Solucionadores de problemas estão em alta demanda mais do que nunca. Embora algumas funções exijam essa competência em proporções maiores do que outras, os empregadores valorizam a habilidade de resolver problemas em qualquer função. De acordo com o “Relatório de Perspectivas de Emprego 2023″ da NACE (sigla em inglês para Associação Nacional de Faculdades e Empregadores), mais de 60% dos recrutadores buscam evidências de habilidades de resolução de problemas ao avaliar candidatos. A NACE, associação americana que conecta cerca de 17 mil profissionais a recrutadores e traz tendências do mercado de trabalho, ouviu cerca de 250 empresas entre agosto e setembro.
Outro estudo, feito por associações americanas de companhias e RH, indicou que 70% dos empregadores consideram o pensamento crítico um indicador importante de sucesso no trabalho.
A resolução de problemas demonstra aptidão para funções de liderança e estabelece confiança entre o profissional e seu empregador. Demonstrar que você tem essa habilidade não só permitirá que você cresça dentro da organização, como também pode te colocar à frente quando surgirem oportunidades. Portanto, independentemente do estágio em que você se encontra na sua carreira, desenvolver esse tipo de competência é fundamental.
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O que é resolução de problemas?
A resolução de problemas, que muito se assemelha ao “pensamento crítico”, é o processo de identificação de problemas, análise de suas causas e dados associados, debate de ideias e avaliação de soluções. Isso requer iniciativa, porque as respostas nem sempre são facilmente visíveis. Você precisará fazer algumas pesquisas e testar suas conclusões antes que os resultados positivos apareçam.
O bom dessa habilidade é que ela vale para todos os setores e profissões. E, portanto, você também pode facilmente demonstrar quando e como usou isso anteriormente na sua carreira. Por exemplo, se você trabalhou em um call center ou representou casos de clientes como advogado, provavelmente estava resolvendo problemas o tempo todo. No entanto, se você tivesse que agir rapidamente em uma emergência sem a autoridade do seu chefe, caso ele não estivesse disponível no momento, isso demonstraria ainda melhor sua capacidade de resolução de problemas.
Como desenvolver essa habilidade
Existem várias ferramentas e técnicas que foram criadas para melhorar as habilidades de resolução de problemas. Aqui estão algumas para você tentar na próxima vez que precisar tomar a frente em uma situação no trabalho:
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Tome iniciativa
Os melhores solucionadores de problemas são aqueles que veem o problema antes que ele aconteça ou antes que ele realmente chame a atenção. Desenvolva uma mentalidade empreendedora e assuma a responsabilidade pelo seu trabalho, ouvindo feedbacks e pensando no futuro.
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Leia o cenário
Entenda toda a complexidade do problema que você está tentando resolver. Quem isso afeta e como? Há quanto tempo existe? Quais são os danos ou custos? O que funcionou no passado que não está funcionando agora?
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Faça um brainstorming
Reserve um tempo para debater ideias sobre possíveis soluções. Para tornar esse processo ainda mais eficaz, você pode usar técnicas como mapeamento mental, análise SWOT (identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e de custo e benefício para encontrar soluções tangíveis. Nesse momento, não se limite a ideias que façam sentido. Explore todos os caminhos possíveis, independentemente de quão malucas as opções possam parecer inicialmente.
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Planeje e execute
Desenvolva um plano utilizando as soluções mais viáveis criadas na última etapa, colocando metas para garantir sua entrega com sucesso. Porém, não caia na armadilha de presumir que essa é a última parte e que não há mais nada a fazer. Depois de implementar a solução, você precisa estar aberto a receber feedback e fazer os ajustes necessários.
Tome iniciativa
Os melhores solucionadores de problemas são aqueles que veem o problema antes que ele aconteça ou antes que ele realmente chame a atenção. Desenvolva uma mentalidade empreendedora e assuma a responsabilidade pelo seu trabalho, ouvindo feedbacks e pensando no futuro.
Se você não se considera um pensador inovador ou solucionador de problemas, agora é a hora de começar a desenvolver e melhorar essa importante habilidade interpessoal. Isso vai te preparar para oportunidades, incluindo no empreendedorismo e em funções de liderança. Tente pensar fora da caixa em situações cotidianas. Nunca se contente com um “não” ou com um obstáculo no seu caminho, mas procure sempre explorar possíveis soluções e tomar iniciativa para prever e superar desafios. Aventure-se no desconhecido e torne-se um inovador, um agente de mudanças, uma pessoa disruptiva. Destaque-se na multidão e coloque sua mente para trabalhar. Resolva hoje os problemas de amanhã.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.