Uma startup holandesa criou um jogo para iPhone que usa os batimentos cardíacos do jogador para controlar as funções do aplicativo. “Skip a Beat” utiliza o flash da câmera traseira do smartphone para detectar a frequência cardíaca do usuário, como o app Cardiio ou com o sensor implantado nos Galaxy S5.
No jogo, o indivíduo precisa ajudar o sapo Skip a voar até a Princesa Euphoria, ultrapassando obstáculos como pássaros e pedras. São diversos níveis, mas cada um só é liberado se o jogador apresentar uma frequência cardíaca especifica. Quanto mais alto for o número, mais rápido Skip vai se mover para que a pessoa consiga manter os batimentos dentro do limite do nível para ganhar mais pontos.
“O objetivo principal é fazer com que o jogador preste atenção em seu batimento cardíaco”, explica Yosef Harb, CEO e fundador da Happitech, a empresa por trás do Skip a Beat. A finalidade do jogo é que os usuários aprendam mais e saibam controlar sua frequência cardíaca mesmo quando não estiverem jogando.
O CEO destaca também que o jogo também pode ajudar quem tem alguma patologia cardíaca a descobrir uma maneira mais divertida e menos intimidante de monitorar seus batimentos durante o dia.
Para o futuro, a Happitech tem planos para criar um aplicativo compatível com o Apple Watch. O Skip a Beat está disponível apenas para iOS, por US$ 1,99.