Na última semana, a consultoria global Interbrand divulgou seu levantamento com as marcas mais valiosas do Brasil, liderado pelos bancos Itaú e Bradesco. A companhia leva em conta o potencial financeiro das empresas, assim como a sua influência no processo de decisão do consumidor, e lista 25 empresas.
As marcas mais valiosas, no entanto, não são as que têm os melhores resultados nos levantamentos de marcas empregadoras, aqueles que medem a satisfação dos funcionários. Em comparação com o ranking Best WorkPlaces, feito pela plataforma Infojobs, resultado de 11 milhões de avaliações espontâneas de funcionários e ex-funcionários, não há nenhuma coincidência entre os 10 primeiros lugares dos dois rankings.
Se considerarmos as 25 mais valiosas e as 50 melhores marcas empregadoras, quatro empresas estão nos dois rankings: Itaú, SulAmérica, Porto Seguro e Magazine Luiza. “As grandes companhias que recebem destaque têm foco na eficácia e design organizacional com a gestão de mudanças, principalmente para implementar melhores processos de recrutamento”, diz Ana Paula Prado, CEO do InfoJobs. “É necessário trabalhar a cultura organizacional – crenças, valores e normas que influenciam o clima de uma empresa para construir uma marca empregadora forte.”
A multinacional de recursos humanos Randstad também divulga anualmente uma pesquisa de marca empregadora. Em comum com o ranking da Infojobs estão Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Unilever e Bayer.
As 10 marcas mais valiosas do Brasil segundo a Interbrand
- Itaú
- Bradesco
- Skol
- Brahma
- Banco do Brasil
- Natura
- Nubank
- Petrobras
- Magazine Luiza
- Vivo
As 10 melhores marcas empregadoras do Brasil, segundo a Infojobs
- Hospital Israelita Albert Einstein
- SulAmérica Seguros
- Basf
- Johnson & Johnson
- Unilever
- Mercedes-Benz Do Brasil
- Bayer
- GHC – Grupo Hospitalar Conceição
- Wiz Soluções
- Siemens do Brasil
As 10 melhores marcas empregadoras, segundo a Randstad
- Johnson & Johnson
- Mercedes-Benz
- Nestlé
- Procter & Gamble
- HP
- Unilever Brasil
- Bayer
- Volkswagen
- Toyota
- Philips
Atração e retenção de talentos
A Infojobs, uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos, faz o levantamento anualmente desde 2018 a fim de reconhecer as empresas mais bem avaliadas pelos colaboradores. Para concorrer, as companhias precisam atuar no Brasil e ter mais de 50 avaliações dos colaboradores publicadas no Infojobs Advisor.
>> Leia também: Retenção de talentos: o que fazer para segurar os melhores
A lista tem 50 empresas de diferentes segmentos, como educação, varejo e recursos humanos. As organizações recebem avaliações e são pontuadas de 1 a 5 seguindo os seguintes critérios:
- Avaliação Geral;
- Ambiente de Trabalho;
- Salários e Benefícios;
- Diretoria;
- Oportunidades e Carreira;
- Empresa Recomendável
As empresas reconhecidas no ranking naturalmente já retêm os funcionários com suas políticas internas, mas estar entre os melhores empregadores é também uma forma de atrair talentos. De acordo com a InfoJobs, 62,4% dos profissionais respondentes acompanham as empresas do ranking, e 98,3% dizem que esse tipo de reconhecimento gera desejo de trabalhar nas empresas ranqueadas. “Ao buscar uma oportunidade, as pessoas levam a sério a opinião dos colaboradores que já integram as empresas.”
O caminho para se tornar um bom empregador
“Employee Experience”, ou a experiência do colaborador, é a chave para se tornar um bom empregador. “Algumas das vantagens são: atração de talentos, aumento de motivação, maiores índices de produtividade e menor rotatividade.”
A CEO do InfoJobs cita alguns passos – além de ter um especialista cuidando do assunto – para garantir que os colaboradores tenham experiências positivas na empresa e as compartilhem com seus colegas de trabalho.
- Entender como a organização quer ser lembrada/vista pelo colaborador;
- Analisar o cenário geral: quais os desafios e necessidades do time;
- Consultar os colaboradores para obter uma visão assertiva;
- Desenhar a jornada de um funcionário: do momento de entrada, com o onboarding, ao dia do desligamento;
- Montar um planejamento com cronograma para aplicação, seguindo os valores culturais da empresa. Ele deve conter oportunidades de aprendizagem, crescimento, melhorias salariais e desafios, com reconhecimento e relação saudável com a liderança.