De olho nas movimentações C-Level da última quinzena, o C-Suite destaca, nesta edição, as mudanças de cadeiras no setor de serviços financeiros. O banco digital Nubank anunciou Arturo Nuñez como seu novo CMO (chief marketing officer). Na nova posição, o executivo deve assumir as ações globais da marca, que hoje está presente no Brasil, México e Colômbia. O Agibank, por sua vez, elegeu Vinícius Aloe como novo sócio e diretor de produtos e open banking. O gestor também é cofundador da fintech Empréstimo SIM, do grupo Santander. Já no mercado de consultorias, o BCG anunciou que Christoph Schweizer será o próximo CEO global da companhia a partir do dia 1º de outubro. O atual diretor, Rich Lesser, deixará a cadeira que ocupou nos últimos nove anos para assumir a posição de global chair. Na Falconi, Daniel Spolaor chega como novo diretor de gente e operações após uma trajetória de mais de 13 anos na Ambev.
LEIA MAIS: C-Suite: Salvador Dahan é o novo diretor de governança e conformidade da Petrobras
O setor hoteleiro também registrou movimentações importantes com os novos líderes da LHW (The Leading Hotels of the World), organização que reúne hotéis de luxo independentes do mundo. Chris Walker, Phil Koserowski e Lauren Alba se juntam à empresa para comandar o setor de comércio, vendas globais e marketing, respectivamente.
Nesta edição, o C-Suite conversou com Solange Sobral, vice-presidente partner de operações da CI&T que acaba de se mudar para Londres, na Inglaterra, para assumir o posto estratégico da operação europeia da companhia brasileira de tecnologia. Com mais de 24 anos de experiência no setor, a executiva é mestre em ciência da computação pela Unicamp e foi eleita a primeira mulher a integrar o conselho de administração da Unidas, uma das principais empresas de aluguel e venda de veículos do Brasil.
Leia, a seguir, os planos da executiva na nova posição:
Forbes: Você deixou o Brasil para focar na expansão da empresa na Europa. Como é a competitividade no setor de tecnologia em outros países?
Solange Sobral: Existe uma considerável maturidade nos países europeus quando pensamos no shift digital que as empresas estão vivenciando e na consequente adoção da inovação. Por outro lado, alguns temas intrinsecamente relacionados ainda são chaves, como experiência do cliente, modernização de legados, mindset de produto, cultura de experimentação e a utilização de inteligência analítica para acelerar a entrega de impacto aos negócios e aos clientes.
Esse cenário é bastante promissor, pois nos permite estar mais próximos de grandes iniciativas digitais junto aos nossos clientes, em sua grande maioria marcas globais que operam na região. Ter o protagonismo na condução destes desafios para grandes companhias, alavancando os seus negócios e estimulando o desenvolvimento do ambiente de inovação digital na Europa é um dos nossos grandes objetivos.
Com bases em Londres e Lisboa, conseguimos ter um alcance continental num mercado que conta ainda com uma boa atratividade de investimento estrangeiro e organizações globais em setores em franca expansão, tendo a tecnologia digital como tema central.
Nossa expansão europeia também assume como pilar central a atração e o desenvolvimento de talentos regionais, criando um excelente lugar para se trabalhar, diverso e inclusivo.
F: Sendo uma mulher negra em um meio majoritariamente masculino – o da tecnologia – como você enxerga essa nova conquista?
SS: Maravilhosa e desafiada ao mesmo tempo. Uma jornada maravilhosa pois, olhando números e histórias de vida, hoje entendo o quanto as oportunidades são restritas para as mulheres, especialmente negras, chegarem a um cargo de liderança em tecnologia. Uma conquista, sem dúvida, para ser comemorada, individualmente e, sobretudo, coletivamente por todas nós, mulheres. Chegar até aqui não foi fácil, mas também vejo esta conquista como um privilégio e busco exercitar a minha responsabilidade em promover mais diversidade e inclusão nessas posições e no setor.
A missão de expansão de negócios em outro continente, num ambiente multicultural e multilingue, é sem dúvida desafiadora e me coloca fora da zona de conforto. Construí os meus 24 anos de carreira no Brasil e o inglês somente apareceu na fase adulta da minha vida. O desafio também envolve uma necessidade natural de construção local de reputação executiva num novo mercado, sempre mais intrigante para as mulheres e negros. Motivada por desafios, e confiante de que vou chegar lá, vejo este momento como uma alavanca importante para mais um passo de aprendizado e crescimento profissional.
Também faz parte das minhas ambições trazer para a Europa pilares fortes da nossa cultura CI&T – como colaboração, adaptabilidade, resiliência, inclusão, informalidade produtiva, um lugar onde podemos ser quem somos – e combiná-los com a cultura local. Ao mesmo tempo, continuar um trabalho que visa tornar os ambientes corporativos mais humanizados, mais diversos e mais inclusivos.
F: Como a CI&T analisa o impulso trazido pela pandemia nos processos de transformação digital? Isso vai se sustentar ou é um movimento momentâneo?
SS: Junto com um grande impacto nas operações das empresas em todo o mundo, a pandemia também acelerou a adoção digital, que estava em andamento. Essa acelerada adoção de tecnologia na solução de problemas também traz uma mudança significativa na mentalidade corporativa e na composição dos seus modelos organizacionais e de gestão. A nova realidade, mais veloz e mais imprevisível, exige respostas rápidas, tornando ainda mais necessária uma disrupção nas estruturas organizacionais clássicas e hierárquicas em direção a modelos mais colaborativos, que estimulem multidisciplinaridade, empreendedorismo e inteligência coletiva. Isso coloca em evidência o pilar de pessoas nas empresas, tornando-o um dos principais para alavancar mudanças significativas e necessárias na operação do negócio.
Para responder à crise, as empresas precisaram imprimir um outro olhar para as suas pessoas (colaboradores e consumidores), processos, tecnologias digitais e até para a sociedade. As mudanças se manterão nesta mesma velocidade no pós-crise? Acredito que não. Mas acredito também que não vão retroceder de forma alguma ao que era antes. Novos hábitos foram criados e os negócios foram readaptados.
F: Quais suas expectativas para os próximos seis meses no comando dos negócios em Londres?
SS: Nosso principal desafio no curto prazo é a construção de reputação da marca CI&T na Europa, atraindo novos negócios, novas parcerias, novos clientes e novos talentos. Já vimos uma resposta bastante positiva do mercado, não apenas em Londres, mas também de outros países europeus nestes primeiros seis meses. Estamos com grandes expectativas para um futuro próximo.
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:
-
Divulgação Marcela Rezende é a nova VP de marketing da MadeiraMadeira
A MadeiraMadeira, plataforma de produtos para casa, anunciou Marcela Rezende como nova vice-presidente de marketing, branding e comunicação da companhia. Formada em comunicação social e marketing pela ESPM e pós-graduada em liderança, administração e gestão empresarial em Harvard, a executiva acumula passagens por empresas como Bacardi, onde foi diretora global, L’Oreal, MAC, Estée Lauder e Alpargatas.
-
Divulgação André Farber é o novo CEO do Dafiti Group
O Global Fashion Group, companhia de moda e lifestyle, anunciou a nomeação de André Farber como novo CEO do Dafiti Group, um de seus e-commerces. Com mais de 20 anos de experiência, o executivo atuava anteriormente como vice-presidente do Grupo Boticário, tendo passado também pela Bain & Company. Formado em engenharia química pela Unicamp, Farber tem MBA executivo pela NSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas).
-
Divulgação Grupo São Cristóvão Saúde contrata nova head de TI
O Grupo São Cristóvão, administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, contratou Patricia Hatae como nova head de TI. A executiva possui mais de 26 anos de experiência em tecnologia, sendo 16 deles ligados à saúde, com passagens pelo Hospital Santa Catarina, Hospital Nipo-Brasileiro, Ameplan Saúde e Grupo Oncoclínicas. Patrícia também acumula uma passagem internacional pelo Canadá, onde passou cinco meses conhecendo o sistema de saúde pública e trocando experiências com profissionais da área.
-
Divulgação Quest Software anuncia novo diretor de vendas estratégicas para América Latina
A Quest Software, fornecedora de softwares de gerenciamento e segurança de sistemas, escolheu o executivo Thiago Lopes como seu novo diretor de vendas estratégicas Latam. Na empresa desde 2019, o executivo ocupava anteriormente a posição de country manager, sendo responsável pela operação inteira da Quest no Brasil. Graduado em administração pela USP, Lopes acumula mais de 23 anos de experiência no setor, incluindo passagens pela PBTI Soluções e ABB.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Ourofino Agrociência elege Marcelo Abdo como novo CEO
A Ourofino Agrociência, fabricante de defensivos agrícolas, escolheu Marcelo Abdo como o novo CEO da companhia. O executivo, que antes ocupava o cargo de vice-presidente executivo, está na empresa desde a sua fundação, em 2010. Formado em ciências econômicas e com MBA em agronegócios, Abdo assume o cargo no lugar de Norival Bonamichi, sócio-fundador do negócio, que passa a atuar como presidente do conselho administrativo.
-
Divulgação Nuvemshop anuncia Pamela Meneguetti como nova diretora global para área de legal & compliance
A Nuvemshop, plataforma de e-commerce, anunciou que Pamela Meneguetti será sua nova diretora global da área de legal & compliance. A executiva, que trabalhou na Uber e também no Escritório Pinheiro Neto Advogados, será responsável por liderar e construir o departamento jurídico da empresa. Formada em direito pela PUC-SP e mestre em direito constitucional pela mesma instituição, Pamela participou de programas de desenvolvimento de habilidades de liderança na Fundação Dom Cabral e gestão de departamentos jurídicos no Insper. Tem cursos de extensão em propriedade intelectual e cyberlaw pela FGV e de negociações estratégicas e gestão de conflitos pelo Insper, entre outros. Participou também do Segundo Programa Internacional de Direitos da Propriedade Intelectual da Universidade de Stanford, na Califórnia.
-
Divulgação Nubank anuncia Arturo Nuñez como novo CMO
O banco digital Nubank anunciou Arturo Nuñez como seu novo CMO (chief marketing officer). Na nova posição, o executivo deve assumir as ações globais da marca (hoje no Brasil, México, Colômbia) usando sua experiência em empresas como Nike, NBA e Apple, onde foi diretor de marketing para América Latina. Com formação em economia e administração pela Florida A&M University, Nuñez é fluente em inglês, espanhol e português.
-
Divulgação Movile anuncia novo head de estratégia e novas verticais
A Movile, desenvolvedora de negócios de tecnologia, anunciou a contratação de Rafael Lauand para a posição de head de estratégia e new ventures, com atuação focada em novas verticais do grupo. O executivo atuou anteriormente como head de desenvolvimento de negócios no iFood, além de ter passagens pela itta, Vá de Táxi, Easy Taxi, Itaú BBA e KPMG Corporate Finance. Com cerca de 10 anos de experiência em estratégia e M&A, Lauand é formado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Paraná e tem especializações em finanças pela Universidade de La Verne e em intuição estratégica pela Columbia Business School. Recentemente, participou de um programa de especialização em gestão financeira no Insper.
-
Divulgação Flávia Pini é a nova líder de brand awareness da HiPartners Capital & Work
Pouco mais de um ano após assumir como CEO da FX Data Intelligence, Flávia Pini retorna à HiPartners Capital & Work para liderar a área de brand awareness (notoriedade da marca). Formada em publicidade e propaganda, a executiva é especialista em estratégias de marketing digital pela ESPM e articulista de portais de transformação digital. Com quase 15 anos de experiência no mercado financeiro, também passou pela GEO Eventos, plataforma de eventos das Organizações Globo.
-
Divulgação Vinícius Aloe assume área de open banking e produtos no Agibank
O banco digital Agibank anunciou Vinícius Aloe como sócio e diretor de produtos e open banking. Com mais de 14 anos de experiência em varejo, crédito, analytics e pricing, o executivo esteve por nove anos no Banco Santander e, nos últimos dois anos, liderou como cofundador e CEO a fintech Empréstimo SIM. Aloe é formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo e tem pós-graduado em gestão de riscos pelo Insper.
-
BCG/Chris Tille BCG anuncia Christoph Schweizer como o próximo CEO global
O Boston Consulting Group (BCG) anunciou que Christoph Schweizer será o próximo CEO global da companhia a partir do dia 1º de outubro. O executivo, que está na consultoria há 23 anos e ocupava o cargo de head para Europa Central, Europa Oriental e Oriente Médio, foi eleito a partir da votação de 1.500 sócios. O atual CEO, Rich Lesser, deixará a cadeira que ocupou nos últimos nove anos para assumir a posição de global chair.
-
Divulgação João Perez é novo CEO North America da BRQ Digital Solutions
A BRQ Digital Solutions, empresa de tecnologia e transformação digital, acaba de anunciar a chegada de João Pedro Perez como novo CEO North America da empresa. A contratação faz parte dos planos da companhia de realizar um IPO e levantar fundos para expandir os negócios nos Estados Unidos. Graduado em engenharia elétrica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Perez atuou por 18 anos na IBM e por quase cinco anos na Oracle, onde foi vice-presidente sênior.
-
Reprodução/Forbes André Campos é o novo diretor de marketing do Campari Group no Brasil
O Campari Group, empresa do setor de bebidas, anunciou André Campos como o novo diretor de marketing da companhia. Formado em estatística pela ENCE-IBGE e pós-graduado em marketing pela Coppead/UFRJ, o executivo possui experiência no mercado de bens de consumo e já atuou em cargos de liderança em multinacionais como Coca-Cola, Natura, Unilever e Pernod Ricard.
-
Divulgação Descomplica reforça equipe e anuncia chegada de executivas para as áreas de recursos humanos, expansão e produtos
O Descomplica, plataforma de edtech, anunciou a contratação de Maricel Contine, Bety Tichauer e Nathalie Ouchi para assumirem, respectivamente, a vice-presidência de recursos humanos, a diretoria de expansão e a chefia de produtos.
Maricel é bacharel em relações públicas e institucionais e mestre na área de estudos organizacionais pela Universidade de San Andrés. A executiva iniciou a carreira trabalhando em multinacionais como Philips e BTS. Já Bety é formada em administração pela Faculdade Getulio Vargas e tem na bagagem experiências na Visa e na organização sem fins lucrativos Make a Wish Brasil. Enquanto isso, Nathalie é graduada em relações públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e, durante sua trajetória profissional, passou por companhias como Endeavor, iFood e Gympass. -
Divulgação Falconi anuncia novo diretor de gente e operações
A Falconi, consultoria de soluções de gestão, contratou Daniel Spolaor como seu novo diretor de gente e operações. Com uma trajetória de mais de 13 anos na Ambev, o executivo tem o objetivo de impulsionar as atividades do grupo. Graduado em negócios pelo IBMEC e pós-graduado em administração, negócios e marketing pelo Insper, Spolaor atuou ao longo da carreira nas áreas de gente, operações e tecnologia, sendo responsável por liderar operações na América do Sul e Caribe na gigante de bebidas.
-
Reprodução/Forbes Grant Thornton tem novos sócios nas áreas de serviços forenses e consultoria empresarial
A Grant Thornton Brasil, empresa de contabilidade e consultoria, deu as boas-vindas a dois novos executivos: Hanazi Farias, sócio da área de serviços forenses, vai conduzir os setores de investigação e crimes financeiros, e Ricardo Ono, sócio de consultoria, terá o desafio de expandir a área na empresa. Farias possui graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e em ciências policiais e ordem pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Também fez especialização em gestão de riscos de fraude & compliance na FIA Business School, onde atualmente leciona como professor dos cursos de pós-graduação e MBA. Já Ono é doutor em engenharia naval e oceânica pela Universidade de São Paulo e tem especialização em transporte marítimo e supply chain pela Universidade Federal de Yokohama, no Japão. Também é docente ad-hoc em diversas instituições de ensino.
-
Divulgação VMware tem novo CEO
A VMware, empresa de software e infraestrutura digital, anunciou Ragu Raghuram como novo CEO e membro do conselho de administração. Desde 2003 na companhia, o executivo ocupava anteriormente a posição de vice-presidente executivo e diretor de operações de produtos e serviços em nuvem. Antes da VMware, Raghuram exerceu funções de marketing e gerenciamento de produtos na AOL, na Bang Networks e na Netscape. O executivo tem MBA pela Wharton School of Business e mestrado em engenharia elétrica pelo Indian Institute of Technology, em Mumbai.
-
Divulgação Tok&Stok anuncia Maurício Arruda como especialista de consumo e experiência de marca
A Tok&Stok, empresa brasileira de móveis e acessórios de decoração, anunciou Maurício Arruda como especialista em consumo e experiência da marca. O arquiteto, conhecido por apresentar o programa “Decora”, no canal GNT, levará seu olhar especializado para as inovações da companhia. Formado em arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina e mestre na mesma área pela Universidade de São Paulo, Arruda é sócio e diretor criativo da TODOS Arquitetura e criador de conteúdo sobre design, decoração e sustentabilidade no Instagram, YouTube, Facebook e Twitter.
-
Divulgação Leading Hotels anuncia nomeações em sua equipe de gestão
A LHW (The Leading Hotels of the World), organização que reúne hotéis de luxo independentes do mundo todo, anunciou três movimentações na liderança de suas equipes. Chris Walker, que tem mais de duas décadas de experiência em marketing e hospitalidade, foi nomeado vice-presidente sênior e diretor executivo comercial. Enquanto isso, Phil Koserowski foi promovido ao cargo de vice-presidente sênior e diretor executivo de marketing. Com quase 25 anos de bagagem, Koserowski atuava desde 2029 na liderança da equipe de marketing global da LHW. Já Lauren Alba foi promovida à recém-criada função de vice-presidente global de marketing e comunicação. A executiva passou 15 anos desenvolvendo campanhas de marketing centradas no cliente e estratégias de comunicação para negócios globais, tendo iniciado sua carreira na LHW em 2014, como diretora global de relações públicas e parcerias de mídia.
Marcela Rezende é a nova VP de marketing da MadeiraMadeira
A MadeiraMadeira, plataforma de produtos para casa, anunciou Marcela Rezende como nova vice-presidente de marketing, branding e comunicação da companhia. Formada em comunicação social e marketing pela ESPM e pós-graduada em liderança, administração e gestão empresarial em Harvard, a executiva acumula passagens por empresas como Bacardi, onde foi diretora global, L’Oreal, MAC, Estée Lauder e Alpargatas.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.