Há momentos na carreira de qualquer profissional em que tudo parece estar emperrado. Você pode ter frequentado uma faculdade conceituada e feito tudo certo para ter sucesso, mas não consegue mais crescer. Você percebe que seus colegas estão subindo mais rápido, mas você não recebeu uma promoção ou aumento nos últimos anos.
Os motivos podem ser diversos, como uma empresa com menos oportunidades ou simplesmente a estagnação trazida pela crise. Mas o problema também pode ser interno. Barreiras psicológicas podem te impedir de avançar, como falta de autoconfiança, medos sem base na realidade, ideias negativas recorrentes, preocupações a idade, medo do fracasso ou de não ter as habilidades certas para conseguir o que almeja.
Leia também
Esses pensamentos podem se tornar tóxicos e limitar sua carreira. Quando você já está se sentindo inseguro e preocupado em ser demitido, qualquer contratempo pode levar seus pensamentos de dúvida à inércia.
Medo de falhar
Ter medo irracional de falhar, do desconhecido ou de mudanças repentinas podem inibir você de tomar decisões para seguir em frente. Você começa a permitir que pensamentos negativos se manifestem em ciclos infinitos, levando a sentimentos de ansiedade e insegurança. Você pode começar a duvidar de suas habilidades e acreditar que o sucesso é apenas para os outros, e não para você.
Acreditar que você está velho demais para mudar de carreira ou para buscar novas oportunidades e sentir que não possui as habilidades necessárias para buscar algo novo pode impedi-lo de agir.
Mexa-se agora
Pode ser intimidador, mas comece imediatamente o redirecionamento de sua carreira e decida o que você quer fazer. Anote o que você deseja alcançar e os passos que você precisa tomar para conseguir o que quer. Ao fazer isso, você se sentirá obrigado a executar o plano e vai começar a se mexer em outra direção.
Marque uma reunião com seu chefe ou com o RH da sua empresa. Você pode discutir uma promoção, um aumento ou um título mais alto com base no trabalho e na superação das expectativas propostas, se for o seu caso. Busque saber o que eles têm em mente para o seu desenvolvimento dentro da organização. Peça tarefas e responsabilidades que podem acelerar sua carreira. Descubra se sua empresa possui um programa de capacitação digital que pode ajudá-lo a alcançar as tecnologias de hoje ou de mentorias que podem ajudá-lo a enxergar um novo caminho.
Se o seu empregador não estiver em sintonia com seus desejos, comece a procurar um novo emprego. Para fazer isso, profissionais de recolocação podem ajudar. Faça um currículo inteligente e invista em seu perfil no LinkedIn. Tenha um mentor para ajudá-lo com perguntas de entrevista de emprego e em como negociar sua expectativa salarial. Acione sua rede para obter oportunidades de trabalho e recomendações de pessoas próximas de seus potenciais empregadores.
Como mudar sua mentalidade em relação à carreira
Em vez de insistir nos pontos negativos, concentre-se em seus pontos fortes. Olhe para as realizações e vitórias passadas. Quando você começar a duvidar de si mesmo, substitua esses pensamentos pela lembrança dos momentos em que você teve sucesso na sua trajetória.
A ciência já mostrou que usar afirmações e visualizações positivas fazem com que a gente se sinta melhor e tenha mais controle sobre o destino. Se precisar de ajuda para identificar seus sentimentos e quiser informações externas, fale com mentores, psicólogos, familiares, amigos e colegas de trabalho. Pode ser estranho, mas conversar com as pessoas vai tirar as coisas da sua mente e elas provavelmente vão compartilhar histórias semelhantes, fazendo você sentir que não é o único a passar por desafios. Você pode até pensar em fazer terapia para combater essas crenças limitantes.
Quando não estão no melhor da vida, muitas pessoas tendem a desistir de cuidar de si mesmas. Você precisa se concentrar em sua saúde mental, emocional, física e emocional nesses períodos. Lembre-se de quando você superou obstáculos para se lembrar de que perseverou diante de grandes dificuldades. Em vez de pensar nos fracassos do passado, comemore cada pequena vitória. Pratique o autocuidado.
* Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.
(Traduzido por Gabriela Guido)