A forma como trabalhamos sofreu mudanças em grande escala, com o trabalho remoto se tornando não apenas uma opção conveniente, mas também uma parte necessária do ecossistema empresarial e das vidas dos profissionais.
E a liderança, que está no centro de qualquer organização de sucesso, não escapou dessas transformações. Os líderes mais eficazes são aqueles que conseguem navegar em meio às turbulências com a habilidade e vontade de se adaptar. A definição de liderança está evoluindo rapidamente, graças aos avanços tecnológicos, às transformações sociais e a uma força de trabalho com necessidades e expectativas em evolução.
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Aqui estão algumas tendências para os líderes se prepararem para 2024:
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1. Pratique a “empatia digital”
Descobrimos que o trabalho remoto e os problemas de saúde mental são desafios reais. Os líderes em 2024 precisam ser capazes de reconhecer esses problemas, mesmo quando não há sinais físicos. A liderança precisará não apenas de alfabetização digital, mas também empatia digital – a capacidade de conectar, compreender e orientar os membros da equipe no ambiente virtual.
“A revolução digital não envolve apenas tecnologia, trata-se de pessoas. À medida que nos aprofundamos na Web3 e na próxima fase da internet, a definição de comunidade, conexão e colaboração está mudando em um ritmo rápido, afirma Dani Van de Sande, fundadora e CEO da ULO.WORLD, que ajuda empresas a atuar no digital. Segundo a empreendedora, “em 2024, os líderes que querem se destacar devem olhar além das métricas tradicionais e se envolver com suas equipes em um nível mais humano, usando novas tecnologias como ambientes imersivos, blockchain e IA para aprofundar e humanizar ainda mais suas interações.”
Isso pode significar muitas coisas, desde acompanhar questões de saúde mental até criar um “bebedouro virtual”, que simula a presença física do escritório no virtual, promovendo um ambiente em que os trabalhadores remotos se sintam vistos e ouvidos.
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2. Envolva a equipe
Quem não gosta de uma boa história? As narrativas têm o poder de engajar uma equipe, deixá-la alinhada com foco em uma missão e visão comuns. “Liderar uma equipe de criadores nos ensinou a importância de criar uma narrativa convincente que nos impulsione em direção aos nossos objetivos”, diz Vy Qwaint, cofundadora do programa Spy Ninjas e do parque Spy Ninjas HQ.
Para ela, os líderes em 2024 não podem simplesmente instruir as suas equipes. “Eles devem inspirá-los a viver contratempos e vitórias, construindo confiança, resiliência e um senso de propósito para superar os desafios.”
Com as incertezas econômicas, geopolíticas e ambientais, a capacidade de um líder para comunicar uma história convincente torna-se cada vez mais importante.
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3. Saiba quando mudar a rota
Liderança não significa apenas dirigir o navio; trata-se também de saber quando mudar de rumo ou até mesmo entregar o comando. Quer isso signifique reconhecer um momento para uma potencial fusão, identificar o sucessor ideal para o CEO ou compreender quando é o momento de vender o negócio, os bons líderes discernem a hora certa para tomar decisões cruciais que afetam o sucesso a longo prazo.
“Os líderes devem abraçar a adaptabilidade e a visão. O mercado é dinâmico demais para permanecermos estagnados”, diz Donna Robinson, CEO do TopRank Marketing, agência de marketing B2B.
Esse aspecto da liderança envolve uma consciência aguçada do mercado, avaliação realista das próprias capacidades e visão prospectiva da empresa. As perguntas a se fazer não são apenas sobre ganhos imediatos, mas sobre sustentabilidade e crescimento a longo prazo. Os líderes que se destacam mantêm o ego sob controle e priorizam o que é melhor para a organização em detrimento dos marcos individuais da carreira.
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4. Tome decisões baseadas em dados
Numa era em que os dados são o novo petróleo, os líderes não podem se dar ao luxo de tomar decisões baseadas apenas na intuição. Especialmente em indústrias que dependem da análise de dados em tempo real para eficiência operacional, um líder deve não só compreender esses dados, mas também saber interpretar e analisá-los para tomar decisões informadas.
“Tomar decisões com base em dados ‘antigos’ deveria ser coisa do passado. Com o processamento de fluxo de dados, vemos uma mudança de paradigma da inteligência e armazenamento de dados tradicional para a tomada de decisões em tempo real, especialmente em finanças e indústrias de seguros”, disse Alexander Walden, CEO da empresa de software alemã Ververica, acrescentando que quem faz essa mudança tem maior probabilidade de obter uma vantagem competitiva sobre aqueles que ainda estão olhando pelo espelho retrovisor.
Isso vai além da mera leitura de planilhas, a ideia é se aprofundar na capacidade de obter insights de sistemas complexos. Garantir que sua equipe tenha acesso a dados em tempo real e às ferramentas para interpretá-los pode fazer a diferença entre ficar à frente ou para trás.
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5. Domine a arte da “presença na ausência”
O futuro provavelmente será uma mistura de trabalho remoto e presencial. Os líderes que se destacarão são aqueles que conseguem estabelecer um sentimento de presença mesmo quando não estão fisicamente juntos e compreendem a tecnologia necessária para isso.
Você deve ser capaz de influenciar, orientar e fornecer feedback com a mesma eficácia em uma chamada do Zoom como faria em uma sala de reuniões. “Os momentos mais impactantes nos negócios geralmente acontecem nos espaços que menos esperamos – por exemplo, um comentário improvisado em uma sessão de brainstorming ou um insight durante uma conversa casual”, diz Hunter McKinley, fundador da Backtrack, que permite gravar conversas, reuniões, etc, no computador.
A arte da “presença na ausência” envolve competências de comunicação digital, mas também habilidades mais sutis de liderança, como a capacidade de ouvir, de inspirar confiança e de manter a coesão entre os membros da equipe que podem estar espalhados por diferentes lugares do mundo.
Essas percepções podem servir como um roteiro para os líderes em 2024. Em tempos complexos, os profissionais mais eficazes são aqueles dispostos a desaprender, aprender e reaprender, ao mesmo tempo em que conduzem as suas equipes em direção ao crescimento coletivo.
1. Pratique a “empatia digital”
Descobrimos que o trabalho remoto e os problemas de saúde mental são desafios reais. Os líderes em 2024 precisam ser capazes de reconhecer esses problemas, mesmo quando não há sinais físicos. A liderança precisará não apenas de alfabetização digital, mas também empatia digital – a capacidade de conectar, compreender e orientar os membros da equipe no ambiente virtual.
“A revolução digital não envolve apenas tecnologia, trata-se de pessoas. À medida que nos aprofundamos na Web3 e na próxima fase da internet, a definição de comunidade, conexão e colaboração está mudando em um ritmo rápido, afirma Dani Van de Sande, fundadora e CEO da ULO.WORLD, que ajuda empresas a atuar no digital. Segundo a empreendedora, “em 2024, os líderes que querem se destacar devem olhar além das métricas tradicionais e se envolver com suas equipes em um nível mais humano, usando novas tecnologias como ambientes imersivos, blockchain e IA para aprofundar e humanizar ainda mais suas interações.”
Isso pode significar muitas coisas, desde acompanhar questões de saúde mental até criar um “bebedouro virtual”, que simula a presença física do escritório no virtual, promovendo um ambiente em que os trabalhadores remotos se sintam vistos e ouvidos.
*Goldie Chan é colaboradora sênior da Forbes USA. Ela é especialista em branding pessoal e estrategista digital, além de ser LinkedIn Top Voice, conhecida como a “Oprah do LinkedIn”.
(traduzido por Fernanda de Almeida)