A Universidade de Oxford, na Inglaterra, lidera a 20ª edição do ranking das Melhores Universidades do Mundo da THE (Times Higher Education), posição que ocupa pelo oitavo ano consecutivo. Em segundo lugar está a Universidade de Stanford, a mais bem classificada entre as escolas dos EUA, com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em terceiro.
A maior edição das melhores universidades do mundo 2024 do Times Higher Education inclui 1.904 universidades – número acima das 1.799 do ano passado – de 108 países e regiões. Elas são avaliadas em uma ampla pesquisa por meio de 18 indicadores de desempenho que abrangem as suas missões principais de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização.
Veja as 10 melhores universidades do mundo
-
Getty Images 1. Oxford University
-
Getty Images 2. Stanford University
-
Getty Images 3. Massachusetts Institute of Technology
-
Getty Images 4. Harvard University
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. University of Cambridge
-
Getty Images 6. Princeton University
-
Getty Images 7. California Institute of Technology
-
Getty Images 8. Imperial College London
-
Getty Images 9. University of California, Berkeley
-
10. Yale University
-
Getty Images 11. ETH Zurich, Suíça
-
Getty Images 12. Tsinghua University, China
1. Oxford University
Brasil e América Latina
A região da América Latina e Caribe registra um recorde de 144 universidades de 12 países.
A Universidade de São Paulo continua sendo a instituição com melhor classificação na região, na faixa 201-250. Os três primeiros colocados regionais são completados pela Unicamp (Universidade de Campinas), 351-400, e pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, no Chile, na faixa 401-500.
A Colômbia e o Chile têm um elevado número de novas participantes, com seis universidades colombianas recém-classificadas, cinco chilenas e duas brasileiras. A Universidade de la Costa, na Colômbia, é a novo ingressante mais bem posicionada na América Latina, classificada na faixa 801-1.000.
Leia também
- USP é a melhor universidade da América Latina e Caribe, mostra ranking
- As melhores universidades brasileiras, segundo ranking mundial
As duas universidades mais bem classificadas do México, o Instituto de Tecnologia de Monterrey e a Universidade Nacional Autônoma do México, saltaram para 601–800 e 801–1.000, respectivamente.
Veja as 10 melhores universidades do Brasil, segundo o Times Higher Education:
- USP (Universidade de São Paulo)
- Unicamp (Universidade de Campinas)
- Unesp (Universidade Estadual Paulista)
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
- PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)
EUA e do Reino Unido lideram, mas posições em declínio
Os EUA têm 13 entre as 20 primeiras e 56 entre as 200 melhores, com 169 universidades apresentadas no ranking – mais do que qualquer outro país.
A Ásia é o continente mais representado desde a edição de 2021 (quando ultrapassou a Europa), enquanto a África e a América do Sul têm cada uma mais de 100 universidades representadas.
O Reino Unido tem três universidades entre as 10 primeiras, com Oxford em primeiro lugar, a Universidade de Cambridge em quinto e o Imperial College London em oitavo. No total, são 104 universidades britânicas classificadas, com 11 delas entre as 100 melhores e 25 entre as 200 primeiras.
Embora as universidades dos EUA e do Reino Unido liderem o ranking, suas posições e poder estão diminuindo com o declínio do número de instituições entre as 200 principais desde 2021, explica o THE.
As melhores da Europa
Fora do Reino Unido, a ETH Zurich da Suíça é a instituição com melhor classificação, em 11º lugar.
A Alemanha tem 49 universidades classificadas, sendo a Universidade Técnica de Munique a mais bem colocada, na 30º posição. O país tem oito universidades entre as 100 melhores e 21 entre as 200 melhores.
A classificação mais alta da Espanha é a da Universidade de Barcelona, que melhorou este ano, subindo 30 posições, do 182º para o 152º lugar.
Há quatro novos países europeus representados este ano: Kosovo, Bósnia e Herzegovina, Macedônia do Norte e Armênia.
As universidades mais bem classificadas da Turquia são a Universidade Koç, a Universidade Técnica do Oriente Médio e a Universidade Sabanci, numa faixa entre a posição 351 e a 400.
A ascensão da China
A China tem duas universidades entre as 20 melhores, sete entre as 100 melhores e 13 entre as 200 melhores. Na edição de 2018, há seis anos, tinha apenas duas universidades entre as 100 primeiras.
O número de instituições chinesas entre as 400 primeiras do ranking dobrou, passando de 15 em 2021 para 30 este ano. A Universidade de Tsinghua é a instituição chinesa com melhor desempenho, em 12º, enquanto o país tem 86 universidades classificadas – a quinta melhor colocação.
Ásia: o melhor continente do ranking
A Ásia é o continente mais representado, com 737 universidades classificadas. A Europa está em segundo lugar, com 664. A Universidade Nacional de Singapura está em 19º lugar no ranking, enquanto a outra universidade classificada do país, a Universidade Tecnológica de Nanyang, está em 32º lugar.
O Japão tem o segundo maior número de universidades, classificado com 119. A Universidade de Tóquio continua sendo a universidade mais bem colocada do país, na 29º posição.
A Índia tem um recorde de 91 universidades no ranking. O Instituto Indiano de Ciência é a instituição mais bem classificada do país, situando-se na faixa 201-250. Seu vizinho, o Paquistão, tem 39 universidades classificadas, sendo a Universidade Quaid-i-Azam a mais bem colocada, na faixa 401-500.
Oriente Médio, Norte de África e África
As nações do Oriente Médio e do Norte da África são lideradas pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Israel, com todos os três países tendo universidades entre as 250 melhores. A Universidade de Ciência e Tecnologia Egito-Japão, que não foi classificada no ano passado , aparece como a universidade com melhor classificação do país, na faixa 601–800.
A África registou um crescimento na sua participação de 16% em termos anuais, subindo de 97 para 113 instituições – o maior aumento para qualquer continente. A universidade com melhor classificação na África é a Universidade da Cidade do Cabo, na 167ª posição.
Pela primeira vez
165 universidades foram classificadas pela primeira vez: 89 da Ásia, 38 da Europa, 19 da África, 14 da América do Sul e 5 da América do Norte.
A nível nacional, são 20 universidades recém-classificadas da Índia, 14 da Turquia, 11 do Paquistão e nove da Argélia e do Irã. Entre as novatas, o Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk, na Coreia do Sul, tem o melhor desempenho e está classificado na faixa 351-400.
O Ranking Times Higher Education começou com 200 universidades e agora inclui cerca de 2.000, o que faz dele o maior e mais inclusivo.
A metodologia atualizada para a 20ª edição para refletir a diversidade de universidades com pesquisa intensiva em todo o mundo pode ser vista aqui.