Como consultora de carreira, sempre ouço meus clientes dizerem que querem se destacar no LinkedIn. No entanto, a maioria ignora uma estratégia importante de publicação, que ajuda a aumentar o número de seguidores, ser visto como um líder ou especialista, expandir sua rede e atrair recrutadores que estão em busca de candidatos a empregos. Talvez você seja um executivo e seja visto como a cara da sua empresa. Ou você pode ser um consultor e até um empresário querendo promover seus serviços ou produtos. Fazer publicações no LinkedIn pode ser uma excelente ferramenta para te ajudar.
Postar algo no LinkedIn parece fácil, mas pode levar tempo para ser eficaz. Os clientes da consultoria de carreira geralmente têm dificuldade em pensar no que dizer e alguns admitem que nem sabem como. Outros apenas compartilham notícias da empresa, clicam no botão “curtir” ou escrevem comentários de parabéns nas publicações de outras pessoas – e ignoram completamente o recurso de postagem.
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Denise Novosel, vice-presidente de recrutamento de duas das maiores empresas dos EUA, diz qual é o tipo de publicação que não deve ser feito. “A pior coisa que você pode postar é qualquer assunto negativo sobre seu chefe ou empresa. Você pode estar bravo porque eles te demitiram, mas o LinkedIn é o lugar errado para reclamar. Nossos recrutadores revisam suas postagens antigas para ver o que você está dizendo. E a conversa negativa nos afasta.”
Ela diz também como isso pode impulsionar sua carreira. “As publicações podem elevar o seu perfil. Elas afetam a maneira como os outros te encontram e podem aparecer em diferentes feeds, alcançando mais pessoas. Postar é uma atividade profissional fantástica.”
Publique o que é interessante para os leitores
Quando você compartilha um conteúdo, ele aparece nos feeds de notícias das pessoas com as quais você está conectado. Ninguém vai prestar atenção se sua postagem não disser nada que eles querem ver. Certifique-se de escolher assuntos que irão envolver o leitor. Compartilhe uma dica útil, faça uma pergunta, peça conselhos ou publique um artigo informativo que as pessoas do seu setor devam conhecer ou se importar. Qualquer coisa nova é boa.
Se você for mais ambicioso, crie uma enquete. Por exemplo, publiquei uma pesquisa de opinião sobre trabalho remoto versus no escritório e recebi muitas respostas. Quando outros compartilham o seu conteúdo, isso amplia sua exposição. Também pode chamar a atenção de um recrutador, de um funcionário do RH ou de um cliente em potencial. Mas, para ter sucesso, publique apenas coisas interessantes, úteis ou inteligentes para seus leitores.
Postar no LinkedIn não é algo para fazer uma vez e pronto. É uma estratégia de gestão de carreira e uma atividade regular que você deve fazer uma ou duas vezes por semana, toda semana. Então, coloque na sua agenda um horário para fazer isso. Não deve levar mais de cinco minutos.
Pense um pouco sobre e liste alguns tópicos sobre os quais você pararia para ler. O que chama sua atenção? O objetivo é ter comentários, curtidas e novos compartilhamentos. Defina seu objetivo. Você está procurando melhorar sua marca? Você quer ser reconhecido como um líder ou especialista? Sua intenção é conseguir um novo emprego? Algumas pessoas gostam de expandir sua rede e fazer mais conexões. Seu objetivo vai influenciar o que você diz, com que frequência você publica e continua a construir um público que lê tudo o que você coloca.
O que dizer
Crie um plano que defina os assuntos, fontes, tópicos e cronograma que você seguirá. Uma vez por semana é uma excelente maneira de começar.
A opção mais fácil de criar uma boa postagem é compartilhar notícias de negócios, conteúdo de outras pessoas e artigos relevantes que sua rede acharia interessantes. Assine feeds de notícias e newsletters de diferentes veículos, nacionais e internacionais.
As notícias do momento são as que recebem mais atenção, e o Twitter é uma ótima fonte para isso. Ao postar uma notícia quente, sempre use hashtags, pois elas aumentam a visibilidade da sua postagem. Por exemplo, se você postar uma notícia ou um artigo sobre a Amazon, use hashtags como #Amazon para pegar carona nesse trending topic. Você deve compartilhar rapidamente qualquer conteúdo recente assim que o vir. Se demorar demais, muitos outros já vão ter compartilhado essa notícia, e sua publicação pode facilmente ficar perdida. E se o seu post for sobre uma pessoa, marque-a. Essa tag fará com que a postagem seja enviada para a rede e o feed dessa pessoa.
Artigos relevantes são ótimos para postagem. Eles podem abranger liderança, novas ideias, desenvolvimento pessoal, educação, treinamento ou algo específico para seu trabalho e setor. E claro, algo inspirador, muitas vezes apenas uma frase, também funciona.
Um artigo do Pulse, plataforma de publicação do LinkedIn, sugere postar ckecklists, listas de instruções, fazer uma pergunta, dividir vídeos e estatísticas interessantes ou convidar outras pessoas para compartilhar uma opinião. Essas estratégias podem ser mais eficazes do que apenas postagens de texto.
Não importa o que você poste, sempre seja autêntico. Adicione um comentário pessoal para garantir mais envolvimento do leitor. As pessoas são mais propensas a responder a perguntas como: “O que você acha?” ou “Isso aconteceu com você?” Considere o que seu público gosta, acompanhe perfis de pessoas com muitas visualizações, comentários e novos compartilhamentos para ideias de assuntos. E responda às pessoas que deixam comentários.
Siga pessoas inspiradoras no LinkedIn
Alguns especialistas que passaram para a categoria de Top Voice no LinkedIn criam conteúdo original na plataforma. Procurando alguém inspirador para seguir e compartilhar suas postagens perspicazes e engajadas? Tente seguir Adam Grant, psicólogo organizacional, professor da Wharton Business School e autor best-seller do New York Times. Ele tem 5 milhões de seguidores. As pessoas gostam de ler o que ele tem a dizer. Dê uma olhada e você perceberá rapidamente por que ele consegue tanto engajamento e por que você vai querer compartilhar algumas de suas ideias.
Robin Ryan é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de carreira, já escreveu oito livros e ajuda seus clientes a conseguir empregos, escrever currículos e perfis no LinkedIn e a negociar salários.
(traduzido por Fernanda de Almeida)