O ator Lázaro Ramos, a atriz Taís Araújo e a produtora Adriana Barbosa foram os brasileiros escolhidos, junto a outras 48 pessoas, na eleição dos negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo em 2017. A escolha foi promovida pela MIPAD (sigla em inglês para Os Maiores Influenciadores Afrodescendentes), uma premiação ligada à ONU que identifica os maiores destaques negros nos setores público e privado.
LEIA MAIS: 10 países que mais doam para a ONU
O objetivo do evento é apresentar a arte e a cultura afrodescendente, além dos empreendimentos, de negros ou não, que sejam voltados ao público afrodescendente. A premiação está inserida na Resolução 68/237 da Assembleia Geral da ONU, que estabeleceu a década afrodescendente do mundo (2015-2024). Os escolhidos participarão de um jantar, no próximo dia 26, em Nova York, com a presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Por falta de recursos financeiros para custear sua viagem, Adriana Barbosa, organizadora da Feira Preta, que acontece anualmente em São Paulo desde 2002 e no Rio de Janeiro desde o ano passado, organizou um financiamento coletivo.