Ano novo: um momento importante para autoavaliar sua carreira. Se aprendemos alguma coisa nos últimos três anos é que nada é definitivo e que não devemos nos contentar com aquilo que não nos faz felizes.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Nas gerações mais velhas, esperava-se que as pessoas continuassem com o mesmo empregador por um longo período de tempo, muitas vezes até a aposentadoria. Essa ideia perdeu força com a necessidade de imediatismo dos mais jovens.
Leia também
- De repente CEO: como Cris Naumovs fez a transição de carreira mais rápida do mercado
- Pós-pandemia: pesquisa mostra que profissionais buscam propósito e novas áreas de atuação
Ficar na internet buscando vagas de emprego com descrições remotamente interessantes é pouco produtivo. Fazer uma transição de carreira em 2024 requer planejamento estratégico e adaptabilidade num mercado de trabalho em constante transformação. Seja motivado pelo crescimento pessoal, pelas mudanças da sua área de atuação ou pela vontade de assumir novos desafios, esse processo de transformação exige pensar de forma abrangente.
-
Getty Images 1. Auto-reflexão e alinhamento de metas
É fácil apenas dizer que você deseja tentar algo novo profissionalmente. No entanto, existem questões práticas e complexas que precisam ser abordadas. Primeiro, faça uma lista de todas as suas habilidades, indo além daquilo que você demonstra ter em seu emprego atual. Se você tem um hobby, quais talentos ou habilidades são necessários para praticá-lo? Não deixe tais atividades de fora do seu currículo.
Seja honesto sobre o que você realmente deseja fazer. Pense onde você quer estar daqui cinco anos e, em seguida, pense no que você deseja alcançar para chegar lá. Depois de ter essa imagem clara, estabeleça metas que ajudem no seu avanço. -
Getty Images 2. Desenvolvimento de habilidades
Invista na capacitação e no desenvolvimento de habilidades para tornar seu perfil profissional mais competitivo, como cursos, workshops ou certificações que se alinhem com a carreira que você pensa desenvolver. Adquirir novas habilidades demonstra comprometimento e adaptabilidade profissionais, aumentando seu valor para possíveis empregadores.
-
Getty Images 3. Pensar na marca pessoal
Suas informações pessoais, currículo e portfólio devem representar claramente quem você deseja ser e qual objetivo profissional você quer alcançar. Muitas pessoas têm dificuldade em deixar para trás a pessoa que costumavam ser em um emprego anterior para abraçar uma nova versão profissional de si mesmo. Ao falar sobre quem você é agora, mencione o que você busca profissionalmente e as habilidades que você já tem. Depois, conte sobre suas experiências profissionais e acadêmicas, estabelecendo uma base para a sua reputação.
Personalize sua marca profissional, incluindo perfis do LinkedIn, redes sociais e portfólios, para refletir seu profissionalismo e o caminho almejado – eles dão uma primeira impressão de quem você é a potenciais empregadores. -
Getty Images 4. Construção de relacionamentos
Fazer networking só para falar que já conheceu pessoas importantes é perder tempo. Em vez disso, tenha como objetivo o desenvolvimento de relacionamentos para acelerar o seu crescimento na carreira. Uma maneira eficiente de conhecer pessoas que pensam como você é entrar em organizações ou grupos de estudo da área na qual você pretende atuar.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Renovação da mentalidade: você só vive uma vez
Se você está desanimado com seu emprego atual, trabalhe para melhorar sua qualidade de vida. Você merece viver a vida ao máximo. Planejar uma transição de carreira com uma mentalidade positiva evita que ideias limitantes atrasem o seu crescimento e te impeçam de assumir riscos. Essa forma de pensar te ajuda a identificar melhor as oportunidades que aparecem no seu caminho.
1. Auto-reflexão e alinhamento de metas
É fácil apenas dizer que você deseja tentar algo novo profissionalmente. No entanto, existem questões práticas e complexas que precisam ser abordadas. Primeiro, faça uma lista de todas as suas habilidades, indo além daquilo que você demonstra ter em seu emprego atual. Se você tem um hobby, quais talentos ou habilidades são necessários para praticá-lo? Não deixe tais atividades de fora do seu currículo.
Seja honesto sobre o que você realmente deseja fazer. Pense onde você quer estar daqui cinco anos e, em seguida, pense no que você deseja alcançar para chegar lá. Depois de ter essa imagem clara, estabeleça metas que ajudem no seu avanço.
O ano de 2024 apresenta desafios e oportunidades para quem contempla uma mudança de carreira. Ao planejar e executar estrategicamente uma transição, profissionais podem navegar com sucesso pelas ondas do movimentado mercado de trabalho atual.
*Cheryl Robinson é colaboradora da Forbes USA. Ela é modelo, palestrante internacional, autora e fundadora da plataforma Ready2Roar. Nos últimos cinco anos, estudou como as pessoas transacionam de carreira e também tem uma trajetória de 15 anos na indústria do esporte e do entretenimento.
(Traduzido por Gabriela Guido)