Nas palavras de Tim Cook, CEO da Apple, o Apple Vision Pro é “a engenharia de amanhã, no presente”. Tendo ajudado 24 empresas a montarem políticas para o trabalho híbrido, posso dizer que esse óculos de realidade mista (virtual e aumentada) não é apenas um brinquedo novo para o consumidor comum, mas sim um divisor de águas para as empresas. Seu impacto no trabalho híbrido e remoto é semelhante a trocar uma bicicleta por um foguete quando se trata de conectividade e colaboração.
Galeria de fotos:
Imagine o seguinte: você está em casa durante uma reunião de negócios observando um protótipo de produto ou debatendo ideias com sua equipe, mas estão fazendo isso como se estivessem presencialmente na mesma sala. “Poderemos nos conectar com as pessoas como se estivéssemos compartilhando o mesmo espaço”, diz Cook.
Leia também
- Você tem déficit de atenção? Veja como lidar com o TDAH no trabalho
- O óculos VR da Apple é incrível, mas serve para quê? Especialista comenta
O que é o Apple Vision Pro?
Este dispositivo tira a VR (realidade virtual) do reino da ficção científica para a nossa sala.
O Vision Pro foi projetado como um headset que não requer um controle físico. Em vez disso, ele se baseia nos movimentos das mãos e dos olhos do usuário para funcionar. Por exemplo, para selecionar objetos em um aplicativo, o usuário só precisa olhar para o objeto e, em seguida, unir os dedos no ar. O único detalhe é que, por conta de seu alto preço de US$ 3.500, o Vision Pro deve ser comprado inicialmente para ser usado apenas por altos executivos.
Usuários poderão ver colegas em 3D
O aparelho transforma videochamadas imersivas, antes um conceito restrito ao gênero da ficção científica, em uma realidade tangível.
O Vision Pro tem câmeras frontais para digitalizar o rosto de um usuário, aproveitando algoritmos de machine learning para construir uma representação 3D do usuário. Sensores posicionados internamente detectam e replicam os movimentos faciais do usuário nesta persona digital, traduzindo efetivamente expressões da vida real para âmbito virtual. Quando todos os participantes de uma chamada estão usando o Vision Pro, eles podem ver um ao outro em formato 3D completo. Isso cria um profundo senso de presença e melhora a comunicação, um recurso que será precioso em ambientes de trabalho remoto.
No entanto, os recursos do Vision Pro não se limitam a melhorar a comunicação virtual. O dispositivo redefine a colaboração remota, facilitando tarefas simultâneas durante chamadas que acontecem em um espaço virtual compartilhado. Seja revisando uma proposta de projeto com sua equipe, discutindo ideias inovadoras ou conduzindo um treinamento, o Vision Pro simula a experiência de proximidade física, eliminando as restrições da distância.
Apple não incentiva trabalho 100% remoto
Um dos maiores desafios do trabalho remoto é lidar com as distrações de estar em casa. O Vision Pro soluciona esse problema, permitindo que seus usuários criem uma zona de trabalho personalizada que elimina o caos e a desordem no ambiente ao seu redor. A tecnologia “EyeSight”, exclusiva desse dispositivo, permite que os usuários façam uma transição perfeita entre a imersão em seu trabalho e o seu ambiente físico com apenas um olhar.
Ironicamente, a própria Apple vai contra o regime de trabalho remoto. Tim Cook tem sido rígido ao aplicar a exigência de ir presencialmente ao escritório pelo menos três dias por semana para seus funcionários. Essa abordagem inflexível e vinda de uma hierarquia superior está em desacordo com a visão de um futuro flexível e dinâmico prometido pelo Apple Vision Pro.
É possível que essas aparentes contradições prejudiquem tanto a narrativa que a Apple está usando para impulsionar as vendas do Apple Vision Pro quanto o engajamento dos seus próprios funcionários, que consideram hipócrita que a Apple esteja oferecendo produtos que facilitam a flexibilidade enquanto negam tal possibilidade a seus funcionários.
Realidade virtual vai mudar home office
À medida que o dispositivo se tornar mais barato e acessível, é provável que seu impacto cresça no mundo do trabalho. Em um mundo no qual a fronteira entre os âmbitos pessoal e profissional fica menos clara, o Vision Pro promete um futuro no qual a distância e a localização não são mais restrições à proximidade. De fato, com o Vision Pro, estamos um passo mais perto de um futuro em que todos possam experimentar a liberdade e a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar, sentindo-se tão conectados e produtivos como se estivessem em um ambiente de escritório tradicional.
Confira 5 funcionalidades do Apple Vision Pro
-
#5
Apple Vision Pro (2024)
Um mundo de realidades mistas
Desde seu lançamento, o Apple Vision Pro já vendeu mais de 200 mil unidades. -
Sobre design, o Vision Pro tem uma frente de vidro com uma moldura de alumínio, que abriga os sensores, câmeras, display e um computador.
-
“Óculos de VR obstruem nossa visão periférica, expondo-nos a perseguir predadores. Além disso, eles são desconfortáveis. Estamos muito longe de fabricar três telas, uma blindagem de vidro e uma variedade de hardware de suporte leve o suficiente para ser usado por um período prolongado”
-
Divulgação/Apple “Os óculos de VR possuem uma forma ruim, nenhum produto baseado nele alcançará a adoção em massa. Os obstáculos estão semeados profundamente em nosso DNA. Somos altamente criteriosos sobre o que colocamos em nosso rosto, pois isso pode prejudicar nossa capacidade de afirmar o domínio, atrair parceiros e fazer conexões”
-
Anúncio publicitário -
O Vision Pro tem um botão para tirar fotos e uma digital crown similar à do Apple Watch, que permite controlar as experiências imersivas também de forma física.
#5
Apple Vision Pro (2024)
Um mundo de realidades mistas
Desde seu lançamento, o Apple Vision Pro já vendeu mais de 200 mil unidades.