
Incluir certificações em inteligência artificial generativa no currículo pode ser o suficiente para aumentar as chances de contratação e garantir um salário maior. É o que mostra um novo relatório da Coursera, plataforma global de educação online, divulgado nesta semana. O levantamento ouviu 2.000 empregadores e 1.200 estudantes em dez países, incluindo o Brasil, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
No Brasil, 97% dos empregadores afirmaram ter contratado ao menos um profissional com microcredenciais — ou certificações de curta duração — em IA Generativa no último ano. Além disso, 94% das empresas estão dispostas a oferecer salários iniciais mais altos para esses candidatos.
Isso porque profissionais com essas credenciais costumam chegar mais preparados e com experiência prática, o que reduz a necessidade de formações extensivas após a contratação.
O relatório também indica que profissionais com esse tipo de qualificação contribuem para ganhos operacionais. Entre as empresas brasileiras que já contrataram pessoas com essas certificações, 98% relataram redução nos custos de treinamento no primeiro ano, sendo que a maioria registrou economias de até 20%.
Por esses motivos, as qualificações pesam na escolha final. Cerca de 95% das empresas brasileiras disseram ter preferência por candidatos com microcredenciais em IA generativa. No Brasil, todas as empresas ouvidas já utilizam — ou estão testando — processos seletivos baseados em competências, e não apenas em diplomas tradicionais. “Essas certificações influenciam decisões de contratação, empregabilidade e produtividade no local de trabalho”, afirma Marni Baker Stein, diretora de conteúdo da Coursera.
IA desde cedo
A demanda por profissionais capacitados para lidar com novas tecnologias começa ainda na formação acadêmica: 99% dos empregadores afirmam que gostariam que as universidades já preparassem talentos com habilidades em IA generativa para cargos de nível inicial.
Os estudantes, por sua vez, estão atentos às exigências do mercado: um em cada três brasileiros já obteve ao menos uma certificação.
Além da inteligência artificial generativa, que está entre as habilidades mais demandadas pelo mercado, certificações em UX Design e cibersegurança também estão entre as mais procuradas pelas empresas.