A Microsoft divulgou hoje (16) seus planos mais recentes para colocar a inteligência artificial nas mãos de mais usuários, respondendo a uma série de lançamentos esta semana de seu rival Google com atualizações para seu próprio software de escritório amplamente utilizado.
A empresa de tecnologia apresentou um novo “copiloto” de inteligência artificial para o Microsoft 365, seu pacote de produtos que inclui documentos do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint e e-mails do Outlook.
Liberada pela primeira vez a clientes empresariais selecionados para teste, a inteligência artificial oferecerá um rascunho nesses aplicativos, acelerando a criação de conteúdo e liberando o tempo dos funcionários, disse a Microsoft.
A empresa, que está superando seus concorrentes por meio de investimentos na criadora do ChatGPT, a startup OpenAI, também apresentou uma nova experiência de “chat de negócios” que pode extrair dados e executar tarefas em aplicativos com o comando escrito de um usuário.
Em uma das maiores atualizações da empresa na quinta-feira, a Microsoft disse que a inteligência artificial pode abrir a magia computacional de seu software de planilha Excel — há muito tempo domínio de analistas treinados — para qualquer pessoa capaz de descrever um cálculo que gostaria em texto simples.
A Microsoft também disse que a inteligência artificial pode resumir tópicos de e-mail e reuniões virtuais à medida que ocorrem em seu software de colaboração Teams, semelhante às notas ao vivo da inteligência artificial que o Google demonstrou aos repórteres esta semana.
A nova experiência de bate-papo de negócios da Microsoft também pode responder a uma pergunta como “diga à minha equipe como atualizamos a estratégia do produto”, seguindo informações de uma manhã inteira de emails, reuniões e tópicos de bate-papo, disse a empresa.