Uma das transições mais fundamentais e difíceis de se fazer é deixar de ser uma estrela da equipe para se tornar um líder eficaz. E a mudança de mentalidade que todos precisam é a crença de que “é mais importante acertar do que estar certo”. A diferença:
“Estar certo é ter as respostas.”
“Acertar é criar um ambiente de confiança e capacitar outras pessoas para chegar às respostas certas.”
Fazer essa mudança, da necessidade de “estar certo” para “fazer certo” pode ser difícil porque quase todos os líderes ascendem a posições de liderança por causa de sua capacidade de resolver problemas. Como essa habilidade lhes serviu bem no passado, a inclinação natural, quando sentem uma perda de controle, frustração ou ameaça, é assumir a liderança na resolução de qualquer questão. Mas isso não é mais seu papel. Então reunimos dicas para quem está assumindo a frente de uma equipe.
1) De estrela do time a líder
O sucesso como líder tem tudo a ver com capacitar os outros, desenvolver profissionais e construir relacionamentos fortes para o sucesso contínuo da equipe. A principal ferramenta para realizar essa mudança de mentalidade é o ser coaching dos seus liderados. O coaching requer liderança por meio de perguntas, mas não deve impedir o líder de compartilhar sua experiência, visão ou direção. Liderar com perguntas permite que o você entenda as perspectivas do funcionário antes de tomar uma decisão. Assim, você estará mais mais informado sobre qual caminho é necessário para apoiar o sucesso do funcionário – e consequentemente o seu.
2) Delegar para realizar mais como líder
Líderes eficazes entendem que precisam avaliar continuamente como gastam seu tempo e delegar tarefas e atividades que podem e devem ser realizadas por outras pessoas. Muitos líderes delegam porque acreditam que são “bons demais” ou “importantes demais” para realizar essas tarefas. Entendem que não é mais seu papel. Sabem que, se estiverem focando em atividades que outros podem fazer, acabarão negligenciando as tarefas importantes que dependem apenas deles.
Para que um líder delegue com eficácia, ele deve primeiro avaliar como está gastando seu tempo no momento e identificar as atividades desnecessárias, para se concentrar nos aspectos mais estratégicos de sua função. As perguntas a seguir podem ajudar os líderes a esclarecer suas prioridades.
Quais são as responsabilidades mais estratégicas do meu papel de liderança?
Quais são as atividades que só eu posso fazer para minha equipe?
Que questões importantes requerem minha influência, atenção e autoridade para dar certo?
3) Em vez de “Sim, mas”, use o “Sim, e…”
“Sim, e” é uma poderosa ferramenta de liderança para aumentar a colaboração e a comunicação eficaz. Pense nisso. Você já compartilhou sua perspectiva com um líder e ele respondeu imediatamente dizendo: “Sim, mas” e começou a compartilhar a resposta “certa” para aquele problema? Uma resposta “Sim, mas” faz você sentir que o líder deixou de te ouvir e agora está focado em descartar sua perspectiva e enfatizar a “resposta certa” dele.
Essa abordagem simples “Sim, e” incentiva a confiança, aumenta as possibilidades e promove a solução de problemas. Praticar o uso de “Sim, e” ajuda os líderes a expandir as conversas, valorizando as perspectivas e aumentando a adesão dos outros. Os funcionários se sentirão mais ouvidos e a comunicação flui melhor.
4) Busque feedback regularmente
Independentemente da eficácia de sua liderança, você terá falhas e cometerá erros. Pedir o feedback dos membros de sua equipe demonstra que todos têm espaço para melhorar ao modelar uma mentalidade de crescimento para o desenvolvimento contínuo.
Como compartilhar feedback com um líder é arriscado para os funcionários, você deve agir deliberadamente sobre a criação de um ambiente seguro, dando permissão ativamente e expressando abertura e desejo de receber feedback sobre seu desempenho. Para que um líder receba regularmente um feedback honesto e ascendente, ele precisa minimizar possíveis obstáculos enquanto encoraja os outros:
Pedir feedback com frequência
Ser específico sobre a solicitação de feedback
Evitar a defensiva
Foco não é resolver problemas
Todos os líderes de escala devem entender que o papel principal da liderança não é resolver os desafios e problemas contínuos de sua equipe. A principal responsabilidade de um líder é criar uma cultura em que os funcionários se sintam valorizados, capacitados, capazes e motivados para resolver problemas e fazer bem seu trabalho.
(Texto original da Forbes USA traduzido por Fabiana Corrêa)