A China é um mundo à parte. Como brincam os empresários, “imagine se eu vendesse um sabonete, uma xícara de café, um par de meias para cada chinês…”. Essa frase é recorrente e demonstra que, mesmo diante de uma economia desacelerada, mas ainda crescente, o mercado chinês é gigante, poderoso e tem construído marcas bilionárias. A mais valiosa é a Tencent, um portal de internet criado em 1998 que foi ganhando volume e cifras a partir da oferta de ferramentas, games e serviços tecnológicos. Listada na Hong Kong Stock Exchange, a maior parte de sua receita vem deles e não da publicidade. O levantamento foi conduzido pelo instituto de pesquisa Millward Brown, no estudo BrandZ Top 100 Chinese Brands. Veja as 10 marcas mais valiosas do mercado chinês abaixo:
1) Tencent (portal de internet e ferramentas digitais) – US$ 6 bilhões
2) Alibaba (e-commerce) – US$ 59,6 bilhões
3) China Mobile (telecomunicações) – US$ 55,9 bilhões
4) ICBC (finanças) – US$ 34,5 bilhões
5) Baidu (tecnologia e internet) – US$ 30,8 bilhões
6) China Construction Bank (finanças) – US$ 21 bilhões
7) Sinopec (petrolífera) – USR$ 15,49 bilhões
8) Agricultural Bank of China (finanças) – US$ 15,42 bilhões
9) Petrochina (petrolífera)- US$ 12 bilhões
10) Bank of China (finanças) – US$ 11,8bilhões
Fonte: Millward Brown.