A indústria de encontros foi transformada nos últimos anos, com uma infinidade de aplicativos, plataformas e agências de matchmaking oferecendo diversas maneiras de encontrar romance e uma presença crescente de mulheres na condução dos negócios. Na preparação para o Valentine’s Day, o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, aqui estão três empresas casamenteiras dirigidas por mulheres.
Matchmaking executivo
Barbie Adler aproveitou sua experiência como recrutadora de executivos de sucesso, ajudando talentos a encontrar empregos em empresas da Fortune 500, e aplicou a mesma metodologia para lançar a empresa de encontros executivos Selective Search, que trabalha com alguns dos principais atletas, celebridades e executivos de negócios da América do Norte.
Sua mãe era psiquiatra de família e relacionamentos e, desde muito jovem, sempre teve um forte interesse por romance e relacionamentos interpessoais. “Depois da faculdade, tive uma carreira de sucesso na busca de executivos, mas meu verdadeiro desejo era usar essas habilidades em um domínio mais pessoal que poderia ser mais significativo, ajudando as pessoas a encontrar o amor”, diz ela.
Em 2000, embora o namoro online estivesse se tornando mais popular e perdendo seu estigma inicial, Adler identificou uma lacuna no mercado de namoro para uma solução sofisticada para pessoas que construíram uma vida de qualidade, mas não encontraram a pessoa certa para compartilhá-la.
Ela lançou a Selective Search baseada em assinatura, que tem uma equipe de casamenteiros dedicados que usam mais de 225 indicadores pessoais, profissionais e sociais para selecionar cada apresentação com o objetivo de um relacionamento sério.
Leia também: Como não odiar as segundas-feiras
O negócio desempenhou um papel fundamental na união de cerca de 4 mil casais, levando a quase 2 mil casamentos e centenas de famílias iniciadas. Um terço (34%) dos clientes encontrou seu par na primeira apresentação, e a própria Adler encontrou o amor por meio de sua empresa.
“Nossos clientes veem nossos serviços como um investimento, não uma despesa, uma filosofia, à medida que a decepção no namoro e a fadiga do aplicativo se tornam mais comuns”, afirma. “Estamos vendo tendências em direção a mais serviços premium, benefícios que normalmente são incluídos em um serviço de casamento de luxo, à medida que mais pessoas percebem o valor de trabalhar com especialistas para preservar seu tempo e privacidade enquanto procuram seu verdadeiro amor.”
Amor no campo
Tendo crescido em uma fazenda, as irmãs Lucy Reeves e Emma Royall estavam muito familiarizadas com os desafios de conhecer pessoas em um ambiente rural. Em 2006, enquanto tomavam um drinque em um pub, eles criaram seu negócio de namoro Muddy Matches. “Havia sites de namoro, mas a maioria era voltada para pessoas que moravam em vilas e cidades”, diz Reeves. “Não havia um equivalente para pessoas que vivem no campo, então decidimos criar o nosso próprio.”
Inicialmente, eles enfrentaram problemas para encontrar pessoas suficientes para se inscrever, então eles se voltaram para seus amigos solteiros para dar o pontapé inicial. Eles também realizaram competições com prêmios para a adesão. Em 2007, quando a plataforma entrou no ar, eles tinham cerca de mil perfis.
Outro desafio foi o marketing do novo site. Com um público rural amplamente disperso, eles pegam a estrada para divulgar sua mensagem no nível de base. “Compramos um motorhome de segunda mão, o vestimos para parecer uma casa de campo com telhado de palha e partimos para uma turnê de nove semanas pelo Reino Unido, que apelidamos de nossa Muddy Marathon, organizando eventos em pubs e visitando muitos projetos de diversificação agrícola.
Seus esforços valeram a pena. Muddy Matches agora tem 330 mil membros ativos e atrai mais de 5 mil novos registros mensais. “Nosso melhor anúncio é que funciona”, diz Reeves. “Tivemos casamentos que terminaram em casamento e é incrível pensar que alguns de seus filhos, ‘mudlings’, serão adultos em alguns anos.”
Virando local e ficando pessoal
O Ignite Dating foi lançado em 2020 depois que sua fundadora, Michelle Begy, que já havia trabalhado com uma das maiores agências de apresentação do Reino Unido, identificou uma lacuna no mercado em que pessoas bem-sucedidas e com pouco tempo procuravam uma maneira diferente de namorar. “Eles estavam cansados de aplicativos trabalhosos e queriam ser mais prescritivos em relação ao que queriam de um parceiro. Prestando muita atenção às necessidades dos meus clientes, nasceu o Ignite Dating.”
Os clientes têm um casamenteiro dedicado para guiá-los em todas as etapas de sua jornada de namoro, o que significa que eles não precisam navegar sozinhos em uma busca pelo amor. Apresentações selecionadas a dedo são feitas usando uma mistura única de perfil de personalidade, experiência e intuição.
“Eles preferem a discrição que vem com matchmaking profissional, pois isso significa que não há necessidade de ter uma presença online”, diz Begy. “Eles frequentemente se inscrevem em agências de introdução para se afastar da loteria de ‘deslizar para a direita’ intensiva em mão-de-obra em favor de uma abordagem mais tradicional de introduções de qualidade em vez de quantidade.”
Atualmente, 75% dos clientes estão caminhando para um relacionamento séria no quarto encontro. Begy optou por um modelo de franquia para expandir os negócios em todo o Reino Unido, com planos de expandir as duas franquias atuais para 12 até 2025. A entrada na oportunidade de franquia é de £ 35 mil, com um salário de seis dígitos alcançável no terceiro ano. Master franqueadores também estão sendo procurados na Austrália e em países europeus.
“Temos como objetivo oferecer um atendimento mais localizado e personalizado, pois nossos franqueados entenderão onde o cliente mora e os tipos de pessoas naquela localidade”, diz Begy. “Namorar em um ambiente rural é diferente de encontrar um parceiro em Londres, para que os franqueados possam oferecer os melhores conselhos e apresentações com base em seu conhecimento local.”