“Seu currículo é ótimo, mas hoje em dia não dá para ficar sem o diferencial da dancinha.” O vídeo da atriz Lara Santana, que simula uma entrevista de emprego na era do TikTok, ironiza a necessidade de marcar presença nas redes para se colocar no mercado.
@larasantana_euA procuração da gatahhh ✨🤪♬ som original – Lara Santana
Mas não é só sobre dancinhas. Profissionais de diferentes áreas, desde cirurgiões e empreendedores até grandes executivos, como a vice-presidente do Grupo Cimed, Karla Felmanas, estão usando a plataforma como vitrine profissional. “Essa exposição vem interferindo de forma muito positiva na minha carreira. Muita gente me conhece agora como ‘Karla Cimed’, viramos uma coisa só.”
Profissionais que já estão surfando na popularidade do aplicativo contam onde chegaram com essa exposição e especialistas avaliam se produzir conteúdo no TikTok pode, de fato, beneficiar a carreira e explicam como usar a plataforma – para além das dancinhas – para se promover profissionalmente.
Alto escalão no TikTok
Quem usa o aplicativo com frequência já pode ter acompanhado um pouco do dia a dia ou dos looks da vice-presidente da Cimed, que entrou no TikTok há quatro meses para se aproximar de colaboradores e clientes. “As pessoas têm curiosidade de saber como é a rotina na Cimed e de uma executiva como eu.”
@karlacimed Vem comigo conhecer o escritório da Cimed !!! #fy #fyp #foryou #viral ♬ som original – Karla Felmanas
Ainda são poucos os líderes que fazem uso do app, como ela e seu irmão João Adibe Marques, CEO da Cimed. A executiva indica que líderes aproveitem essa possibilidade. “Grandes executivos podem usar as redes para amplificar seus conhecimentos, e quem está começando pode ter acesso a isso.”
Esse pode ser um terreno para se destacar, segundo Cadu Altona, sócio-fundador da consultoria de headhunting EXEC, e auxiliar na construção da marca empregadora. “Se bem utilizada, é possível criar uma imagem mais humana e jovial para a sua liderança a partir de uma plataforma como o TikTok.”
Embora a nova rede social ainda não tenha desbancado a preferência do mundo corporativo pelo LinkedIn, ela pode trazer outros aspectos e aumentar a relevância de um profissional entre as parcelas mais jovens da população. “É inquestionável o crescimento do TikTok nos últimos anos e, dependendo do seu perfil, pode criar uma imagem mais atraente e atrair o público com DNA digital.”
O TikTok é uma das redes preferidas dos jovens e disparou em popularidade entre a geração Z, segundo levantamento do Pew Research Center. O app tem 1 bilhão de usuários e foi o mais baixado do mundo no 1º trimestre de 2022 nas lojas da Apple e do Google, com mais de 175 milhões de downloads. A plataforma já está pautando o universo profissional e foi responsável por viralizar o termo #QuietQuitting (traduzido como “demissão silenciosa”), que soma 156,2 milhões de visualizações.
Benefícios para a carreira
Para Raphael Rezende, conhecido nas redes como Rapha do RH, não existe nenhum profissional que não deva entrar no TikTok hoje. Depois de deixar a carreira de advogado e ser head de recrutamento por sete anos em startups como a mLabs, uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, Rezende percebeu a dificuldade dos profissionais em se comportar durante os processos seletivos e hoje, além de ministrar cursos para mulheres subirem na carreira, dá dicas de carreira no Tiktok, onde tem mais de 200 mil seguidores, quase 2 milhões de likes e vídeos com mais de 4 milhões de visualizações.
A criação de conteúdo, segundo Rapha do RH, pode ser um diferencial para profissionais no início da carreira ou em momento de transição. A plataforma testou durante um mês nos EUA o TikTok Resumes, em que os usuários poderiam criar currículos no aplicativo e ser conectados a vagas de emprego.
Rezende reconhece que profissionais de setores mais tradicionais têm uma resistência para produzir conteúdo nas redes, mas reforça a importância dessa exposição. “Para escalar seu negócio e atrair mais clientes hoje você precisa estar na rede social.”
O ator e professor de inglês Tiago Rocha começou a produzir conteúdos bem humorados para ensinar inglês no TikTok em janeiro, mas desde 2020 já fazia vídeos para o Instagram, onde tinha dificuldade em conseguir mais seguidores. Nos últimos 30 dias, Rocha passou de 130 mil seguidores para 587 mil e 20 dos seus vídeos chegaram a 1 milhão de visualizações.
@teachertiagorocha Dessa vez o Teacher foi longe demais. #humor #comedia #ingles #inglesontiktok ♬ som original – Tiago Rocha 🇺🇸 Teacher
Agora ele é embaixador do programa Vem Comigo, criado pelo TikTok para ajudar empreendedores na plataforma. “Eu fiquei surpreso com a resposta do público e em perceber que o TikTok seria uma ferramenta para impulsionar o meu negócio.”
A criação de conteúdo demanda tempo e pode ser vista como mais uma jornada de trabalho. Mas, no caso dele, o esforço se converteu em vendas. Da última turma fechada por Rocha, 65% dos alunos vieram do Tiktok.
Qualquer vídeo pode viralizar na plataforma, já que não depende de números de seguidores ou curtidas para aparecer na página principal. No Instagram, também é possível se conectar com potenciais clientes, mas, segundo Rezende, são ambientes diferentes e que coexistem.
Como usar o Tiktok para promoção profissional
Qualquer plataforma ou rede social pode ajudar a formar sua imagem profissional, mas pode trazer consequências boas ou negativas, dependendo da forma como for usada. Há casos de demissão de pessoas que disseram o seu salário no TikTok ou que publicaram vídeos dançando, por exemplo.
Para se beneficiar da exposição, segundo Altona, da EXEC, é necessário estar alinhado com a cultura e as regras da empresa e ter um conteúdo relevante e direcionado ao público-alvo. O Código de Ética da OAB, por exemplo, não recomenda o uso da plataforma por advogados.
O algoritmo premia em termos de entrega os perfis que conseguem reter os usuários por mais de três segundos nos vídeos. É importante usar as trends adaptando para o seu nicho e criar “infotenimento”, conteúdos que unem informação e entretenimento. Tiago Rocha, por exemplo, viralizou no app com vídeos em que ensina termos em inglês presentes nas letras de músicas de divas pop. “Compartilhar conhecimentos, inovações ou tendências dentro da sua área são boas maneiras de se posicionar nesse universo”, diz o sócio da EXEC.
Ronaldo Marques, head de parcerias de conteúdo do TikTok Brasil, deixa aqui algumas dicas de como usar o aplicativo para promoção profissional.
1. Foque no storytelling
Conte uma história para chamar a atenção do seu público. Mostre o lado divertido da sua marca ou empresa e pense mais em como seu vídeo vai ser visto pelas pessoas.
2. Seja criativo
Experimente recursos como música e locução para transmitir sua opinião. Inspire-se nas tendências da plataforma. Em qualquer área de atuação deve haver situações engraçadas ou curiosas que poderiam ser utilizadas para um conteúdo envolvente.
3. Seja orientado para a plataforma
Explore e aproveite as ferramentas do aplicativo. E lembre-se de que o TikTok é uma plataforma de vídeo que atrai em grande parte um público diversificado. Faça o conteúdo em tela cheia e vertical.
4. Foque na velocidade, não no perfeccionismo
Não se preocupe em tornar seu conteúdo perfeito – apenas seja autêntico com sua marca e rápido. Embarque nas tendências e crie no momento.
5. Aproveite sua singularidade
O TikTok é uma ótima plataforma para engajar e alcançar um público diverso, que muitas vezes não é atraído pela publicidade tradicional. Portanto, quando se trata de criar conteúdo, sempre que possível, seja autêntico e conheça as tendências que acontecem na plataforma.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022