Guiada por seu DNA tecnológico, Tereza Santos pegou carona no boom dos eventos e na demanda não mais reprimida pela pandemia e liderou um crescimento de quase cinco vezes desde que assumiu como CEO da Sympla, em 2021. “Crescer é viciante”, diz a executiva, que ainda tem planos de internacionalizar a empresa e até de abrir capital. Tereza foi eleita uma das 10 melhores CEOs de 2023 pela Forbes.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Tereza foi convidada pelo cofundador e então CEO da Sympla, Rodrigo Cartacho, para assumir o cargo. “A Sympla é a filha que eu só consigo entregar para quem pode ser mãe”, disse ele à única mulher na diretoria, que havia surpreendido o chefe com seu olhar de otimismo e inovação em meio à crise. “Ser mulher, mãe, resiliente, ter vindo de tecnologia e escutado clientes são meus diferenciais.” Hoje, ela está à frente de 250 colaboradores e cuida de 50 mil eventos simultâneos na plataforma. “Somos um marketplace de experiência, que vai desde impactar possíveis compradores até o pós-evento – o ticket é apenas uma parte disso.”
Tereza chegou à Sympla em 2019, depois de a instituição receber um aporte da Movile, dona de marcas como iFood e Afterverse, e comprar a carteira de clientes da Ingresso Rápido, cuja operação era liderada pela executiva. Ela começou a carreira como atendente de telemarketing, aos 18 anos, passou para o suporte técnico e ficou nove anos na empresa de call center. “Foi a minha grande escola”, lembra. Saiu quando, a poucos meses de ter sua filha, ouviu do CEO que teria que escolher o que fazer, já que, como PJ, não teria licença- -maternidade. “Foi um banho de água fria, mas decidi tirar um sabático e focar em ser mãe”, diz. Hoje faz diferente e oferece um olhar empático para mulheres e mães dentro da empresa.
Aos 28 anos e com uma bebê de 6 meses no colo, Tereza sentiu a necessidade de voltar ao trabalho. Na Ingresso Rápido, encantou-se pelo agito do mundo do entretenimento. “O CEO falava de produção de eventos, e eu só tinha feito minha festa de casamento e o aniversário da minha filha.”
Ela entrou com uma mente de transformação digital em uma compapnhia que tinha 80 pessoas vendendo ingressos por telefone. Seu background em tecnologia também fez diferença quando precisou inovar e manter a Sympla – que teve sua receita cortada em 98% em março de 2020 – girando, apesar do apagão que a pandemia causou no setor. Participou do lançamento do streaming da empresa, incentivou o teatro online, eventos no formato drive-in e promoveu cursos na plataforma. Hoje, a Sympla promove espetáculos presenciais que podem ser transmitidos online e até gravados e vendidos on demand. “Colhemos os frutos da retomada e continuamos alimentando internamente essa fome por crescimento, aliando tecnologia, produto e marketing para criar as melhores experiências.”
Veja quem são os melhores CEOs do Brasil em 2023:
-
KEINY ANDRADE/DIVULGAÇÃO Alberto Griselli, CEO da Tim Brasil
-
CLÁUDIO GATTI/DIVULGAÇÃO Bruno Ferrari, CEO da Oncoclínicas
-
VICTOR AFFARO Carla Fonseca, CEO da Smiles
-
VICTOR AFFARO Isabella Wanderley, CEO da Novo Nordisk
-
Anúncio publicitário -
RAPHAEL BRIEST Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias
-
MARCUS STEIMEYER Milton Maluhy, CEO do Itaú
-
RAUL KREBS Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras
-
VICTOR AFFARO Ricardo Mussa, CEO da Raízen
-
MARCUS STEIMEYER Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
-
VICTOR AFFARO Tereza Santos, CEO da Sympla
Alberto Griselli, CEO da Tim Brasil
Reportagem publicada na edição 112 da Forbes Brasil, em setembro de 2023.