Nessa época quase pós-pandemia, os tênis entraram definitivamente para os looks femininos de trabalho. Sapatos, sapatilhas, mules e scarpins não são páreo para o conforto que só um tênis pode garantir. E, enquanto os homens sempre usaram sapatos baixos (incluindo os questionáveis sapatênis), muitas executivas passaram a carreira sofrendo com modelos pontudos e saltos finos. Mas, depois de dois anos usando pantufas, não temos como voltar atrás. Se antes os saltos eram sinônimo de poder, agora essa qualidade está mudando para os tênis confortáveis que trazem mobilidade e descanso.
Leia mais: Look de trabalho: mulheres trocam salto por tênis
Nem todas as áreas e empresas permitem tênis no dresscode, mas muitas delas têm revisado as regrinhas de aparência nesse retorno ao escritório depois do isolamento. Em firmas de advocacia, consultorias e alguns bancos mais convencionais, o visual costuma ser um pouco mais rígido, mas olhe em volta para observar como os líderes estão se vestindo. Esse é sempre um indicador do que você pode colocar no closet.
“Eu adotei o tênis no dia a dia de trabalho e não consigo usar outra coisa: preciso andar até a loja, que fica perto do escritório, ou me deslocar até a fábrica, no interior e circular por lá. Preciso de conforto no meu dia”, diz Ligia Buonamici Costa, CEO da marca de lingerie Liz, que combina terninhos com sneakers durante a semana.
As empreendedoras costumam ter um pouco mais de liberdade de escolha e, se o visual mais despojado combina com a imagem que você quer passar com sua empresa, nenhum problema em adotar mais tênis no look do dia a dia. Os fabricantes há tempos entenderam essa tendência e vêm produzindo modelos que combinam com roupa de trabalho. “Usar tênis no dia a dia está diretamente ligado a minha performance. É meu uniforme: vou desde reuniões de trabalho até a produção de fábrica ou eventos depois do expediente”, diz Patricia Lima, CEO da marca de cosméticos Simple Organic.
Veja aqui algumas opções de modelos que vão bem no ambiente corporativo e indicações de como usar.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022