The Epic Mentor Guide: Insider Advice for Girls Eyeing the Workforce from 180 Boss Women Who Know (“Guia Épico de Mentoria: Conselhos para Garotas vindos de mulheres poderosas”, em tradução livre) é o guia de conselhos que as jovens ambiciosas nunca tiveram, mas precisavam desesperadamente. Desde os conselhos de Abbey Wilcox sobre “Preparando seu treino para as Olimpíadas”, até as dicas de Veronica Niele Beard sobre “O que vestir para trabalhar e por quê”, o livro oferece conselhos práticos dados por 180 mulheres bem-sucedidas em diversas áreas e que representam quase todas as esferas da vida profissional.
E todos eles têm uma característica simples em comum: excelência.
No guia, mulheres poderosas compartilham os pequenos segredos que ajudaram a definir suas carreiras e impulsionar seu sucesso. Por exemplo:
· Priti Dalal, head de marketing global do TikTok, compartilha dicas sobre como progrediu em sua carreira na empresa.
· Samantha Thorstensen, que já dirigiu uma escola dentro da NASA, fala sobre como fazer uma entrevista na Estação Espacial.
· A escritora Marie Benedict revela sua visão sobre como escrever seu primeiro best-seller do The New York Times .
· A modelo, atriz e produtora Tyra Banks, explica a importância da preparação excessiva para cada reunião.
Muitas vezes, mulheres ambiciosas e inteligentes caem na armadilha de ticar todos os itens da lista do sucesso apenas para acabarem sufocadas em empresas que estão longe de impulsioná-las a atingir todo o seu potencial.
Com este livro, a fundadora do programa de mentoria para meninas Être, Illana Raia, extraiu aquelas dicas inestimáveis de sabedoria normalmente reservadas para os íntimos, tiradas de conversas individuais. Vai desde grandes ideias que podem transformar o estilo de liderança ou a filosofia de carreira de alguém a dicas práticas e facilmente implementáveis que podem produzir um impacto imediato. (As perguntas abaixo foram extraídas do livro.)
Como criar um perfil que se destaca no LinkedIn
Pergunta: O que destaca os novos perfis do LinkedIn e como aqueles que estão entrando no mundo do trabalho pela primeira vez aproveitam tudo LinkedIn tem para oferecer?
A gerente de marketing da marca LinkedIn, Gaby Wasensteiner, destaca a importância da autenticidade. “Seu perfil é a sua história e isso vai te diferenciar dos demais”, diz. “Dê vida à sua personalidade única por meio de sua foto, imagem de fundo e resumo.”
Wasensteiner incentiva as novatas a ousarem e ampliar suas conexões enviando solicitações de conexão com breves mensagens pessoais para quem trabalha em uma empresa ou em um cargo de seu interesse.
Sobre saber a hora certa de falar
Pergunta: Que conselho você nos daria para criar hábitos inteligentes quando damos nossos primeiros passos no mundo do trabalho?
Modelo plus size, autora e personalidade da televisão que questiona os padrões estéticos, Emme oferece um conselho simples e sábio: “Seja a pessoa que mais ouve em uma sala. Quando chegar a sua hora de compartilhar, você estará bem informada!”.
De fato, ouvir parece ser uma parte subestimada, muitas vezes negligenciada, mas crítica da comunicação. E desenvolver habilidades de escuta aguçada pode ser um diferencial para para futuras líderes organizacionais.
Como começar uma carreira de jornalismo
Pergunta: Qual é o seu conselho para as meninas que desejam ingressar no jornalismo de radiodifusão hoje – quais faculdades, estágios ou atividades você acha mais importantes?
Alisyn Camerota, âncora da CNN norte-americana, traz um ponto que muitas estudantes ambiciosas podem ignorar em sua busca pelas notas altas. “A chave é o networking!”, diz. “Pergunte a cada professor de jornalismo que você tem sobre os melhores contatos na área. Faça um estágio prático – onde você pode fazer textos de verdade – e se relacione com todos que trabalham no veículo”. Ela aconselha manter e alimentar esses contatos para construir sua própria rede profissional.
Como proteger suas ideias
Pergunta: Qual é o momento certo para proteger uma grande ideia com uma patente? Você tem algum conselho para garotas inovadoras que estão entrando nesse processo?
A “mulher das 100 patentes” da 3M, Audrey Sherman, diz: “O melhor momento para proteger uma grande ideia é assim que você puder descrevê-la como nova e útil”. No sistema de “primeiro a registrar” dos Escritórios de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, há vantagens distintas em arquivar mais cedo ou mais tarde. “Para começar, você precisa ser capaz de contar a história de como sua ideia é nova e por que ela é necessária e diferente das ideias patenteadas antes.”
Como elaborar um primeiro livro perfeito
Pergunta: Qual é o seu conselho para aspirantes a autoras prontas para lançar seu primeiro livro , como fazer um ótimo argumento de venda e qual é um erro comum a ser evitado?
Diana Kapp, autora de Girls Who Run The World (Garotas que lideram o mundo), sugere uma mudança de paradigma na forma como alguém pensa sobre a apresentação de um livro. “Mostre em sua proposta como seria o livro proposto em vez de apenas contar. A própria redação da proposta importa tanto quanto a ideia, então já comece com o que seria escrito nele”, explica. Kapp sugere que você se pergunte: “Por que sou a pessoa perfeita para trazer este livro específico ao mundo?”.
O Epic Mentor Guide oferece um vislumbre dos conselhos práticos que mentores experientes podem oferecer a seus liderados mais próximos. Embora os especialistas tenham alcançado o auge do sucesso em seus respectivos campos, suas reflexões nos lembram do famoso ditado: “O talento é distribuído igualmente, mas a oportunidade, não”.
A verdade é que ninguém consegue sozinho. Indiscutivelmente, recorrer a fontes e buscar suporte pode, de fato, fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
(Traduzido do original de Forbes USA por Fabiana Corrêa)