Se você está se sentindo estagnado na carreira, não é mais considerado para promoções ou não vem recebendo convites para entrar em processos seletivos, talvez seja o momento para rever atitudes e fazer sua carreira se mexer novamente. Atualizar seu perfil nas redes para os próximos passos não é o suficiente. Aproveite as conversas sobre desempenho que acontecem nessa época do ano para traçar um plano em conjunto com a liderança e para definir como irá preencher o que falta para dar seus próximos passos.
Leia também: Como fazer seu primeiro currículo
Aqui, cinco itens para você ficar atento:
1. Pare de se preocupar com o perfil do LinkedIn
Normalmente, a melhor aposta para um crescimento imediato é o seu atual empregador, em vez de tentar ser descoberto por algum recrutador externo. Você deve ter, sim, um currículo atualizado e um perfil do LinkedIn pronto que exponham o seu potencial e dêem informações atraentes para possíveis empregadores terem interesse em contatar você. Mas esses dados são apenas um começo de um longo processo de seleção para posições mais seniores.
Como um primeiro passo se você quer crescer rápido, analise a situação do seu atual empregador. Neste emprego, você deve ter uma reputação positiva, uma rede de apoiadores e maior conhecimento sobre como as promoções são decididas – logo, sobre como você deveria seguir nesse processo.
2. Encare sua revisão de desempenho com a perspectiva de crescimento em mente
Não somente assuma que o histórico do seu desempenho é positivo e reconhecido. Mesmo que o seu empregador tenha uma revisão de desempenho específica, ela provavelmente não te dará toda a munição necessária. Este processo, geralmente, é mais focado no que a empresa pode se beneficiar em ter você como empregado. Você precisa da sua própria revisão de desempenho para descobrir a sua trajetória para o crescimento.
Marque uma conversa com o seu chefe, bem como com outros de cargos seniores que têm autoridade para decidir a respeito dos cargos que você deseja. Peça feedbacks a eles tendo em mente, especificamente, o seu potencial para essas posições. Você seria um candidato viável? Se sim, qual seria o seu prazo e como você pode consegui-lo? Se não, o que está faltando?
3. Dê atenção às lacunas mais relevantes ao cargo que você almeja
Fazer um bom trabalho na sua atual posição é insuficiente para conseguir uma transferência a um cargo superior. Às vezes há competências específicas, como em gestão de pessoas ou contabilidade, que não fazem parte das suas responsabilidades no momento. Procure uma maneira de obter novos conhecimentos enquanto mantém o seu atual emprego – peça para o seu chefe expandir as suas responsabilidades e se voluntarie para algo que requeira essas novas competências.
Às vezes há alguns tipos de experiências que você deve ter em sua trajetória, como ter comunicação direta com clientes, lançar um novo produto ou área ou ter uma experiência internacional. Uma vez aconselhei um aspirante à Gerência de Marketing que se deu conta que ter trabalhado fora de seu país era um pré-requisito para o tipo de marketing que queria desenvolver. Infelizmente, o seu então empregador era exclusivamente nacional, então ela sabia que para preencher essa lacuna seria necessário sair de seu emprego.
4. Foque ativamente em posições superiores de outras companhias
Agora, sim. O LinkedIn volta a ser importante.
Você deve ser capaz de preencher as suas lacunas mais relevantes ao ocupar diferentes posições na empresa atual, mas talvez você precise mesmo mudar de emprego se nada mudar. Para garantir que o seu próximo cargo não seja mais do mesmo, foque a sua busca em cargos que permitam crescimento mais rápido. Uma empresa de maior porte pode oferecer essa rapidez. O crescimento pode estar nas responsabilidades que você vai receber – uma equipe maior ou um maior orçamento. Crescimento também pode ser aprender algo novo – ser transferido para outra área, trabalhar no exterior, atender novos mercados ou divergentes clientes.
Já que o objetivo para deixar seu emprego é obter novas competências, expertise e experiências na sua trajetória, você precisará ativamente vender seu potencial para empregadores, recrutadores e outros tomadores de decisão. Seu currículo e perfil do LinkedIn deverão focar mais concretamente no seu impacto para a empresa e menos na maneira como isso foi concretizado. Assim, seu papel não estará confinado a tarefas específicas.
5. Desenvolva-se na sua atual posição enquanto busca uma promoção de verdade
A busca por emprego leva tempo e a seleção para cargos em níveis mais altos normalmente demoram mais. Enquanto você dedica tempo para buscar o novo emprego, também se empenhe em achar oportunidades de crescimento no seu empregador atual. Isso se aplica tanto para aprender novas competências e expandir suas prerrogativas, quanto para aumentar sua visibilidade a superiores e àqueles com quem negociar uma mudança oficial de cargo, uma promoção de designação, um aumento salarial, etc.
A não ser que você tenha certeza que não está sendo considerado para ser promovido ou que a sua empresa congelou todas as promoções, gerencie a sua atual empresa como se fosse uma das suas opções de busca de emprego. Isso significa: continuar a fazer networking com tomadores de decisões e continuar a negociar.
Lembre-se que um “não” pode ser, na verdade, um “não agora”
Mesmo que você já tenha conversado com o seu chefe a respeito de uma promoção e tenha obtido uma recusa, lembre que cada Não é simplesmente uma decisão naquele momento. Se você mudar algo – o que pede, quando pede ou como pede – você pode conseguir uma resposta diferente.
Logo, peça por uma oportunidade de crescimento que não seja especificamente uma promoção. Peça uma promoção daqui alguns meses. Peça de forma mais convincente após você ter a chance de colocar em prática algumas das recomendações acima. Você pode conseguir uma resposta diferente no seu próximo pedido. Pelo menos, você também terá começado uma busca de emprego por fora da sua companhia e terá outras opções no seu radar.