“A França tem por volta de 1,2 mil queijos produzidos por cerca de 300 fabricantes – muitos deles pequenos e regionais”, calcula Charles Duque, direto-geral do French Cheese Board – La Maison Du Fromage e membro do CNIEL (Centre National Interprofessionnel de l’Économie Laitièreou, o Centro Nacional da Economia Leiteira). Com a redução do consumo de queijo entre os franceses, a terra do Brie, do Camembert, do Emmental, dentre tantas outras iguarias, tem voltado seu apetite para mercados internacionais como o Brasil. Isso levou a entidade que representa os fabricantes de queijos, manteigas e derivados do leite a apostar na abertura de uma pop-up store de queijos franceses no Shopping Pátio Higienópolis (SP), em parceria com o Emporium Dinis. O projeto funciona por apenas dois dias – ontem e hoje (sábado) – e a loja temporária está vendendo dezenas de queijos franceses, com preços entre R$ 10 e R$ 200 e descontos de até 30%.
Em paralelo, o projeto também realiza, no mesmo centro de compras, a exposição Les Filles à Fromages – As Francesas e Seus Queijos, do fotógrafo Thomas Laisné, e com personalidades francesas como a jornalista Elizabeth Tchoungui, as atrizes Delphine McCarty, Julie Boulanger e a ex-Miss França Alexandra Rosenfeld. A mostra, que já esteve em cartaz em Paris, ganhou muitos elogios dada a combinação da linguagem do mundo fashion com o queijeiro. O resultado é muito divertido.
Françoise Terzian