Redação
Um capacete de US$ 400 já está com um preço elevado, imagine um de US$ 400.000. Não é, claro, um capacete para usar com bicicleta ou moto. O F-35 Gen III Helmet Mounted Display System foi criado para funcionar sincronizado com um dos aviões de guerra mais modernos no mundo, o F-35 Lightning II.
O preço do capacete, construído pela Rockwell Collins, deve-se principalmente aos recursos tecnológicos. O visor mostra dados como altitude em que o jato está, velocidade, alvos e avisos.
A função do capacete que mais chama atenção é a possbilidade de ver o exterior do avião. Mas não é como uma visão de raio-x. Ele reproduz imagens ao vivo de várias câmeras ao redor da aeronave no visor. O piloto que realiza testes da F-35, Al Norman, conta que é como a pessoa visse o mundo da mesma maneira que o jato. “Quando o capacete está alinhado com os olhos do piloto, é como se ele entrasse no mundo.”
Outras funções do capacete são: redução do barulho, visão noturna digital, revestimento personalizado para ser mais confortável, gravação de vídeos e captura de fotos.