Muitas pessoas chegam ao consultório do terapeuta sentindo-se insatisfeitas, sem inspiração e desconectadas de seus empregos. Elas fazem perguntas como:
- “Estou realmente gostando do meu trabalho?”
- “Por que me sinto tão esgotado depois de um dia de trabalho?”
- “Será que eu gosto do que estou fazendo?”
A falta de satisfação no trabalho pode afetar sua saúde mental, relacionamentos e o prazer geral com a vida. Lembre-se de que você não está sozinho nesse barco de ter dúvida se gosta do trabalho ou não.
Aqui, discutirei três sinais para saber se você está realmente gostando do seu trabalho.
1. Você se interessa por outras coisas além do seu trabalho
Quando você gosta do trabalho, tende a ter um equilíbrio saudável entre o trabalho e outros aspectos da sua vida. Você pode dedicar mais tempo a hobbies e atividades fora do trabalho. Essas atividades extra podem trazer uma maior sensação de alegria e realização à sua vida – e podem ajudá-lo a manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Embora seja importante ter paixão pelo seu trabalho, uma pesquisa divide a paixão em dois tipos, um dos quais é mais saudável que o outro:
- A paixão harmoniosa exige que se exerça uma atividade com senso de equilíbrio e flexibilidade
- A paixão obsessiva, por outro lado, sugere um desejo irresistível de se envolver em uma atividade e se preocupar totalmente com ela
É melhor ser harmoniosamente apaixonado pelo seu trabalho do que obsessivamente apaixonado.
Leia mais: 7 passos para uma transição de carreira bem-sucedida
2. Você entra em um estado de fluxo
Quando você realmente gosta do trabalho, pode entrar em um estado de fluxo. Esse é termo usado na psicologia que significa que você está completamente absorvido em seu trabalho e perde a noção do tempo. Você se sente totalmente engajado e motivado e pode até esquecer o mundo exterior.
De acordo com uma pesquisa, o estado de fluxo pode ser um sinal de verdadeira satisfação no trabalho pois indica que você é desafiado de uma forma agradável e gratificante.
Quando você está em um estado de fluxo, é mais provável que seja produtivo, criativo e motivado, o que pode levar a um trabalho de maior qualidade e melhor desempenho. O estado de fluxo também aumenta a criatividade, aumenta a autoestima e proporciona um maior senso de propósito e significado.
3. Você acha seu trabalho empolgante
Outro sinal de que você encontrou uma carreira que se alinha com seus valores e interesses é se você sente entusiasmo por ela. Quando você verdadeiramente gosta do trabalho e espera pelos desafios e oportunidades que cada dia traz, acordar de manhã é uma experiência muito mais agradável.
Você pode notar uma maior vontade de começar algo, realizar as tarefas e se conectar com seus colegas.
Leia mais: Futuro do trabalho: 19 tendências que irão moldar sua carreira em 2023
Conclusão
Em suma, nenhum trabalho é perfeito e todos nós temos dias ruins e semanas ruins. Contudo, se você se interessar por tópicos fora do trabalho, sentir-se entusiasmado com seu trabalho e frequentemente entrar em estados de fluxo durante o dia de trabalho, é provável que tenha encontrado um bom lugar para si mesmo e que você gosta do trabalho que faz. Seja cauteloso ao seguir uma mentalidade de “a grama é mais verde”. Mas, ao mesmo tempo, nunca tenha medo de fazer uma mudança se e quando sentir que é a hora certa.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
(traduzido por Patrícia Junqueira)