Se você passa algum tempo no Tik Tok, já se deparou com a tendência: jovens da geração Z estão filmando secretamente a conversa com os chefes na hora de pedir demissão. E postando isso nas redes.
As mídias sociais como o Tik Tok mudaram a forma como nos comunicamos e interagimos e cada geração tem uma relação diferente com isso. Enquanto os millennials foram apresentados às mídias quando ainda estavam na infância, os jovens da geração Z sempre tiveram acesso a essa quantidade excessiva de conteúdo. Eles estão acostumados com pessoas compartilhando tudo sobre suas vidas, procurando online por conselhos gratuitos e usando o YouTube como uma biblioteca de referência pessoal.
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Plataformas como Tik Tok e Instagram permitiram que os jovens da geração Z se sentissem empoderados para falar por si. Então, quando as demissões em massa nos Estados Unidos começaram, fazia sentido compartilhar situações tóxicas nas redes sociais. Qualquer um que já teve um emprego teve a fantasia de desabafar com o chefe e depois sair dramaticamente pela porta enquanto mostra o dedo do meio.
Mas o que acontece depois que você publica o vídeo no Tik Tok e recebe milhões de visualizações? Nos filmes e na TV, esse ato seria visto como “o ponto de virada” para a trama, mas, diferentemente da vida real, filmes e programas de TV acabam e você nunca vê os efeitos a longo prazo de fazer esse tipo de afirmação ousada.
A autonomia dos jovens é algo bom e ter plataformas como o Tik Tok para expressar como você se sente é importante. É assim que as mudanças reais são criada em nossa cultura. O problema é que você só tem uma chance de causar uma boa impressão e quer que isso seja baseado em suas habilidades, não nas ações de um chefe ruim ou em um ambiente de trabalho injusto.
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A chave é se concentrar em como você pode mostrar ao mundo sua capacidade de superar desafios e ser resiliente quando as coisas não acontecem do seu jeito.
É por isso que, se você quiser postar sobre suas experiências de trabalho, é melhor se concentrar nas maneiras como você lida com as demandas e como pode agregar valor à sua organização. As carreiras são longas e você vai trabalhar por muito tempo, o que significa que você terá que lidar com muitos tipos diferentes de empresas, chefes e colegas de trabalho.
No local de trabalho, existem dois tipos de pessoas. Há aqueles que se concentram apenas em tudo o que há de errado com a empresa, como o chefe não os tratar de forma justa e o quanto eles odeiam estar no trabalho todos os dias. Há outras pessoas que reconhecem que há problemas com a organização e não concordam com a forma como seu chefe os trata, mas se concentram no que está sob seu controle e saem da empresa ou descobrem como apreciar o que é bom nas situações.
Essas duas pessoas podem ter exatamente o mesmo título e ganhar a mesma quantia de dinheiro, mas uma é capaz de ver que elas têm controle sobre como veem a si mesmas e aos outros e a outra pessoa permanece infeliz e presa em um lugar que não quer.
Se você está infeliz agora no trabalho e foi tentado mais de uma vez a pegar o telefone e anunciar que está saindo, pare um momento e pense no que é melhor para você e sua carreira a longo prazo. Pare de focar no que você quer agora e pense no resultado a longo prazo que você deseja.
Se você quer trabalhar em uma organização com valores elevados, uma cultura excelente e líderes de qualidade, pense no que eles procuram em seus funcionários. Eles querem pessoas que sejam leais, comprometidas com seu trabalho e que possam ser confiáveis para fazer seu trabalho no prazo. Embora você não esteja trabalhando nesse tipo de organização agora, faça escolhas de carreira que se alinhem aos tipos de lugares em que deseja trabalhar. Isso significa que você precisa pensar no que seu futuro chefe pensaria se visse seu vídeo “Estou desistindo”. Eles podem achar que você não se encaixa bem na cultura deles.
Ir para um trabalho que você odeia todos os dias é difícil. Embora você possa apenas querer sair para a sala de descanso e fofocar com seus colegas de trabalho, esta é sua oportunidade de ser intencional sobre como você aparece no trabalho.
Aqui estão algumas estratégias simples que você pode começar a usar hoje para superar as dificuldades do dia a dia:
1. Comece a “gostar” do seu trabalho
Em vez de entrar no trabalho cheio de medo, imagine que você realmente gosta desse trabalho. Pense nas coisas que você mais gosta no seu trabalho (mesmo que goste apenas dos intervalos) e concentre-se no quanto você gosta desses aspectos. Não importa em que posição você está, há coisas a serem aprendidas. Veja-se como um explorador e comece a ficar curioso e a ver tudo como uma oportunidade de aprendizado. Cada trabalho é um trampolim para encontrar o caminho certo.
2. Empatia com seu chefe
Isso pode parecer contra-intuitivo, mas é a melhor maneira de lidar com uma pessoa em sua vida que você realmente não gosta, mas ainda tem que lidar: pense nela a partir de um lugar de amor. Seu chefe é mau e rude por causa de algo que sente que está faltando em sua vida. É justo que eles descontem em você? Não. Existe uma maneira de você mudar essa pessoa? Não. Então, tudo o que resta é como você escolhe ver essa pessoa. Ódio e raiva consomem muito tempo e energia e seu chefe malvado não merece todo o espaço cerebral que você reservou para eles. Praticar a empatia por outra pessoa é muito mais fácil.
3. Não fofoque ou fale negativamente sobre o trabalho
Todos nós somos culpados de fofocar em algum momento de nossas vidas. Pense em fofoca como junk food. Parece muito bom no momento, mas algumas horas depois você começa a se sentir mal. Embora você possa pensar que fofocar com seus colegas de trabalho está aproximando vocês, na verdade cria um ambiente de desconfiança. Quando você fofoca, você está essencialmente julgando outra pessoa sem a opinião dela e se você está fazendo isso com outras pessoas, elas estão fazendo isso com você.
4. Isso não vai durar para sempre
Quando você está passando por um momento difícil, é fácil pensar: “isso nunca vai acabar”, mas acaba. Em um ano ou dois você estará em algo novo e essas pessoas que estão te deixando louco agora logo serão uma memória desaparecendo. Confie que isso é temporário.
5. Priorize encontrar o emprego certo para você
Esta é a coisa mais importante que você pode fazer: ter um novo emprego como sua principal prioridade. Isso é o que acontece para a maioria das pessoas. Eles estão em um trabalho que odeiam e quando chegam em casa todos os dias estão tão esgotados do trabalho que não têm energia para procurar outro emprego. Quando chega o fim de semana, eles não querem desistir de seus dias de folga procurando emprego. Então chega a segunda novamente e o ciclo recomeça. Nada na vida dessa pessoa muda.
Se você quer um novo emprego, isso requer mudança e a mudança é desconfortável. Aceite o fato de que você ficará um pouco desconfortável enquanto procura outro emprego. Confie que o desconforto que você sente agora vale a pena aproveitar para ir trabalhar todos os dias. Comece a acordar cedo e comprometa-se a passar uma hora todas as manhãs procurando emprego. Se você não é uma pessoa matinal ou trabalha muito cedo, comprometa-se a fazer uma hora à noite, mesmo que esteja cansado e não queira.
Não há uma solução única para esse problema. Você é a primeira geração que cresceu com a mídia social, o que significa que você não tem ninguém com quem buscar orientação. E você é novo no local de trabalho e navegar no mundo do trabalho é um desafio em qualquer idade. A melhor coisa que você pode fazer é ser realista e reconhecer que leva tempo para descobrir o que você quer fazer e, mesmo assim, você ainda terá que trabalhar para obter melhores salários, mais autonomia e um trabalho mais significativo.
Enquanto isso, viva um dia de cada vez e comece a fazer escolhas para a pessoa que você quer ser.