O psicólogo Daniel Goleman, autor do best-seller inovador, “Inteligência Emocional: Por que pode importar mais do que o QI”, cunhou esse termo em 1995. Desde então, muitos estudos descobriram que inteligência emocional é a qualidade mais importante para uma liderança eficaz.
Uma pessoa emocionalmente inteligente não apenas sabe como gerenciar suas emoções, mas também está ciente de como suas emoções afetam os outros e, portanto, age de acordo quando está em um ambiente social.
Leia mais: 10 habilidades de carreira mais importantes na próxima década
Segundo Goleman, a inteligência emocional é composta por cinco componentes principais: autoconsciência, empatia, motivação, habilidades sociais e autorregulação. Quanto melhor você gerenciar essas áreas, mais emocionalmente inteligente você se tornará. Aqui estão cinco maneiras pelas quais a inteligência emocional pode torná-lo um líder melhor.
1) Maior autoconsciência
É difícil entender as pessoas ao seu redor quando você não entende a si mesmo. Goldman argumenta que a autoconsciência é um dos elementos mais importantes da inteligência emocional porque lhe dá a capacidade de sintonizar suas emoções, você se valoriza e tem clareza sobre suas forças e fraquezas pessoais. Quando você se valoriza, valoriza os outros e os funcionários são mais propensos a dar o melhor de si quando se sentem valorizados.
2) Lidere com empatia
Se você quer tirar o máximo proveito de sua equipe, lidere com empatia. Líderes empáticos são capazes de avaliar uma situação do ponto de vista de outra pessoa. Eles têm a capacidade de sentir as emoções dos outros, o que, por sua vez, faz com que se sintam compreendidos. A maioria das pessoas não gosta de trazer seus problemas para o trabalho. Podem ter vários desafios pessoais, mas pergunte como estão e eles responderão “incrível”. Mas, como as pessoas empáticas podem sintonizar as emoções dos outros, elas não prestam atenção simplesmente ao que é dito, prestam atenção à energia das emoções da pessoa e continuam a conversa com base no que sentem que o indivíduo está vivenciando.
3) Maior motivação
As pessoas emocionalmente inteligentes têm a capacidade de motivar a si mesmas. Eles têm um forte impulso pessoal que os torna comprometidos em alcançar seus objetivos e melhorar a si mesmos. Eles são otimistas e resilientes e veem os obstáculos como oportunidades em vez de só obstáculos. Essa motivação passa para a equipe e os outros profissionais ficam mais inclinados a trabalhar da melhor maneira possível.
4) Melhores habilidades sociais
Um dos elementos mais importantes das habilidades sociais é a comunicação eficaz. É um traço essencial na liderança, pois eles precisam saber como comunicar a visão e a estratégia corporativa aos seus colaboradores de uma forma que os empolgue e os motive a transformá-la em realidade. Além disso, há uma variedade de tipos de personalidade no local de trabalho e um bom gerente deve ser capaz de adaptar seu estilo de comunicação para se adequar às personalidades individuais.
5) Melhor autocontrole
Indivíduos com autocontrole não tomam decisões com base em suas emoções. Eles são muito racionais, calmos e medidos; eles pensam antes de falar e mantêm um alto nível de autocontrole o tempo todo. Além disso, eles são especialistas em gerenciamento de estresse, que é uma qualidade essencial em um ambiente de trabalho de ritmo acelerado. Um líder estressado é igual a uma força de trabalho estressada. Quando os líderes são incapazes de gerenciar seu estresse de forma eficaz, isso tem um efeito cascata.
O estresse no local de trabalho é inevitável, mas como ele é gerenciado determinará se funciona a favor ou contra você. Um líder que grita com seus funcionários quando os números não batem prejudica a cultura da organização. As pessoas acabam perdendo o respeito pela gestão, o escritório se torna tóxico e afeta a produtividade. Mas um líder com um sistema para gerenciamento de estresse ganha a confiança e o respeito de seus funcionários.
Finalmente, se você sente que precisa melhorar suas habilidades de inteligência emocional, existem vários métodos que você pode fazer para conseguir isso. Você pode começar praticando a atenção plena para entender melhor seus sentimentos, para que possa controlar suas emoções negativas, o que permitirá que elas trabalhem a seu favor e não contra você. Além disso, você pode trabalhar em sua autoconfiança. A insegurança é muitas vezes o resultado da decepção consigo mesmo. Praticar a atenção plena também o ajudará a explorar as áreas nas quais você sabe que precisa trabalhar. À medida que você toma uma decisão consciente de trabalhar em suas fraquezas, seus níveis de confiança aumentarão, assim como sua inteligência emocional.