Mate Pencz nasceu em Budapeste e, formalmente, é cidadão húngaro e alemão. Mas o fato de morar no Brasil desde 2012, ter aberto todos os seus negócios aqui, ter se casado com uma brasileira, ter três filhos brasileiros e torcer para o Corinthians faz dele um legítimo brasileiro. Só o sotaque de vez em quando entrega sua origem europeia. O CEO da Loft, plataforma digital para compra e venda de imóveis, está na lista Forbes Melhores CEOs de 2024.
O executivo veio ao mundo em 1986, quando a Hungria obedecia à União Soviética. Três anos depois, seus pais se refugiaram em Stuttgart (Alemanha), onde Mate viveu até os 17 anos. Na época de escolher uma faculdade, ele conseguiu uma bolsa para o curso de economia em Harvard. Aos 17 anos, mudou-se para Boston. Durante o curso, cruzou com gente como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. “Foi durante esse período que eu comecei a pensar de forma mais séria em empreender”, lembra. “Ainda não sabia onde nem em quê.”
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Com a ascensão do BRICS (bloco de países formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China), as notícias de que nossa economia estava em um bom momento, atraindo empresas de tecnologia, chamaram sua atenção. Mate trocou impressões com o colombiano David Vélez, que em 2013 fundou o Nubank, e com os alemães (além de um francês e um brasileiro) que fundaram a Dafiti em 2011. Animado com o que ouviu, fez as malas e veio parar no Jardim Europa, em São Paulo.
Seu primeiro negócio foi a Printi, plataforma online de serviços de impressão que fundou ao lado do amigo alemão Florian Hagenbuch. Em 2015, a dupla vendeu a Printi e criou o fundo Canary. Três anos depois, nascia a Loft, que em janeiro de 2020 se tornaria unicórnio – em dólar.
Desde então no cargo de CEO, Mate analisa: “Quando você funda um negócio do zero, alguém tem que assumir essas três letras, mas você nem tem esse cargo efetivamente, você faz um pouco de tudo”. Hoje, com 1.400 funcionários, essa percepção mudou: “Você começa a ter muito mais governança, mais clareza sobre o que é o papel do CEO, onde se envolver pessoalmente…”.
O empresário define seu estilo como “situacional de alta proximidade e meritocrático”. Explicando: em um país onde tudo pode mudar de um dia para o outro, ele acredita que é preciso ter muito jogo de cintura e um olhar atento a tudo e a todos para a coisa não desandar.
Sobre os últimos meses, Mate comemora: “Nesse último período, colocamos a Loft pela primeira vez num patamar de crescimento sustentável, rentável. De 2018 a 2021, operamos no vermelho, investindo no crescimento. De 2022 para cá, tivemos um crescimento acima de 50% na receita, com alta rentabilidade e geração de lucro. Pretendo continuar à frente da empresa por um longo tempo e fazer um IPO quando a janela certa se apresentar.”
Reportagem publicada na edição 123 da Forbes, lançada em setembro de 2024.