Os últimos meses foram marcados por cortes em massa. A Microsoft anunciou a demissão de 10 mil funcionários, o Google, de 12 mil, a Dell, 6 mil, o Spotify, de 6% do seu pessoal e o PayPal, de 7%. No Brasil, startups como Enjoei e os unicórnios Nubank, Unico e Frete.com também cortaram seu quadro de colaboradores. E, no ano passado, muitas outras empresas já haviam tido demissões em massa.
O número de postagens “#opentowork” no LinkedIn aumentou mais de 20% em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a plataforma. Se você foi recentemente impactado pela onda de demissões e também está #opentowork, saiba como anunciar isso no LinkedIn da melhor forma possível, evitando constrangimentos e atraindo recrutadores para aumentar a sua chance de recolocação.
Leia também: Retenção de talentos: o que fazer para segurar os melhores
É bem-visto fazer um post de demissão no LinkedIn?
É importante anunciar que você está saindo da empresa e deixar claro que, agora, pode estar aberto para outras possibilidades, seja empreender ou um novo emprego. “O post deve ser breve e profissional, abrindo portas para novas possibilidades”, diz Bianca Machado, diretora da consultoria de RH Adecco.
Devo escrever algo ou apenas colocar o selo “#opentowork”?
“Sem dúvidas a postagem terá muito mais impacto do que simplesmente utilizar o selo”, afirma Carolina Rodrigues, Top Voice do LinkedIn e associada de recrutamento da consultoria americana de gestão Bain & Company. Fazer uma postagem alerta suas conexões a respeito da sua disponibilidade e te ajuda a manter o networking nesse momento de recolocação. “Ambas as ações não conseguem substituir uma das melhores práticas durante um processo de recolocação: um networking bem feito”, diz Machado, da Adecco.
Como postar sua demissão da melhor forma
- Não vá correndo fazer textão. Espere o momento certo para esfriar a cabeça e escrever de forma profissional para não gerar o efeito contrário do que você busca;
- Seja breve. Busque ser sucinto e assertivo, focando em incluir palavras-chave da sua área ou da área em que esteja buscando recolocação;
- Não é necessário dizer o motivo da demissão. “O famoso ‘menos é mais’ se encaixa bem por aqui”, diz Machado. Em casos de demissão em massa pode ser interessante mencionar, sugere Rodrigues.
- Faça uma lista dos principais projetos que participou, contribuiu ou liderou; busque evidenciar seu grau de relevância em cada um deles; mencione atividades-chave que executava em seu dia a dia;
- Construa um resumo das suas experiências idealmente em formato de bullet points;
- Mencione suas principais conquistas sem esquecer de pares, líderes e colegas que te apoiaram durante a sua trajetória;
- Deixe seus contatos e reforce seu networking inclusive depois de conseguir uma nova oportunidade;
- Inclua imagens de campanhas, eventos e palestras, caso você tenha;
- Revise o português e mantenha um tom positivo e verdadeiro, demonstrando que já se sente pronta ou pronto para novos desafios.
O que evitar
Evite construções clichês como “fechando um ciclo” e “encarando novos desafios”. E também não é hora de lavar roupa suja, com indiretas ou uma mensagem negativa. A notícia, por si só, já não é das melhores. “Cuidado com posts ‘caça-like’, pois é exatamente o contrário do que é buscado por headhunters ou empregadores.”
O que os headhunters querem ver
Textos sobre demissão dizem muito sobre as soft skills, ou as habilidades emocionais daquele profissional. “Algumas pessoas utilizam o espaço como um desabafo e acabam assustando os recrutadores”, diz Machado. Segundo ela, os headhunters procuram entender o perfil de cada profissional por meio da forma que interagem nas redes sociais e profissionais de maneira geral. “Profissionais que conseguem se expressar bem em poucas linhas, que também se despedem de forma elegante e discreta sem gerar rumores negativos e sim uma torcida positiva das pessoas com quem já trabalhou.”
Como fazer com que o post chegue até as pessoas certas
“Palavras-chave são a chave”, diz a Top Voice do LinkedIn Carolina Rodrigues. Os recrutadores chegam até potenciais candidatos principalmente por meio de buscas desses termos. “Quanto mais palavras-chave você tiver para determinados cargos ou posições, mais o buscador vai me apresentar seu perfil”, diz. A plataforma também privilegia perfis com todos os campos preenchidos e que são mais ativos. “As redes funcionam de acordo com algoritmos”, diz Machado. Ou seja, quanto mais você interagir e usar os recursos da plataforma, maior a chance do post atingir suas conexões ou até ir além delas.
Pode entrar em contato com recrutadores?
Também é possível ser mais assertivo e entrar em contato diretamente com pessoas da sua rede ou headhunters e empregadores, desde que já haja um vínculo estabelecido antes dessa abordagem. “Pense que ele recebe milhares de abordagens diariamente. Por que ele lembraria ou priorizaria o seu currículo?”, questiona Rodrigues, que recomenda manter conexões com outros profissionais da área. Bianca Machado também chama a atenção para o fato de que as mensagens precisam ser customizadas. “Nada de copiar e colar, dedique seu tempo e busque conexão verdadeira com as pessoas.”
Outras atualizações
Além de deixar sua rede ciente da sua situação profissional, há outras atualizações para fazer no LinkedIn. “Atualize seu currículo e resumo no LinkedIn a cada seis meses, mesmo que esteja feliz em seu atual trabalho”, diz Rodrigues. “Inclusive, você já atualizou o seu neste início de 2023?” Você também pode usar esse momento para chamar mais atenção para seu perfil. “Se arrisque na produção de artigos no LinkedIn para divulgar suas habilidades e expertise”, sugere Machado.
Para além do LinkedIn
Atualizações feitas, aproveite esse momento para pôr as leituras em dia, reforçar seu networking entrando em contato com pessoas da sua rede e até ampliando, participar de feiras e eventos com profissionais da sua área – e manter essas boas práticas após a recolocação. “É um processo contínuo que vai contribuir para seu crescimento pessoal e sem dúvidas acelerar a sua carreira”, diz Machado.
Exemplos do que postar no LinkedIn
- Vocês devem ter percebido que eu adicionei o selo #opentowork à minha foto de perfil do LinkedIn, pois acabei de ser informado de que faço parte de uma grande demissão devido a uma reorganização corporativa. Estou procurando um cargo de ____ e gostaria de receber toda e qualquer ajuda. Remoto, híbrido ou no escritório. Eu moro na cidade ___, então uma oportunidade aqui seria preferível. Obrigado!
- Olá a todos, estou à procura de uma nova oportunidade e gostaria muito do seu apoio. Agradeço antecipadamente por quaisquer conexões, conselhos ou oportunidades que possam me oferecer.
- Hoje a ___ anunciou demissões em toda a empresa e, infelizmente, fui um dos funcionários afetados. Reconheço que não estou sozinho nessa situação e sei que a economia e o setor de tecnologia têm sido difíceis, mas nunca acreditei que isso aconteceria comigo. Apesar da situação, agradeço todas as experiências e às pessoas maravilhosas que conheci. Fiquei emocionado com o apoio de todos. E quaisquer oportunidades, referências e conselhos são muito bem-vindos. #demissões #tech #opentowork