Fundadora da GirlZ, uma consultoria de marketing focada em ajudar as empresas a se conectarem e se envolverem melhor com os jovens de hoje, Maddie Bregman trabalhou com algumas marcas conhecidas, incluindo Gatorade, NFL, Nickelodeon, PepsiCo e Burger King. Sua jornada profissional começou em 2017, com uma conexão que ela fez com um único e-mail enviado para um destinatário sem contato prévio. Desde então, motivada por esse sucesso, ela conscientemente selecionou e refinou técnicas para criar e-mails que são notados. Então, em 2020, Bregman deu uma palestra no TEDx destacando como o essa prática moldou sua carreira.
A grande notícia sobre o sucesso de Bregman é que sua abordagem pode ser replicada usando algumas dicas simples.
Faça o e-mail curto e focado
É importante lembrar que executivos e influenciadores com mais visibilidade e responsabilidade já estão inundados de emails e têm pouco tempo disponível, então se você quer aumentar a probabilidade de seu email ser realmente lido, mantenha-o curto e focado. “Mantenha as frases curtas e espaçadas”, diz Bregman. “Isso facilita a leitura.” Ela também lembra que se vender quase sempre repele o leitor. “Não tente um discurso de vendas em um e-mail frio”, afirma. “O objetivo do primeiro e-mail é chamar a atenção de alguém e despertar o interesse.”
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Faça uma pergunta muito específica
Embora possa ser tentador pensar que executivos ocupados estão sentados esperando que estranhos aleatórios entrem em contato para pedir conselhos gratuitos, isso está longe da realidade. Dado o fato de que – assim como a maioria de nós – executivos e influenciadores lutam para completar sua lista diária de tarefas, um convite aleatório de um estranho querendo um conselho vai além da inconveniência. “Pedir um conselho ou chamar para tomar café é algo que muitas pessoas fazem e que muitas vezes não provoca uma resposta”, diz. “Essas pessoas são solicitadas o tempo todo e geralmente não têm tempo para tomar um café com alguém que nunca conheceram.”
Em vez disso, Bregman sugere fazer uma pergunta muito específica. “Por exemplo, ao me preparar para minha palestra no TEDx, pedi conselhos às pessoas sobre falar em público”, afirma. “Mark [Cuban] me disse que adorava ser a pessoa mais jovem da sala, possuir e usar isso a meu favor.” A autora do best-seller do New York Times “Garra: O poder e a paixão da perseverança” e McArthur Fellow, Angela Duckworth, aconselhou: “Conte uma história que tenha começo (suspense), meio (vulnerabilidade) e fim (lições aprendidas). Sugerindo que ela contasse histórias durante sua palestra, a CEO da empresa de lingerie ThirdLove, Heidi Zak, disse: “Seja você mesma (ou seja, use suas mãos, tenha energia). Não tente ser outra pessoa”.
Ao fazer uma pergunta muito específica, ela não apenas recebeu conselhos incríveis de pessoas respeitadas e ocupadas, mas com cada resposta ela estabeleceu uma conexão valiosa.
Mande e-mail para as pessoas certas
Se você tem um ótimo e-mail frio, não cometa o erro comum de enviá-lo para a pessoa errada. Profissionais ocupados raramente vão dedicar um tempo para encaminhar um e-mail frio para um departamento diferente ou uma pessoa-chave para ajudá-lo a obter a exposição certa, então faça a sua pesquisa e certifique-se de que você está entrando em contato com a pessoa mais relevante para a sua pergunta e melhor posicionada para resolver seu problema. Encontrar o contato certo pode ser uma batalha difícil, mas, segundo Bregman, vale a pena o esforço. O LinkedIn pode ser um ótimo recurso para encontrar informações de contato precisas.
Não subestime sua capacidade de fazer contato
Ultimamente, um dos erros mais comuns que você pode cometer relacionado a e-mails frios é simplesmente não clicar em enviar – assumindo que e-mails frios são uma completa perda de tempo. Embora as taxas de resposta possam realmente ser baixas, se for feito corretamente, pode desencadear uma conexão real. “Recebi resposta de pessoas que nunca pensei que me responderiam, o que foi incrível”, diz Bregman. Quando ela entrou em contato com a autora de “Lean In: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar” e ex-COO da Meta (proprietária do Facebook), Sheryl Sandberg, a bilionária não apenas respondeu. Ela também enviou a Bregman uma cópia pessoalmente autografada de seu livro. O e-mail frio de Bregman para o cofundador do Summit Group, Elliott Bisnow, acabou resultando em um bate-papo informativo em uma videoconferência de uma hora. “Ele me deu muitos conselhos que ainda uso hoje.”
Sem dúvida, as taxas de resposta de e-mail frio são notoriamente baixas e esse não é o único, ou mesmo o melhor método para estabelecer um relacionamento profissional, mas pode funcionar. Bregman recebeu conselhos de alguns dos nomes mais influentes nos negócios, e isso não custou um centavo. No entanto, exigiu intenção, persistência e paciência, além da habilidade cuidadosamente refinada na arte de escrever e mandar os e-mails.
A melhor notícia é que qualquer pessoa pode usar essas dicas. Nunca se sabe. Conselhos personalizados de Barack Obama, Oprah Winfrey ou Jeff Bezos podem estar a um clique de distância.
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