Em uma entrevista de emprego, é importante evitar dizer algo que possa acabar com as suas chances de passar para a próxima fase. Ao conversar com o recrutador, fuja da autodepreciação e de tudo aquilo que possa fazer a empresa repensar a sua contratação. E é por isso que a pergunta “Qual é o seu maior defeito?” pode parecer uma armadilha para qualquer candidato.
Você vai se deparar com ela muitas vezes. Por isso, deve saber a melhor forma de respondê-la – fugindo do clichê “sou muito perfeccionista” – para não desperdiçar suas chances.
Leia também
- Sua próxima entrevista de emprego pode ser com um chatbot de IA
- Aceitar um emprego na empresa de maior status ou na que paga melhor?
Ao elaborar sua resposta, certifique-se de que ela esteja relacionada ao âmbito profissional e demonstre como você está lidando com essa sua fraqueza. Encontre uma maneira de exemplificar como superou uma adversidade relacionada a isso, e não fale de um defeito que possa afetar o trabalho para o qual você está se candidatando.
Siga este passo a passo para chegar bem preparado para uma entrevista de emprego
-
Westend61/Getty Images 1. Defina seus horários
Designar horários é extremamente importante. Um cronograma cria maior responsabilidade – mesmo se você estiver agendando tarefas que podem ser feitas a qualquer momento. Você já teve a experiência de dizer a si mesmo que irá para a academia quando “terminar outras coisas”? Você precisa definir horários para as coisas que deseja realizar.
“Tenha um cronograma definido com horários designados para reuniões, resposta de e-mails e ‘tempo focado”, diz Geraldo Rada, diretor de operações da AW Labor Solutions. “Comunique seu cronograma aos colegas – ou clientes, se você for um freelancer – e cumpra-o”.
Eu adoro poder criar meu próprio cronograma, mas sempre aviso aos clientes quais serão meus horários e dias free. Isso ajuda a garantir que eles não me incomodem quando não estou trabalhando, por exemplo. Também ajuda a organizar as expectativas deles sobre quando receberão uma resposta, o que melhora o relacionamento de trabalho.
-
iStock 2. Leia atentamente a descrição da vaga
Uma das primeiras coisas que você deve fazer é ler a descrição da vaga. Você deve demonstrar ao entrevistador desde o começo que está bem informado sobre a empresa e os requisitos da oportunidade de emprego. É interessante combinar de forma clara e concisa suas experiências com as competências necessárias para a posição desejada.
O entrevistador provavelmente te perguntará: “O que você sabe sobre nossa empresa?” Na preparação para a entrevista, vasculhe o site da empresa e a internet para aprender o máximo possível sobre a companhia, sobre quem trabalha lá e produtos e serviços que eles oferecem. Você também deve ter um conhecimento básico do que está acontecendo no setor e de quaisquer desafios que a empresa possa estar enfrentando.
Mostrar que você se preparou para a entrevista indica ao entrevistador que você é inteligente, capaz e interessado na oportunidade de emprego.
-
Luis Alvarez 3. Encontre quem você conhece na empresa
Acione sua rede de contatos para descobrir se você conhece alguém que trabalha na empresa que abriu a vaga. Em caso afirmativo, entre em contato com a pessoa e peça uma conversa para conseguir informações privilegiadas sobre como é trabalhar com esse empregador – isso te dará uma vantagem competitiva em relação aos outros candidatos.
Se você tem um relacionamento próximo com uma pessoa em nível de gerência ou diretoria na empresa, peça para ela falar bem de você aos recrutadores, ao gerente de contratação ou a qualquer outra pessoa envolvida no processo seletivo. A indicação pode fazer você se destacar para ocupar a vaga.
-
Laflor/Getty Images 4. Pratique em voz alta o seu elevator pitch
Embora você saiba o que faz em seu trabalho e o que fez em cargos anteriores, isso sempre soa melhor na sua cabeça do que quando você se apresenta em voz alta pela primeira vez. Para transmitir isso perfeitamente em uma entrevista, construa um elevator pitch – que nada mais é do que uma apresentação clara e concisa de 30 segundos a um minuto sobre você, que caiba em uma viagem de elevador. Continue praticando o pitch até entrar no piloto automático. Embora você já tenha ensaiado várias vezes, evite falar de forma robótica. A chave é deixar seu eu genuíno e autêntico brilhar.
-
Anúncio publicitário -
5 efeitos da linguagem corporal que todo líder precisa conhecer - iStock 5. Responda possíveis perguntas em voz alta
Existem várias perguntas frequentemente feitas em entrevistas, como: “Conte-me sobre você”, “Onde você se vê daqui a cinco anos?”, “Quais são os seus pontos fortes e pontos fracos?”, “Por que você quer trabalhar para esta empresa?” ou “Conte-me sobre uma experiência no trabalho na qual você enfrentou um desafio”. Pesquise mais perguntas desse tipo e responda-as em voz alta para um amigo ou colega que pode oferecer um feedback honesto e construtivo sobre suas respostas.
-
Getty Images 6. Pesquise sobre seus entrevistadores no LinkedIn (eles também estarão olhando o seu perfil)
Os entrevistadores e outras pessoas envolvidas no processo de contratação irão espiar o seu perfil do LinkedIn e pesquisar suas postagens no Twitter, Facebook, Instagram e outras redes sociais. É importante ter certeza de que não há nada comprometedor que possa te prejudicar para conseguir o emprego.
Da mesma forma, você deve fazer uma pesquisa online dos entrevistadores para saber mais sobre eles. Procure saber quais interesses e coisas vocês têm em comum. Por exemplo, talvez vocês morem perto, tenham frequentado a mesma faculdade ou sejam torcedores do mesmo time de futebol. Saber puxar assunto é uma habilidade subestimada – um superpoder. Ao conhecer melhor os entrevistadores, você pode quebrar o gelo trazendo à tona o jogo de ontem ou falando sobre sua faculdade. Você criará um vínculo mais rápido com eles, proporcionando uma conversa muito melhor na entrevista.
-
iStock 7. O que fazer logo antes da entrevista
Não espere até o último minuto antes das entrevistas por chamada de vídeo para verificar sua conectividade com a internet, iluminação, qualidade do som e plano de fundo. Da mesma forma, se você estiver indo para o escritório do seu possível empregador, planeje seu deslocamento antes da entrevista para ver o tempo de duração do trajeto e garantir que você saiba para onde está indo. Chegue cedo ao local, tenha várias cópias do seu currículo e vista-se adequadamente.
Antes do início da entrevista, tenha uma conversa encorajadora consigo mesmo com afirmações ou mantras. Coloque seu corpo em movimento para que seu sangue flua e a energia seja bombeada.
1. Defina seus horários
Designar horários é extremamente importante. Um cronograma cria maior responsabilidade – mesmo se você estiver agendando tarefas que podem ser feitas a qualquer momento. Você já teve a experiência de dizer a si mesmo que irá para a academia quando “terminar outras coisas”? Você precisa definir horários para as coisas que deseja realizar.
“Tenha um cronograma definido com horários designados para reuniões, resposta de e-mails e ‘tempo focado”, diz Geraldo Rada, diretor de operações da AW Labor Solutions. “Comunique seu cronograma aos colegas – ou clientes, se você for um freelancer – e cumpra-o”.
Eu adoro poder criar meu próprio cronograma, mas sempre aviso aos clientes quais serão meus horários e dias free. Isso ajuda a garantir que eles não me incomodem quando não estou trabalhando, por exemplo. Também ajuda a organizar as expectativas deles sobre quando receberão uma resposta, o que melhora o relacionamento de trabalho.
O que responder para o entrevistador
Antes de tudo, escolha uma fraqueza que seja irrelevante para o trabalho que você está tentando conseguir. Por exemplo, se você é um desenvolvedor de software, não há problema em admitir que precisa de ajuda com habilidades sociais e de comunicação. A maioria dos gerentes da área de tecnologia reconhece que os engenheiros back-end passam a maior parte do tempo criando códigos ao invés de ter interações interpessoais, então essa é uma fraqueza aceitável.
Você ainda pode demonstrar interesse em combater esse defeito perguntando se a empresa oferece programas de capacitação para melhorar essas e outras habilidades que você precisa desenvolver.
Se você tiver um ponto fraco relacionado ao trabalho, seja aberto a respeito disso. Seja honesto sobre quais habilidades, certificações, formações e experiências você não tem e diga, com confiança, que está pronto para aprender o necessário e se desenvolver no cargo.
E quando precisar falar sobre seus defeitos no trabalho, encontre características suas que não sejam realmente falhas, mas que possam responder à pergunta sem parecer que você está tentando contorná-la.
Algumas formas de falar sobre seus defeitos em uma entrevista de emprego
- Se você sempre diz sim: “Às vezes, quero ajudar meus colegas e acabo assumindo muitas responsabilidades ao mesmo tempo. Percebo que me envolvo tanto em uma tarefa que perco a noção do tempo e preciso terminar o trabalho fora do meu horário.”
- Se você não sabe fazer críticas: “Reconheço que, às vezes, quando compartilho feedback e críticas construtivas com meus funcionários, eles interpretam o que foi dito da maneira errada. Tento não deixar isso afetar o ambiente comemorando regularmente as conquistas deles.”
- Se você tem dificuldades para delegar: “Há momentos em que vejo minha equipe atolada de trabalho e eu mesmo acabo me sobrecarregando em vez de delegar a responsabilidade a outras pessoas já sobrecarregadas com suas próprias tarefas.”
- Se você não sabe equilibrar trabalho com vida pessoal: “Minha família fala que eu dedico muito tempo ao trabalho e deveria buscar um equilíbrio com a minha vida pessoal. Por isso, fiquei interessado pela sua empresa, que tem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como uma das principais iniciativas da cultura corporativa.
- Se você é muito teimoso: “Às vezes, me prendo à minha opinião sem considerar as visões dos colegas. Estou buscando ouvir melhor os outros anotando as ideias de todos e analisando os prós e contras de cada ponto de vista.”
* Jack Kelly é colaborador sênior da Forbes USA. Ele é CEO, fundador e recrutador executivo da WeCruitr, uma startup de recrutamento e consultoria de carreira.
(Traduzido por Gabriela Guido)