A inteligência artificial já existe há bastante tempo. Usamos IA no nosso GPS, na Alexa e Siri, assistente virtual da Apple. Mas agora, a adoção dessa tecnologia foi acelerada e recebeu atenção no mundo todo com a chegada do ChatGPT.
O chatbot lançado pela OpenAI há um ano, em novembro de 2022, prometia fazer algo que nenhuma outra tecnologia havia alcançado totalmente antes: ter conversas semelhantes às humanas, no contexto de dados e treinamento infinitos.
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Ele recebe seus comandos e fornece respostas para perguntas básicas, bem como para algumas mais complexas. A adoção dessa ferramenta no trabalho vem avançando e transformando diferentes indústrias. De acordo com um relatório do MIT, o ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa foram responsáveis por devolver aos trabalhadores 40% do seu dia de trabalho, ao mesmo tempo que aumentam o desempenho e a qualidade da produção em 18%.
Além disso, o estudo Future of Work 2023 do LinkedIn revela que as ofertas de emprego em inglês na plataforma citando o domínio do ChatGPT como uma habilidade aumentaram 21 vezes desde o lançamento do chatbot.
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Para ter sucesso profissional, hoje e no futuro, é necessário ter um forte domínio da tecnologia de IA generativa e saber como aproveitá-la para acelerar o crescimento dos negócios.
Como líder, é essencial que você embarque nisso e impulsione a criatividade da sua equipe para permanecer competitivo e um passo à frente da sua indústria.
Como usar o ChatGPT para ser mais criativo
Veja algumas ideias rápidas que você pode experimentar para estimular a inovação, criatividade e habilidades de resolução de problemas no trabalho.
“Como o GPT 4 Pro agora se conecta à web, descobrimos que ajustar os comandos para incentivá-lo a pesquisar online tem sido muito útil para descobrir as tendências atuais”, diz Tom Jordan, fundador e diretor de tecnologia da Twip.ai, ferramenta de geração de roteiros para YouTube usando IA.
“Aqui está um prompt que usamos: ‘Com base nas notícias dos últimos 7 dias, gere uma lista de pontos de discussão sobre [inserir tópico]. Inclua um título e uma justificativa.’”
“Também descobrimos que criar GPTs de marketing personalizados e depois compartilhá-los com colegas e prestadores de serviços nos permite restringir os resultados, de modo que qualquer conteúdo criado seja baseado na marca, na mensagem e siga as instruções definidas pela equipe de gestão.”
Para não se deixar enganar pensando que o ChatGPT pode ler sua mente e responder de forma abrangente sem nenhum esforço de sua parte, a cientista de dados Kat Campbell lembra que “o resultado é tão bom quanto a pergunta”.
“Aproveitar a IA, especialmente ferramentas como o ChatGPT, para aprimorar a inovação e a criatividade da equipe envolve fazer as perguntas certas para gerar ideias úteis e inovadoras”, aconselha Campbell. “Ao usar o ChatGPT ou ferramentas de IA semelhantes, a chave é construir comandos que sejam claros, específicos e orientados a objetivos.”
Ela compartilha algumas sugestões de prompts que podem ajudar a desbloquear a inovação e a criatividade da equipe:
Veja exemplos de comandos para o ChatGPT
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Sessões de brainstorming
“Gere uma lista de ideias criativas para [projeto ou tópico específico]. Foque em soluções prontas para uso que talvez não tenhamos considerado.”
“Sugira abordagens não convencionais para [um desafio ou problema específico] que poderiam produzir resultados de alto impacto.”
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Melhorando processos existentes
“Revise nosso processo atual para [tarefa ou projeto específico]. Proponha mudanças ou ferramentas inovadoras que possam tornar esse processo mais eficiente.”
“Identifique possíveis ineficiências em [descrever o processo] e sugira soluções baseadas em IA para resolver esses problemas.”
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Desenvolvimento de produto
“Forneça sugestões de recursos ou serviços que podemos adicionar ao nosso [produto ou serviço] para destacá-lo no mercado.”
“Analise as últimas tendências [da indústria ou setor] e faça uma previsão de desenvolvimentos futuros. Como podemos adaptar nosso [produto ou serviço] para permanecermos à frente do mercado?”
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Estratégias criativas de marketing
“Proponha uma campanha de marketing criativa para [produto ou serviço] direcionada a [público específico]. Inclua novas maneiras de interagir com nosso público.”
“Liste técnicas de marketing inovadoras usando IA e análise de dados que podem ser eficazes para nossa marca.”
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Colaboração e fluxo de trabalho
“Recomende ferramentas e tecnologias de IA que possam melhorar a colaboração e a produtividade da nossa equipe, especialmente para ambientes de trabalho remotos.”
“Como podemos aproveitar a IA para agilizar a comunicação e o gerenciamento de projetos dentro do nosso time?”
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#6
Atendimento ao Cliente -
Tomada de decisão baseada em dados
“Avalie nossa estratégia atual de utilização de dados. Quais métodos inovadores podemos usar para obter insights mais práticos dos nossos dados?”
“Forneça exemplos de como a análise preditiva poderia ser aplicada em nossos processos de tomada de decisão.”
Sessões de brainstorming
“Gere uma lista de ideias criativas para [projeto ou tópico específico]. Foque em soluções prontas para uso que talvez não tenhamos considerado.”
“Sugira abordagens não convencionais para [um desafio ou problema específico] que poderiam produzir resultados de alto impacto.”
Mais alguns
Nathan Jacobs, pesquisador sênior do laboratório de ideias The Money Mongers compartilha seus prompts favoritos.
“‘Me mostre 10 usos inovadores para [ferramenta/processo] em [indústria/projeto]’. As ideias serão combustível total para o brainstorming” ou “Conecte-se com [líder da indústria] e proponha soluções para [problema].”
Para momentos difíceis, ele usa: “ChatGPT, como você lidaria com um bloqueio criativo em [projeto ou tarefa]?”
Por fim, não se esqueça de verificar quaisquer declarações feitas pelo chatbot, pois elas estão sujeitas a erros, informações desatualizadas e vieses.
Lembre-se de que o potencial ilimitado da IA generativa depende da sua contribuição. Copie algumas das sugestões acima, experimente com a sua equipe, veja o que funciona e refine até conseguir exatamente o que você precisa para liberar a criatividade do time.
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.