Aproveitamos o Dia do Livro, comemorado hoje (23), e pedimos indicações a executivos que estão no topo de grandes empresas. Aqui, eles contam algumas de suas leituras que marcaram sua trajetória para que você se inspire e comece um livro novo hoje mesmo.
O dia 23 de abril foi escolhido em homenagem aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram nesse dia, e foi incluída no calendário mundial pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Os brasileiros leem, em média, quatro livros por ano, mas só terminam dois, de acordo com o Instituto Pró-Livro.
Daniel Silveira, CEO da Avon
“Quarto de despejo” (Carolina Maria de Jesus)
“Conta a história de uma mulher favelada e que me tocou profundamente. Ela retrata de uma maneira poética a vida dura de pessoas como ela, uma mulher negra, sem acesso a quase nada. E mostra como há potencial e talento em pessoas que não têm nenhuma oportunidade. Imagine o que poderíamos construir se essas pessoas tivessem espaço e oportunidades. E, apesar de ser uma autora impressionante e premiada em diversos países, eu só conheci faz pouco e fui ler agora. Então também é uma reflexão sobre a educação no Brasil e dos estímulos e referências que recebemos.”
Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank
“The Ride of a Lifetime: Lessons Learned from 15 Years as CEO of the Walt Disney Company” (Bob Iger)
“O livro traz várias lições que ele aprendeu durante o período em que esteve à frente da Disney. Quem me conhece sabe que sou uma grande fã da Disney, e inclusive apliquei muitos dos seus valores na cultura do Nubank. Então recomendo bastante a leitura e a possibilidade de conhecer algumas histórias sobre os bastidores da empresa.”
Etore Frederici, presidente da DuPont
“Your Next Five Moves – Master the Art of Business Strategy” (Patrick Bet-David com Greg Dinkin)
João Pedro Resende, CEO e fundador da Hotmart
“Adams Óbvio” (Robert R. Updegraff)
“É um livro super curto e de fácil leitura. Gosto de recomendar porque mesmo quem não tem o hábito de leitura consegue percorrer bem a história, tirar uma boa lição que serve para praticamente qualquer pessoa, e ainda consegue chegar ao final do livro. Isso pode parecer bobo, mas para quem está começando a ler, conseguir terminar um livro gera um baita incentivo para ir para o próximo, e eu considero Adams Óbvio uma ótima porta de entrada para o universo da leitura.”
Sandra Chayo, CEO da Hope
“Comece pelo Porquê” (Simon Sinek)
“Gosto deste livro porque nos faz olhar para dentro das nossas organizações e nos faz pensar o porque fazemos o que fazemos e como fazemos, e qual a relevância da nossa existência para o mundo. Já li em 2 momentos diferentes da minha vida e vejo como se fosse uma terapia que me ajuda a reafirmar o nosso propósito, valores e cultura, tanto para o público interno quanto para o externo.”
Andrea Fernandes, CEO do TGroup
“O amante japonês” (Isabel Allende)
“Ler livros que não são focados em negócios me ajudam a me alimentar com outras visões de mundo. O hábito de uma leitura diversificada é fundamental para não ficarmos presos em nossos mundos corporativos. Ao detalhar uma história de amor secreta, que começou em 1930 e durou quase setenta anos à distância, esse livro atravessa questões da psique humana como identidade, dilemas e tomada de decisões versus o impacto de fatores exteriores em nossas vidas. É um riquíssimo aprofundamento nas questões humanas, que gera percepções importantes para qualquer líder.”
Thierry Guihard, CEO da Sodexo
“Reinventando as Organizações: Um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana” (Frédéric Laloux)
“Esse livro é um guia para aqueles que aspiram a gerir o seu negócio. Frédéric Laloux observa que nossa maneira de pensar e praticar a gestão hoje parece estar sem fôlego. E eu só tenho a concordar com ele. Quantos gerentes estão sufocando lentamente no local de trabalho? Quantos sonham em largar tudo da noite para o dia e se reciclar: tudo menos gestão? Quantos têm vontade de fazer o bem, de levar a equipe adiante, mas se desmotivam ou até desistem depois de alguns meses tentando lutar (em vão) contra a imobilidade, as injunções contraditórias e a resistência à mudança? Quantos são colocados no caminho pela organização e pelos líderes? Essa leitura nos mostra que o próximo estágio da consciência humana está em curso e vai mudar a forma como administramos nossos negócios. Com exemplos e histórias de organizações pioneiras. Inspirador!”
Dominique Oliver, CEO e fundador da Amaro
“A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike” (Phil Knight)
“Como fundador de uma startup, sei na pele o valor de aprender na prática sempre me cercando dos melhores e é isso que essa autobiografia entrega: uma verdadeira aula prática de um dos maiores visionários que conhecemos. Uma aula de visão estratégica, de como identificar oportunidades e ter coragem para investir em boas ideias, de uma maneira honesta e nada romântica.”
Andrea Crisanaz, CEO da Generali Brasil
Livros biográficos em geral
“Tenho vários livros favoritos e em geral gosto mais de biografias. Podem ser de personagens históricos, como Leonardo da Vinci, modernos, como Albert Einstein, ou contemporâneos, como Steve Jobs. Gosto também de personalidades do esporte, principalmente jogadores de tênis. Acho que as biografias ajudam a ver as pessoas em todas as suas dimensões, não somente a pública. Elas nos ajudam a entender que nenhum ser é perfeito, tendo suas fraquezas e defeitos.”
Georgios Frangulis, CEO e fundador da Oakberry
“Comece pelo porquê” (Simon Sinek)
“Esse livro deveria ser leitura obrigatória antes de se abrir qualquer negócio. Sinek consegue compilar muito bem as diferenças entre manipular e inspirar para conseguir chegar em um objetivo. Inspirar é sempre mais efetivo, é o legado que faz com que você e seu time acreditem que estão participando de algo que realmente importa.”
Patricia Lima, CEO e fundadora da Simple Organic
“A Estratégia do Oceano Azul” (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)
“Esse livro representa muito o que executamos na Simple Organic. Toda vez que vou falar sobre empreendedorismo, falo muito da importância da gente olhar, entender e buscar coisas que não foram feitas ainda. O livro prega exatamente isso: olhar para as oportunidades e aprender a explorar mercados que ainda não são super competitivos. Não se trata de inventar a roda, mas de olhar para cada mercado e tentar entender onde há boas oportunidades para seu serviço ou produto.”
Marcelo Kitsuda, Marchon Eyewear Brasil
“Poder sem limite” (Anthony Robbins)
“Esse livro abriu a minha mente sobre como as pessoas funcionam de formas diferentes, sobre como eu poderia entender a mim mesmo e como poderia entender as outras pessoas, para alcançar a mente e o coração delas de forma legítima e apropriada.”
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