Passar um tempo no Instagram ou no TikTok expõe usuários a dezenas de anúncios de marcas e negócios, cujos produtos são usados e promovidos pelos influenciadores mais famosos. Não é difícil entender a razão por trás disso. 61% dos consumidores confiam mais nas recomendações de influenciadores, e apenas 38% confiam em conteúdos publicitários produzidos pelas marcas. Isso mostra que, muitas vezes, o que pode estar faltando na relação do consumidor com o produto é uma boa recomendação.
Leia também: 5 dicas para desenvolver disciplina
Escolher o influenciador certo para divulgar o seu negócio vai além de encontrar alguém com centenas de milhares de seguidores no Instagram. Na verdade, uma campanha de marketing de influência de sucesso depende de uma estratégia que se adeque às suas necessidades.
Defina suas intenções com o marketing de influência
O melhor influenciador para fazer parceria vai depender do seu objetivo. Determine o público-alvo que você quer trazer para o seu negócio e como você quer engajá-lo.
Nem todas as redes sociais foram criadas da mesma maneira e, assim, a maioria dos influenciadores digitais têm uma ou duas plataformas em que os seguidores engajam mais. Dependendo dos seus objetivos, você pode precisar de diferentes plataformas. Mais de 60% dos usuários do Instagram têm entre 18 e 34 anos, enquanto o Facebook, que tem o maior número de usuários nos EUA, conversa com pessoas mais velhas. O TikTok tem as maiores taxas de engajamento quando comparado a outras plataformas, mas o LinkedIn é conhecido por ser melhor em direcionar as publicações ao seu público-alvo e trazer mais conhecimento sobre as marcas.
Todos esses fatores são relevantes para determinar com quais influenciadores fechar parcerias. Pense no público que você quer atingir. Quem serão os usuários do seu produto? Quem pode se beneficiar dele? Depois, escolha as plataformas que o seu público-alvo mais usa e comece a sua busca por influenciadores usando essas redes.
Procure estes perfis
Imagine como seria o perfil do consumidor do seu produto e, depois, tente encontrá-lo em um influenciador. Use hashtags relacionadas à sua indústria para encontrar pessoas do ramo que já têm uma audiência consolidada. Se está buscando expandir seu público para além de determinado nicho, busque influenciadores que sejam apelativos a pessoas de fora da sua área. Influencers que não têm experiência ou credibilidade em determinada indústria também podem ser ótimos parceiros se o seu produto se encaixar no estilo de vida ou nas necessidades deles.
Aprenda sobre os níveis de influência
Um influenciador com mais seguidores nem sempre é a melhor escolha quando se trata de levar o seu negócio para mais pessoas. Criadores com muitos seguidores correm o risco de ter uma taxa de engajamento mais baixa – e provavelmente vão cobrar mais caro para promover sua marca. Um influencer com com um número menor, mas considerável, de seguidores, pode ser o que você precisa. Separe os influenciadores que você encontrar em níveis com base em seus seguidores. Depois, determine qual tamanho de público atende melhor às suas necessidades.
- Nanoinfluenciadores: de 1.000 a 10 mil seguidores.
- Microinfluenciadores: de 10 mil a 50 mil seguidores.
- Influenciadores de médio porte: de 50 mil a 500 mil seguidores.
- Macroinfluenciadores: de 500 mil a 1 milhão de seguidores.
- Megainfluenciadores: 1 milhão de seguidores ou mais.
Verifique a legitimidade
A última coisa que você quer fazer é iniciar uma parceria com um influenciador que tenha conseguido seguidores com contas falsas de usuários. Certifique-se de que o trabalho do influenciador é verdadeiro antes de entrar em contato.
Dê uma olhada em algumas das contas que seguem esse influenciador. Elas têm algum post? Quantos seguidores elas têm? Contas falsas provavelmente terão poucas postagens, ou, se tiverem, provavelmente seguirão mais contas do que seu número de seguidores. Depois, dê uma olhada no engajamento nas postagens do influenciador. Ter milhares de seguidores, mas receber poucas curtidas em uma publicação é outro forte indicador de que a maioria dos seus seguidores são perfis falsos.
Se você realmente quer ser minucioso, utilize ferramentas online para te ajudar a descobrir se o influenciador é verdadeiro mesmo.
Tenha uma relação com o influenciador
Uma campanha de marketing de influência bem-sucedida não é uma transação única. As ações mais eficazes vêm de influenciadores que têm parcerias longas e consolidadas com as marcas que estão promovendo.
Mantenha o diálogo aberto com o influenciador. Que feedback eles têm para você ou para o seu produto? Que ideias eles têm para promover sua marca?
Influenciadores com habilidades de criar o próprio conteúdo provavelmente terão ideias criativas para complementar a sua campanha. Isso não apenas te ajudará a destacar sua campanha de marketing de influência das milhares de outras que estão nas redes sociais, mas também tornará sua publicidade mais pessoal para o influenciador. Isso é fundamental, já que os consumidores desejam autenticidade. Escolha um influenciador que criará algo real para o seu negócio.
* Ashley Stahl é colaboradora da Forbes USA. Ela é coach de carreira, escritora, palestrante e dona da CAKE Media, agência criadora de conteúdo.
(Traduzido por Gabriela Guido)