivea é uma referência no mercado de Higiene & Beleza (H&B) mundial. No Brasil, crescemos muito nos últimos anos por meio de produtos inovadores, além da confiança que a marca transmite aos consumidores. O e-commerce nos traz a oportunidade de chegar a mais pessoas com nosso portfólio completo e com a comodidade que hoje é exigida. Temos muito espaço para crescer, principalmente em frentes nas quais ainda não atuamos com o potencial que temos.
Veja, na galeria a seguir, outras movimentações C-level que aconteceram na última quinzena:
-
Divulgação Anna Westerberg assume como presidente da Volvo Buses e membro do Volvo Group Management
A executiva, que começou na companhia em 2009 e, desde então, tem ocupado vários cargos, é atualmente head do Volvo Group Connected Solutions. A partir de 1o de fevereiro, Anna assume a presidência da Volvo Buses e garante uma cadeira como integrante do Volvo Group Management.
-
Divulgação Beatriz Terra é nova head de marketing do Grupo PetraGold
O Grupo PetraGold passa a ter Beatriz Terra como a nova head de marketing. Com formação em Marketing e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Beatriz passou pela área de trade marketing da Ambev e pela Embratel, onde liderou um time focado nos Jogos Rio 2016. Ela tem como desafio reestruturar a área de marketing e fortalecer a estratégia de posicionamento da marca, marketing digital, inbound, relacionamento com os clientes, CRM e, principalmente, criar ferramentas para dar apoio ao departamento comercial.
-
Divulgação Celson Placido se une à Warren como o novo CIO
Celson Placido é o nome à frente das áreas de análise, alocação e gestão da corretora a partir de agora, reportando diretamente ao CEO Tito Gusmão. Há 22 anos no mercado financeiro, Placido é bacharel em Administração e pós-graduado em Direito Societário. Segundo Gusmão, a chegada do novo executivo vai impulsionar o desenvolvimento de pesquisas e produtos próprios sem custo e entrada mínima, o que contribuirá fortemente para o crescimento da empresa em 2021.
-
Divulgação Pottencial Seguradora anuncia novo diretor comercial
A Pottencial Seguradora anuncia Claudio Lendecker como novo diretor comercial. A mudança na gestão faz parte da estratégia de expansão e diversificação da empresa, que tem o objetivo de oferecer um portfólio de produtos cada vez mais amplo e aderente ao mercado. “A experiência de Lendecker na área comercial, aliada à sua visão estratégica, certamente agregará à diretoria comercial em um momento importante da nossa história, em que tantas novidades estão sendo anunciadas”, diz o CEO João Géo Neto.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Seedtag anuncia reestruturação global e nomeia Daniel Freixo como vice-presidente para América Latina
A Seedtag, plataforma de publicidade contextual, anunciou Daniel Freixo como vice-presidente para América Latina. Até então, o executivo liderava as operações da empresa como country manager no Brasil desde julho de 2017. “A América Latina é um mercado com potencial. Com essa reestruturação, pretendemos fortalecer e expandir nossa atuação na região. Apesar do cenário global complexo em decorrência da pandemia, temos uma perspectiva bastante positiva para 2021”, explica Freixo. O executivo conta com mais de 15 anos de experiência no mercado publicitário, atuando em multinacionais e editoras digitais, como Disney & ESPN e Grupo Minha Vida. A empresa também nomeou Paola de Lucca e Fernando Carrara, antes gerentes de negócios, diretores comerciais.
-
Divulgação Intuit QuickBooks anuncia Davi Viana como country manager para o Brasil
A Intuit QuickBooks, fintech norte-americana que desenvolve sistema de gestão financeira para PMEs e empresas de contabilidade, anuncia Davi Viana como country manager para o Brasil. O executivo substitui Lars Leber, que nos últimos três anos liderou a operação brasileira da Intuit e agora é vice-presidente da Intuit na Austrália. Viana já atuava como head de vendas na empresa desde dezembro de 2019. Entre os planos do executivo para a Intuit Brasil estão a consolidação do QuickBooks – produto que é o carro-chefe da empresa.
-
Divulgação Meu Dim Dim tem novo sócio e diretor comercial
A Meu Dim Dim, startup 100% brasileira especializada em cashback, tem novo sócio: Douglas Lemos, que assume também como diretor comercial. Lemos tem como objetivo o desenvolvimento da área de novos negócios e parcerias da empresa. O executivo é formado em Publicidade e Propaganda e possui MBA em Marketing pela ESPM. Anteriormente, ocupava o cargo de gerente de vendas na Linx, empresa especializada em tecnologia para o varejo. Também foi executivo de vendas na ShopBack Brasil.
-
Divulgação Wipro nomeia Douglas Silva como country head para o Brasil
A Wipro Limited, empresa de tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, dá as boas-vindas à Douglas Silva, seu novo country head para o Brasil. O executivo tem mais de duas décadas de experiência no setor de TI e desempenhou papel importante na liderança de transformações de clientes das mais variadas áreas. Antes de ingressar na Wipro, Silva foi head para serviços financeiros na América Latina e diretor de vendas corporativas para o Brasil na Amazon Web Services (AWS). Também ocupou cargos seniores na SAP, Capgemini e TCS.
-
Divulgação PicPay amplia atuação da PicPay Store e contrata executivo para liderar operação
O PicPay reforça o seu time de liderança com a contratação de Fabio Plein. O executivo, que até então era country general manager da Uber Eats no Brasil, chega para liderar a operação da PicPay Store. A contratação de Plein visa fortalecer a atuação da loja, que contabilizou 25 milhões de transações no ano passado. “Para continuar crescendo, precisamos aumentar a relevância da nossa loja e esse é o principal desafio de Plein”, explica Anderson Chamon, fundador e vice-presidente de produtos e tecnologia do aplicativo.
-
Divulgação Felipe Bittencourt é o novo CEO da WayCarbon
A WayCarbon, empresa brasileira especializada em serviços e produtos focados na transição para a economia de baixo carbono, anuncia Felipe Bittencourt, cofundador da companhia, como seu novo CEO. Com 18 anos de experiência na área de sustentabilidade, o executivo assume a posição com a missão de internacionalizar a companhia e quintuplicar seu crescimento até 2025, em linha com a crescente importância da agenda ESG no mundo.
-
Divulgação Felipe Bottino, ex-Pi Investimentos, assume a Inter Invest
Para liderar a área de investimentos, o Inter passa a contar com Felipe Bottino, que estará à frente da Inter Invest. Bottino atuou na Gávea Investimentos, Icatu Seguros e Pi Investimentos do Santander. A carreira do executivo é marcada por inovações estruturais no setor de investimentos. Agora, ele tem o desafio de aumentar a receita e trazer ainda mais investidores para a Inter Invest, que cresceu 176% no último ano.
-
Divulgação Fundação Dom Cabral anuncia novo time de liderança
A Fundação Dom Cabral anunciou ontem (26) sua nova estrutura organizacional. O time de liderança estará à frente das iniciativas da escola de educação executiva, que foca na implementação de um novo planejamento estratégico para atender aos principais desafios do Brasil. Antonio Batista da Silva Junior foi reconduzido por mais um período de cinco anos à posição de presidente executivo da FDC. Para apoiá-lo na implementação das estratégias estarão André Proença (vice-presidente de gente e valor integrado ao negócios); Beth Fernandes (vice-presidente de educação executiva); Paula Simões (vice-presidente de conhecimento e aprendizagem); e Rosiléia Milagres (vice-presidente de educação acadêmica). Nádia Rampi assume como diretora do Centro Social Cardeal Dom Serafim, com foco em consolidar e expandir as ações de cunho social.
-
Divulgação Tembici anuncia novo diretor de dados
A Tembici, empresa de tecnologia para micromobilidade, anuncia a contratação de Hudson Chaves na posição de direção de dados. O executivo possui passagens por empresas como EY, Appus e Grupo RBS. Ele entra na Tembici para alavancar a cultura guiada por dados em todos os níveis da empresa, aprimorar a experiência do cliente e, consequentemente, a mobilidade nas cidades.
-
Divulgação Leandro Marçal é o novo CIO do Banco PAN
O Banco PAN anunciou a chegada de Leandro Marçal para liderar a área de tecnologia (CIO). Leandro tem experiência no cargo, principalmente em empresas do setor financeiro. Com atuação de mais de 14 anos na área, a sua última passagem foi no Itaú Unibanco, onde liderou projetos de transformação.
-
Divulgação Think IT amplia investimentos e anuncia contratações com foco em expansão no sul do Brasil
A empresa especializada em outsourcing de infraestrutura de TI para diversas indústrias anunciou Marcelo Barradas como diretor comercial da região sul do Brasil. A nova regional chega para somar à diretoria executiva de segurança da empresa, que já estava baseada em Porto Alegre. O executivo chega à Think IT com experiência de mais de 20 anos no setor de tecnologia, com foco em soluções e outsourcing.
-
Divulgação Marco Santos assume a presidência da GFT nos Estados Unidos
O grupo GFT, especializado em tecnologias exponenciais para transformação digital, anunciou que Marco Santos, antes responsável pelas operações na América Latina, passa a responder também pela unidade dos Estados Unidos. O executivo faz parte, ainda, do Conselho Executivo do Grupo GFT na Alemanha. Nos EUA, Santos terá a missão de criar uma jornada de crescimento exponencial do negócio, expandindo a base de clientes e reforçando a imagem e posicionamento de mercado da GFT no país.
-
Divulgação Marcos Jank é o novo membro do conselho estratégico da Agrotools
Professor de agronegócio do Insper e coordenador do Insper Agro Global, Marcos Jank é especialista em temas globais do agronegócio como comércio, sustentabilidade e mudança do clima. O executivo foi convidado a integrar o conselho estratégico da empresa, que já conta com nomes como Rodrigo Kede, ex-líder da IBM na América do Norte e atual líder executivo da Microsoft na América Latina, e Pedro Paulo de Campos, que liderou o JP Morgan e a GE Capital na América Latina.
-
Divulgação Mauricio Galian é o novo vice-presidente técnico da HDI Seguros
A HDI Seguros anuncia o executivo Mauricio Galian como novo vice-presidente técnico da companhia. Ao englobar as áreas de produtos, underwriting, sinistros e inovação, a vice-presidência tem a responsabilidade de continuar os caminhos de diversificação, inovação e adequação dos produtos da companhia para a atual realidade do setor de seguros.
-
Divulgação everis Brasil tem novo diretor de varejo
A everis Brasil, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, acaba de contratar Norberto Tomasini como diretor de varejo. Tomasini tem a missão de apoiar os clientes com soluções baseadas em tecnologias digitais, que os ajudarão a lidar com os desafios de curto e longo prazos enfrentados pelo setor. “Todas as indústrias estão passando por um grande processo de mudança para adequação às demandas de uma sociedade cada vez mais digital. Diante desse contexto, os desafios do varejo, em termos de inovação e aperfeiçoamento de relações com os consumidores, tornam-se cada vez maiores”, afirma o novo diretor.
-
Divulgação Roberto Rios deixará a HBO Latin America
A WarnerMedia Latin America anunciou que Roberto Rios, vice-presidente corporativo de produção original da HBO Latin America, deixará a empresa em 20 de fevereiro de 2021. Rios é um dos pioneiros na produção de conteúdo premium na América Latina, tendo reconhecido a necessidade de uma programação inovadora com histórias que atraiam o público local. O grupo de mídia também anunciou que Luis Duran será parte da empresa, a partir de fevereiro, como gerente-geral da HBO Max Latin America. Ele responderá a Johannes Larcher, líder da HBO Max International, e será responsável pelo lançamento e gestão na América Latina do serviço de streaming HBO Max, que tem lançamento previsto para este ano. A WarnerMedia Latin America também anunciou a nova equipe de liderança e a estrutura da área de general entertainment (GE) após a integração das propriedades regionais da Turner e da HBO. Tomás Yankelevich, chief content officer da WarnerMedia Latin America, fez o anúncio da equipe: Mariano Cesar, líder de programação e estratégia de conteúdos para HBO Max Latin America, novo serviço de streaming que chegará à região em 2021; Gustavo Grossmann, líder de GE networks; Andrés Mendoza, líder de aquisição de conteúdos e negociações; Flavia Vígio, líder de marketing ao consumidor e relações públicas; e Raul Hernandez, líder de serviços criativos para todo o portfólio regional unificado de GE.
-
Divulgação Roland Berger tem novo head de varejo e consumo
Após oito anos como diretor e CEO da rede varejista alemã Real, Patrick Müller-Sarmiento retorna à Roland Berger como senior partner global para a prática de varejo e bens de consumo. Na nova função, Müller-Sarmiento será responsável por liderar projetos estratégicos dos clientes da consultoria, aproveitando sua extensa experiência em diferentes negócios varejistas e segmentos de consumo.
-
Divulgação Pedro Meduna, ex-Cabify, assume diretoria da Juntos Somos Mais
A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, ampliou seu time de executivos para 2021 com o propósito de fortalecer e investir no varejo da construção civil no Brasil. O reforço é o ex-Cabify Pedro Meduna, que assume como chief of staff, integrando o time de diretores executivos da empresa. “A intenção é utilizar meu conhecimento e experiência no mercado de tecnologia e de investimentos em private equity para ampliar a conversa com o ecossistema de inovação e acelerar o crescimento da Juntos Somos Mais”, afirma Meduna.
-
Divulgação Renan Pinto é o CFO do Qsaúde
O economista Renan Pinto assume como CFO do Qsaúde, a nova operadora de planos de saúde individuais que alia medicina à tecnologia para oferecer um novo conceito de assistência à saúde. O executivo tem mais de 15 anos de experiência internacional em finanças corporativas, com passagens pela Gerdau Brasil, EUA, Índia e Peru e foi, ainda, diretor de tecnologia e transformação digital da empresa.
-
Divulgação Renato Gonzalez assume como líder de Customer Experience Management da Minsait no Brasil
Para expandir os negócios e buscar novas oportunidades, a Minsait anuncia a nomeação de Renato Gonzalez como líder de CXM (customer experience management) da empresa no Brasil. O executivo será responsável por impulsionar a prática de CRM, uma importante aposta da Minsait por aqui neste ano. A consolidação da área de CXM é uma resposta às crescentes demandas que a Minsait tem recebido de clientes motivados pelos cases de sucesso implantados pela companhia. A nova estrutura estará focada em propor soluções e projetos inovadores aos clientes.
-
Reprodução/Forbes Conselho da Petrobras elege Rodrigo Silva como novo diretor de refino e gás
O conselho de administração da Petrobras elegeu ontem (26) Rodrigo Costa Lima e Silva para o cargo de diretor executivo de refino e gás natural no lugar de Anelise Lara, que vai se aposentar. Anteriormente, Silva exerceu diversas funções gerenciais na petroleira, nas áreas de exploração e produção, gás e energia e estratégia, e foi presidente do conselho de administração de algumas subsidiárias.
-
Divulgação Pipefy anuncia Sandra Denton como vice-presidente de canais e alianças
A Pipefy anunciou Sandra Denton como vice-presidente de canais e alianças. Ex-executiva da Nlyte Software e IBM, Sandra vai liderar a estratégia e os programas de canais e parcerias da empresa, especializada em soluções para gerenciamento de processos de negócio. Como membro executivo da equipe, reportará ao presidente e COO da Pipefy, Ananth Avva.
-
Divulgação Movile anuncia nova diretora de estratégia e M&A
A Movile, empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia e pessoas, anuncia a contratação da Silvia Motta para a posição de diretora de estratégia e M&A. Silvia teve passagens pela McKinsey & Company, Ventus Learning, Eleva Educação e Coca-Cola, onde foi responsável pela estratégia da empresa no Brasil. A executiva pretende aplicar seu conhecimento de finanças corporativas, empreendedorismo e startups em sua atuação no grupo, que reúne empresas como iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos.
-
Amanda Perobelli/Reuters Wilson Ferreira Junior deixa presidência da Eletrobras e deve assumir BR Distribuidora
Wilson Ferreira Junior anunciou na segunda-feira (25) que deixará a presidência da Eletrobras depois de quatro anos e meio à frente da maior empresa de energia elétrica da América Latina. Ele foi mantido no cargo na transição para a administração de Jair Bolsonaro, sob expectativa de que liderasse a continuidade de planos de privatização da companhia. Ferreira Júnior permanecerá na função até 5 de março para ajudar na transição para um sucessor ainda a ser indicado, segundo informou a elétrica. Horas depois do anúncio, a BR Distribuidora confirmou o executivo como seu novo presidente, cargo hoje ocupado por Rafael Grisolia, que deixará a maior distribuidora de combustíveis do Brasil no fim deste mês. Grisolia ingressou na BR em 2017 como diretor executivo financeiro e de relações com investidores para a condução do IPO e, desde 2019, ocupava o posto de presidente.
Anna Westerberg assume como presidente da Volvo Buses e membro do Volvo Group Management
A executiva, que começou na companhia em 2009 e, desde então, tem ocupado vários cargos, é atualmente head do Volvo Group Connected Solutions. A partir de 1o de fevereiro, Anna assume a presidência da Volvo Buses e garante uma cadeira como integrante do Volvo Group Management.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.