Recém-formada em engenharia civil, Sheyla Resende se inscreveu no programa de trainee da construtora e incorporadora brasileira Gafisa, em 2009. Em 2010, iniciou sua trajetória na empresa, onde agora assume o cargo mais alto, de CEO, e diz o que fez para chegar lá. “Os desafios do setor, até hoje liderado por homens, me forçaram a buscar uma atuação com ênfase técnica e de alta performance, indicadores universais de reconhecimento.”
Há quase 14 anos na Gafisa, Resende passou por algumas áreas na companhia, e desde 2019 ocupa cadeiras executivas de gestão de pessoas. Isso em um momento em que ser diretor de recursos humanos está se tornado um caminho mais comum para chegar ao cargo de CEO e assumir mais responsabilidades na empresa. “A experiência na gestão de pessoas me trouxe o olhar humano que é um dos principais pilares de qualquer negócio atualmente”, diz a executiva, que desenvolveu habilidades como empatia e liderança nesse período.
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A nova CEO diz como foi de trainee a presidente da construtora e o que é mais importante – especialmente para executivas mulheres – para assumir essa posição em uma grande empresa.
O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores de alimentos e aeronáutico. Juliana Bonamin é a nova vice-presidente de vendas da Mondelez, Dimas Tomelin, vice-presidente de estratégia, digital e inovação da Embraer, e Carol Dias assume como diretora de RH da Kraft Heinz.
Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira?
Sheyla Resende: A faculdade de engenharia civil me deu a capacidade de ver o macro e gerir projetos, garantindo uma boa execução seja de uma obra, um projeto ou gestão de pessoas. Além disso, o cenário sempre competitivo no setor me exigiu buscar capacitação e me tornar uma profissional com perfil mais dinâmico, com habilidades e competências diversificadas. Isso fez de mim uma profissional determinada, em busca constante por novos desafios e sempre atualizada dos mais diferentes assuntos.
F: Você entrou como trainee e chegou à presidência. Como se destacar no início da carreira e subir na mesma empresa?
SR: No início, eu tinha muita convicção de que naquele local estaria a oportunidade de me desenvolver, fosse com treinamentos de capacitação com grandes instituições de ensino, job rotation, treinamentos internos para conhecimento do negócio, áreas e processos e ainda com o exemplo de grandes líderes. Aproveitar as oportunidades, ter entregas consistentes, aderir à cultura da empresa, absorver conhecimento, conhecer profundamente o negócio, executar a estratégia e somar dedicação a tudo isso para a gestão de pessoas.
F: Quais habilidades foram mais importantes para desenvolver e chegar a essa posição?
SR: A minha construção de carreira me ajudou a ter habilidades como dinamismo, resiliência, adaptabilidade, além do conhecimento do ciclo do negócio, que tornou mais assertivas as tomadas de decisão. Esse conhecimento também me deu mais autonomia e facilidade de gestão, porque eu sabia quem acionar e os caminhos para resolver certas questões rapidamente. E assim foi durante todo o meu crescimento de carreira.
F: Quais habilidades e características você busca em um profissional da sua equipe hoje?
SR: Acredito que a disposição a aprender sempre, se adaptar, com foco em resultados, e ter em mente que a formação é constante. O profissional precisa entender que o mercado e o conhecimento mudam a cada hora. Aqui na Gafisa, estimulamos muito o desenvolvimento de profissionais que tenham a inovação como uma premissa do trabalho. Na nova cultura organizacional, os pilares de inovação e “senso de dono” são estimulados constantemente.
F: O que você indica, tanto em termos de habilidade quanto de formação, para quem quer chegar à presidência de uma grande empresa?
SR: A minha dica é estar em um ambiente que favoreça o crescimento, com uma cultura organizacional que esteja alinhada com o seu propósito. Isso faz muita diferença. Trabalhar com foco e resiliência e entender que você é peça fundamental para o negócio é importante. Isso permite que você esteja sempre aberto às oportunidades e a trabalhar de forma colaborativa. Além disso, é necessário se manter atualizado, ainda mais num mercado como o da construção civil, em que a antecipação de tendências é algo fundamental. Afinal, as pessoas compram um imóvel que será entregue em três anos. Temos que conseguir entregar um produto que esteja atual e moderno anos à frente. Isso exige uma capacidade de inovação constante dos times para conseguir acompanhar as mudanças.
F: E o que você diria especificamente para as mulheres?
SR: Diria sobre a importância de ser protagonista da sua própria carreira, de não se deixar intimidar por ambientes predominantemente masculinos, não ter receio de expor opiniões e pontos de vista. Os desafios do setor, até hoje liderado por homens, naturalmente me forçaram a buscar uma atuação com ênfase técnica e de alta performance, indicadores universais de reconhecimento. Hoje entendo que uma atuação multidisciplinar, com ênfase na visão de negócio, também é uma forma de “driblar” quaisquer resquícios de resistência às lideranças femininas.
Por quais empresas já passou
Toda a minha carreira em construção civil foi desenvolvida na Gafisa
Formação
Engenharia Civil na Universidade Federal de Juiz de Fora
Primeiro emprego
Trainee na Gafisa
Primeiro cargo de liderança
Coordenadora de obras
Tempo de carreira
Quase 14 anos
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias.
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A Mondelēz International anunciou a promoção de Juliana Bonamin a vice-presidente de vendas. A executiva, que desde 2020 lidera o time de trade da empresa no país, tem mais de 20 anos de experiência na área e passagem pela British American Tobacco, principal controladora da Souza Cruz.
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A Embraer criou duas novas vice-presidências, de compras globais e estratégia, digital e inovação, que serão lideradas por Roberto Chaves e Dimas Tomelin (foto), respectivamente. Chaves está na Embraer desde 2001 e já ocupou diferentes posições sênior na área de suprimentos, incluindo a gestão de fornecedores na fábrica de Harbin, na China. Tomelin está há 21 anos na empresa e há 3 como diretor de estratégia corporativa.
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Carol Dias é a nova diretora de RH da Kraft Heinz, dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices no Brasil. A executiva antes era gerente de people & performance Brasil e esteve à frente de mudanças importantes na área de diversidade e inclusão e em relação ao engajamento dos colaboradores. Ela também já passou por empresas como MSD e BRF.
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A Samsung promoveu o executivo Mario Sousa a head da divisão de Consumer Electronics, liderando as ações de vendas, operações e marketing da área. Sousa está na empresa há dez anos e ocupava o cargo de diretor sênior de marketing da divisão Mobile Experience. O executivo tem mais de 20 anos de carreira e passagens pela Accenture e Johnson & Johnson.
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O Grupo Petrópolis, dono das marcas Itaipava, Petra e Crystal, anuncia a chegada de dois novos executivos na área de marketing, Christina Larroude e Diego Santelices. Christina será responsável por toda comunicação do grupo e Diego, pela comunicação externa. A executiva tem mais de 20 anos de experiência, com atuação em grandes empresas como P&G, J&J, Camil Alimentos e Lactalis. Já Diego fez carreira em agências de publicidade e em empresas como Avon, Latam e Electrolux. (na foto, Diego Santelices, Danielle Bibas, vice-presidente de marketing, e Christina Larroude).
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Adriano Alvim de Oliveira assume como diretor executivo de Operações e Supply Chain da farmacêutica Cimed. O executivo vai liderar as operações das duas fábricas da farmacêutica, localizadas em Pouso Alegre (MG). Com mais de 30 anos de experiência, foi responsável pela implantação de uma fábrica do laboratório Aché, e tem passagens pelas empresas IBM e Westrock.
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Poliana Sousa é a nova líder de personal care da Unilever no Brasil, à frente das estratégias de marcas como Dove, Rexona, Axe, Lux, Lifeboy e Close-up. Sousa era líder da Coca-Cola na América Latina e também já foi diretora de marketing da P&G.
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A Reckitt Hygiene Comercial, parte da multinacional dona de marcas como Veja, Vanish e SBP, anunciou Erica Cappellano como head de mídia e transformação digital no Brasil. A executiva, com 14 anos de experiência na área, entrou na empresa em 2019 como gerente de mídia e também já passou por agências de publicidade.
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Eduardo Kaminitz Peres é o novo CEO da Multiplan. O executivo, atual vice-presidente de operações, está na empresa desde 1988 e assume no lugar de seu avô, José Isaac Peres (foto), fundador e CEO há 50 anos.
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A multinacional de tintas PPG, listada na bolsa de NY, anunciou Marizeth Carvalho como gerente geral para América Latina Sul e diretora global de Tintas em Pó em sua divisão de Tintas Industriais. A executiva será responsável pela estratégia de crescimento da empresa no Brasil, na Argentina, no Chile, Paraguai e Uruguai, e pelos negócios globais de tintas em pó. Carvalho tem mais de 35 anos de experiência na indústria de tintas, e seu cargo mais recente foi o de gerente geral para revestimentos industriais da PPG para Américas, baseada nos EUA. Antes de ingressar na PPG, ocupou cargos comerciais e de vendas em grandes empresas multinacionais do setor.
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A Adjust, plataforma mundial de analytics mobile, anunciou a executiva Marina Andriolli como a nova country manager para o Brasil. Graduada em psicologia e com MBA em gestão estratégica e econômica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Andriolli possui mais de 20 anos de experiência na área comercial nos setores de varejo e serviços. Ela também é uma das criadoras do Women in Growth, grupo fundado em janeiro de 2022 para compartilhamento de conhecimento e experiências entre mulheres profissionais da área de growth marketing.
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A AgileThought, empresa global de tecnologia, anuncia a chegada de Carlos Gordilho como general manager, responsável pela operação no Brasil. Com mais de 22 anos de experiência no mercado de tecnologia, Gordilho acumula passagens pelo Grupo Telefônica, Accenture e IBM, e mais recentemente, pela ThoughtWorks, onde contribuiu para o IPO na Nasdaq.
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Karina Andrade é a nova diretora nacional de ramos elementares da It’sSeg, terceira maior corretora de seguros do país especializada em gestão de benefícios. Os executivos Pedro Bulsoni e André Teixeira assumem posições de superintendentes na empresa.
A Mondelēz International anunciou a promoção de Juliana Bonamin a vice-presidente de vendas. A executiva, que desde 2020 lidera o time de trade da empresa no país, tem mais de 20 anos de experiência na área e passagem pela British American Tobacco, principal controladora da Souza Cruz.