Por volta do ano de 1.800 nasce um elixir !!
Quero contar a história de um vinho que hoje não é muito conhecido, mas com certeza vai despertar suas papilas .
Uma das mais belas e importantes regiões da Itália é o Piemonte. Fica no noroeste do país e é famoso por sua rica e refinada culinária, com destaque para o Tartufo Bianco. Produz alguns dos melhores vinhos da Itália e o mais famoso da região é o Barolo, “ Rei dos vinhos ou vinho dos Reis “.
A história que se conta é que um produtor de Barolo deparou com sua filha totalmente resfriada, o inverno era muito rigoroso, estava tudo coberto de gelo e ele não conseguiria levá-la até a cidade mais próxima .
Como antigamente muitos remédios eram feitos em casa , o produtor não pensou duas vezes, escolheu uma das suas barricas de Barolo e começou a colocar ervas medicinais , dentre elas uma quantidade maior de Quina.
Colocou um pouco de açúcar , pois a quina é muito amarga, e começou a dar pequenas doses para sua filha. Os dias foram passando e sua filha melhorando, até que ficou totalmente recuperada.
Desde então a fama do Elixir tomou conta da região e ganhou o nome de Barolo Chinato, começou a ser produzido por alguns produtores. Tenho o privilégio de servir no restaurante (Piselli) e contar esta linda história para os amigos .
Salute !!