Como líder, a comunicação é uma habilidade necessária que pode desfazer ou formar uma organização.
Se você deseja se tornar um líder, está fazendo a transição para uma função de liderança ou já é um líder atualmente, você precisa dominar essas três habilidades críticas.
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Veja, na galeria de imagens a seguir, três habilidades de comunicação para se tornar um líder respeitado:
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Tom Werner/Getty Images Consistência
Quando alguém se aproxima de você com uma pergunta ou se volta para você em busca de orientação, eles devem ser capazes de confiar que você responderá de forma positiva e confiável.
Deixar de ser consistente com suas palavras, comportamento e conduta pode prejudicar os relacionamentos de confiança.
Você precisa construir esse senso de consistência com sua equipe.
Como líder, você deve ser equilibrado e não permitir que suas emoções atrapalhem suas habilidades de liderança. Pode levar meses para construir um relacionamento, mas uma má escolha de palavras ou uma reação apática pode arruinar um convívio bem construído em segundos.
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Thomas Barwick/Getty Images Acessibilidade
A comunicação adequada não pode ocorrer se seus colegas e integrantes de equipe não se sentirem confortáveis em vir até você com suas ideias e problemas.
Você é um líder e sua equipe deve sentir que pode vir até você com tudo o que precisar.
A melhor maneira de construir um comportamento acessível é se apresentar como alguém que está lá para servir a equipe.
Você deve parecer alguém que quer ajudar. Quando um colega de equipe se aproximar de você, reserve um tempo para responder com cuidado e reflexão. Mostre a sua equipe que você se importa.
Se um membro da equipe se aproximar quando você estiver ocupado e indisponível naquele momento, ouça o pedido dele, diga-lhe que está ocupado e retorne à conversa assim que possível.
Com o tempo, sua equipe o verá como alguém em quem pode confiar. Mesmo que você não possa ajudá-los imediatamente, sua equipe deve ser capaz de vê-lo como alguém que está disposto e ansioso para ajudar quando o tempo permitir.
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Luis Alvarez/Getty Images Calma
É extremamente difícil se comunicar com um líder agressivo, irritado ou constantemente esgotado.
Tentar se comunicar com alguém dessa forma não é agradável e pode impactar negativamente a forma como sua equipe olha para você.
Como líder, você é a parte da equipe que deve estar preparada para tudo, capaz de se adaptar e ser o membro mais confiável e qualificado da equipe.
Quando estiver se comunicando, mesmo que o assunto o incomode ou irrite, responda racionalmente e com uma atitude calma, porém respeitável. Isso ajuda a facilitar a ideia de que você está acessível e fazendo o que é melhor para a equipe.
Por fim, também é importante mostrar calma fora das conversas em equipe. Mesmo que você não esteja se comunicando ativamente com um membro do grupo, sua equipe vê você.
Eles precisam ver se você está no controle da situação e pode lidar com suas emoções. Pode ser difícil para sua equipe manter a calma se seu líder está sempre prestes a perder o controle.
Entenda que possuir realmente essas características levará tempo. É um processo de aprendizagem.
Essas três características são algo que sua equipe tem que ver consistentemente em você antes de associar essas características a você como pessoa.
Esforce-se para incorporar esses atributos desde o primeiro dia.
Faça-se parecer acessível e mantenha-se o mais calmo possível na frente de sua equipe. Você é humano e pode cometer erros, mas pode se recuperar desses erros e ainda manter um senso de consistência com sua equipe.
Consistência
Quando alguém se aproxima de você com uma pergunta ou se volta para você em busca de orientação, eles devem ser capazes de confiar que você responderá de forma positiva e confiável.
Deixar de ser consistente com suas palavras, comportamento e conduta pode prejudicar os relacionamentos de confiança.
Você precisa construir esse senso de consistência com sua equipe.
Como líder, você deve ser equilibrado e não permitir que suas emoções atrapalhem suas habilidades de liderança. Pode levar meses para construir um relacionamento, mas uma má escolha de palavras ou uma reação apática pode arruinar um convívio bem construído em segundos.
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