Já está disponível, nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store, a edição 106 da revista, que destaca a lista dos 10 melhores CMOs do Brasil em 2023. Nesta quarta edição da Lista Forbes de Melhores CMOs do Brasil, destacamos 10 talentos que conseguiram traduzir com brilhantismo o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas, valorizando ainda mais as poderosas marcas que representam: Boticário, GM, Mastercard, Mondelēz, Nestlé, NotCo, PepsiCo, Reckitt, Smiles e Vivo.
No editorial, o editor-chefe, José Vicente Bernardo, escreve sobre a estratégica função do CMO: “Os bravos profissionais de marketing precisam ter o olhar aguçado para um pacote que inclui mudanças bruscas no comportamento do consumidor, demandas sociais e ambientais crescentes, propósito, novas tecnologias e um ambiente inflamável que, em questão de minutos, pode levar uma imagem (entendida como reputação) às alturas, como um balão, ou incinerá-la, novamente, como um balão. No meio desse bombardeio, precisam se destacar da concorrência e levar uma imagem vencedora e vendedora ao público”.
Veja abaixo quem foram os eleitos. Para saber mais sobre cada um deles, leia a reportagem completa na revista, disponível aqui. ou nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store.
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Victor Affaro/Forbes Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International
“Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”
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Victor Affaro/Forbes Beatriz Bergamaschi Cabral, CMO da Smiles
“Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização.”
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Victor Affaro/Forbes Cecilia Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos
“Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”
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Foto: divulgação Christianne Rego CMO da GM do Brasil
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Márcio Amarall/Forbes Fernando Machado, CMO da NotCo
“A meu ver, a posição de CMO evoluiu bastante nos últimos anos. sinto que as marcas que mais admiro têm CMOs que são quase que o braço direito do CEO.”
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Victor Affaro/Forbes Ionah Kochen, VP de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil
“Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital.”
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Victor Affaro/Forbes Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo
“Mais que visibilidade pela performance, a Rayssa fortalece o engajamento com diferentes comunidades, visto que os atletas, em geral, têm assumido papel de influenciadores naturalmente, pois o público que os acompanha quer conhecê-los em outras esferas.”
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Victor Affaro/Forbes Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário
“Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa.”
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Victor Affaro/Forbes Renata Vieira, CMO da Reckitt
“Acredito que simples, ousado, humano e colaborativo são quatro palavras que definem o futuro do trabalho do marketing. Para mim, a colaboração é essencial para ajudar a transformar o mundo.”
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Victor Affaro/Forbes Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil
“Os insumos para a compreensão do que é atraente para o consumidor podem advir de uma exposição de arte, de uma série que viraliza nas redes, ou de um novo modelo de festival de música.”
Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International
“Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”
Os outros destaques da edição incluem um especial sobre consórcios, negócio que no ano passado movimentou R$ 252 bilhões e realizou sonhos como casa própria, carro novo, estudos, cirurgias plásticas etc. para 9,4 milhões de pessoas no país. Mostramos também para onde vai a inteligência artificial pós-ChatGPT, destrinchamos o mercado da menopausa e desenhamos o mapa da soja no Brasil. Em ForbesLife, conheça o novo e original negócio do apresentador Rodrigo Faro e viaje por lugares como Maldivas, Portugal, Grécia…
Leia também nesta edição:
Colunistas
Tabagismo e vaping: políticos e autoridades de saúde pública fogem da realidade, Steve Forbes
Verde que te quiero verde, Mario Garnero
O samba enredo do orgulho e do legado, Flávio Rocha
Você sabe a diferença entre ser rico e ser próspero?, Flávio Augusto da Silva
Sobre felicidade e IA, Nelson Wilians
Ciência e civismo, Roberto Rodrigues
Múltipla escolha, Donata Meirelles
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